Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Sign in to follow this  
RobôAutoforum

[4r]Uso de fibra de carbono em carros pode ser proibido na Europa

Recommended Posts

A União Europeia considera proibir o uso de fibra de carbono em veículos a partir de 2029. Há um entendimento de que o material, usado pela indústria especialmente para redução de peso, é perigoso devido a riscos ambientais e à saúde humana. A medida está em fase de discussão e faz parte de uma revisão da Diretiva de Veículos em Fim de Vida, que visa tornar os processos de reciclagem e descarte de carros mais sustentáveis.

A fibra de carbono é mais leve que o alumínio e mais resistente que o aço, características que a tornam popular também nos setores aeroespacial e de energia eólica. No entanto, o processo de descarte preocupa autoridades europeias. A fibra geralmente é ligada a resinas. Quando queimada ou fragmentada, ela libera filamentos microscópicos que podem causar curtos-circuitos em equipamentos de reciclagem e irritação em humanos, caso entrem em contato com a pele ou mucosas.

Rodas de fibra de carbono do Porsche 911 Turbo Exclusive SeriesConjunto de fibra será exclusivo do novo Porsche 911 Turbo S Exclusive SeriesDivulgação/Porsche

Impacto na indústria

Apenas no setor automotivo, a fibra de carbono representa entre 10% e 20% das aplicações, segundo dados da consultoria Nikkei Asia. A demanda tende a crescer, especialmente com a expansão de veículos elétricos, que dependem de materiais leves para compensar o peso das baterias. As empresas japonesas Toray Industries, Teijin e Mitsubishi Chemical controlam 54% do mercado global de fibra de carbono. A Europa responde por 50% da receita automotiva da Toray, tornando a empresa vulnerável à proibição.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A proposta enfrenta forte oposição de fabricantes, que questionam a viabilidade de substituir a fibra de carbono em prazos curtos.

Algumas soluções de materiais seriam o grafeno e o kevlar, que já são usados pela indústria na concepção de componentes específicos. Materiais híbridos, como ligas de alumínio de alta resistência e aços ultra-leves, são alternativas em estudo para reduzir o peso de veículos sem comprometer a segurança.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

A regulamentação ainda pode ser modificada durante negociações entre o Parlamento Europeu e os 27 Estados-membros.

Alguns materiais considerados nocivos para a saúde humano e o meio-ambiente já são proibidos na indústria pela União Europeia. É o caso da fibra de vidro, além de metais pesados, como chumbo, mercúrio, cádmio e cromo hexavalente.

Publicidade

View the full article

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...