Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Sign in to follow this  
RobôAutoforum

[4r]Teste: Mercedes-AMG C 63 S E Performance pecou pelo excesso ao se livrar do V8

Recommended Posts

Quando os Mercedes-AMG A 45 e CLA 45 AMG receberam o motor quatro-cilindros 2.0 mais potente do mundo até então, com 421 cv e 51 kgfm, só houve comemorações. Com a pressão por redução de emissões, a Mercedes-AMG resolveu se superar e criar o C 63 mais potente da história, otimizando o mesmo motor com uma tecnologia da Fórmula 1: o turbocompressor elétrico, melhor solução para vencer o turbo lag na atualidade.

Há um motor com apenas 4 cm capaz de girar a até 150.000 rpm para acionar o eixo do turbocompressor antes que o fluxo de gases de escape assuma a função, aproveitando o circuito elétrico de 400 V do novo sistema híbrido plug-in, outra inovação no sedã esportivo. Nessa, o turbo consegue gerar até 2,6 bar de pressão e o motor 2.0 chega aos 476 cv (mesma potência do antigo C 63 V8) e 55,6 kgfm da forma como sai de fábrica.

mercedes-amg c 63 s E PerformanceDiscreto, tem spoiler, quatro saídas de escape e saídas de ar no para-choque e nada maisFernando Pires/Quatro Rodas

O título de 2.0 mais potente agora é deste sedã, que custa a partir de R$ 914.900, no Brasil. Se a intenção era surpreender com uma tecnologia sem precedentes, os clientes fiéis do C 63, que prezavam pelos motores V8, não se comoveram. Nem mesmo o fato de um motor elétrico de 204 cv ajudar a chegar aos 680 cv e 104 kgfm máximos os encantou. O reflexo dessa indiferença está nas vendas abaixo do esperado, na Europa.

Compartilhe essa matéria via:

Os clientes não estão completamente errados, porque o ronco efusivo ficou no passado. Andando forte em algum dos modos esportivos, o que se escuta dentro deste C 63 S híbrido é o som do escape amplificado pelo sistema de som, com direito a “emboladas” roucas nas trocas de marcha.

Do lado de fora, há alto-falantes tanto para emitir ruído quando está em modo elétrico quanto para reforçar o barulho dos quatro cilindros. É preciso se deixar enganar e curtir como o carro explora os outros sentidos.

Continua após a publicidade
Mercedes-AMG C 63 S E PerformanceAs rodas aro 20” trazem calotas aerodinâmicas nas suas bordasFernando Pires/Quatro Rodas

É um Mercedes-AMG híbrido, então todo o sistema elétrico é voltado para o desempenho. A bateria tem meros 6,1 kWh de capacidade, pois é pensada para carregar e descarregar rápido durante a condução. Ela fica sobre o eixo traseiro, rouba espaço do porta-malas e até recarrega na tomada, mas a 3,7 kW no máximo. A autonomia elétrica é de 13 km.

O desempenho depende da carga dessa bateria, então vale estar atento aos três níveis de regeneração ou ao modo que usa o motor a gasolina para recarregá-la. Com a carga em um bom nível e o modo Sport+ (que aumenta até a rotação de marcha lenta) ativado, a arrancada do Mercedes-AMG C 63 S E Performance (este é seu confuso nome todo) é intensa.

Mesmo com o motor elétrico limitado a entregar até 80% da sua força, mostra resultado. No nosso teste, foi de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, uma melhora importante frente aos 4,8 s do C 63 S de 510 cv da geração anterior, testado em 2019.

mercedes-amg c 63 s E Performance<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Os tempos de retomada são ainda mais rápidos que os de um AMG GT, o esportivo de dois lugares da marca com o mesmo V8 de 510 cv. Tal evolução pode ser creditada à tração integral, inédita no C 63, que o faz manter a compostura nas acelerações sem que os pneus traseiros destracionem – a não ser que o modo Drift esteja ativado.

Este híbrido plug-in mantém o cardã atravessando o carro. Ele sai do câmbio Speedshift MCT de nove marchas (que usa um conjunto de embreagens úmidas, em vez de conversor de torque) e vai até o diferencial traseiro, que tem deslizamento limitado e é onde está montado o motor elétrico.

Em condições normais, o motor elétrico gera 95 cv contínuos e tem duas marchas para multiplicar sua força. O uso da potência máxima é um momento raro: o C 63 precisa estar em modo Race e com carga suficiente para, então, o motorista pressionar o acelerador para fazer kick-down, e uma contagem regressiva aparecer no quadro de instrumentos mostrando os segundos de reforço elétrico. É um impulso de 10 segundos para baixar o tempo de volta.

mercedes-amg c 63 s E PerformanceNão é plástico: a fibra de carbono rouba a atenção na cabine do C 63 SFernando Pires/Quatro Rodas

Dois motores, dois câmbios, um cardã, uma bateria e oito modos de condução fazem o C 63 S de última geração parecer complexo, mas dá para tentar abstrair tudo isso no uso. É difícil, porque os seletores de modos de condução, com minitelas coloridas, são iluminados e ficam no volante te instigando.

Continua após a publicidade

A firmeza da suspensão, o peso da direção e a pronta resposta do acelerador se limitam aos modos esportivos. Esta nova geração consegue ficar mais gentil para o uso diário caso o motorista queira, com comandos mais leves, suspensão mais confortável (firme, em vez de dura) e com o esterçamento das rodas traseiras (em até 2,5o) ajudando nas manobras, em vez de garantir um contorno de curvas mais rápido. A direção, porém, sempre será extremamente rápida: dá 1,7 volta de batente a batente.

mercedes-amg c 63 s E PerformanceQuadro de instrumentos tem 12,3” e seletores giratórios abrigam pequenas telasFernando Pires/Quatro Rodasmercedes-amg c 63 s E Performance<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Aliás, o C 63 S E Performance consegue até ficar mais econômico no uso urbano. Em nosso teste, o esportivo garantiu médias de 10,9 km/l na cidade, uma boa evolução frente aos 7,7 km/l do modelo antigo. Mas faz 10,2 km/l na estrada, onde o antigo V8 fazia 12,3 km/l. Culpa do peso, de 2.165 kg – 465 kg a mais que o V8.

O que torna a cabine do C 63 S mais especial que a dos Classe C convencionais é o mesmo material que se destaca do lado de fora: a fibra de carbono. Ela é vista nas saias laterais e no spoiler sobre o porta-malas, e toma toda a área central do painel, por trás da tela de 11,9 polegadas.

Continua após a publicidade
mercedes-amg c 63 s E PerformanceBancos dianteiros apoiam bem o corpo. Túnel do cardã rouba espaço das pernasFernando Pires/Quatro Rodasmercedes-amg c 63 s E Performance<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

O tamanho das telas e o destaque que a Mercedes vem dando a elas e à iluminação ambiente (com 64 cores) podem ser de gosto duvidoso, mas parece que isso colocou a qualidade dos materiais de acabamento em segundo plano. Parte da forração das portas parecia não estar bem presa. Um detalhe que ficou em segundo plano foi o relógio analógico IWC que adornava o meio do painel e hoje é exibido como mero descanso de tela.

Talvez o que tenha afastado o C 63 S E Performance dos mais puristas seja o fato de ter abraçado tantas tecnologias tão rápido. A interface eletrônica da cabine permite uma rápida adaptação, e os sistemas elétricos combinados ao motor estão ali em prol do desempenho. O resultado é um carro muito mais rápido, agradável e versátil do que parece, porém mais silencioso do que deveria ser.

mercedes-amg c 63 s E PerformanceA bateria rouba espaço do porta-malas, que acomoda parcos 280 l de bagagemFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Veredicto Quatro Rodas

O AMG C 63 S só não é melhor porque o ganho de potência veio com muito peso e resultou no porta-malas de hatches. Mas é um absurdo o que faz com um 2.0.

Ficha Técnica – Mercedes-AMG C 63 S E Performance

Motor: gasolina, quatro cil., longit. turbo, inj. direta, 1.991 cm³, 476 cv a 6.750 rpm, 55,6 kgfm a 5.250 rpm; elétrico, traseiro, 204 cv, 32,5 kgfm
Bateria: 6,1 kWh
Câmbio:
9 marchas, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: braços sobrepostos (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 265/35 R20 (diant.) e 275/35 R20 (tras.)
Dimensões: compr., 484,2 cm; largura, 203,3 cm; alt., 145,8 cm; entre-eixos, 287,5 cm; peso, 2.165 kg; porta-malas,
280 litros; tanque de combustível, 60 litros

Teste Quatro Rodas – Mercedes-AMG C 63 S E Performance

Aceleração
0 a 100 km/h 3,5 s
0 a 1.000 m 21,4 s / 243,5 km/h
Velocidade máxima 280 km/h*
Retomadas
D 40 a 80 km/h 1,6 s
D 60 a 100 km/h 2,1 s
D 80 a 120 km/h 2,7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 12,8/22,5/50 m
Consumo
Urbano 10,9 km/l
Rodoviário 10,2 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 45,3/66,5 dBA
80/120 km/h 59,9/65,3 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 94 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 1.700 rpm
Volante 1,7 voltas
SEU Bolso
Preço básico R$914.900
Garantia 3 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 25 °C; umid. relat., 86%; press., 757 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas

Publicidade

View the full article

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...