Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Sign in to follow this  
RobôAutoforum

[4r]Fora de linha no Brasil, Sandero é o carro mais vendido da Europa pela primeira vez

Recommended Posts

Aposentado no Brasil e sucesso na Europa. O Dacia Sandero é oficialmente o carro mais vendido do Velho Continente e por muito. No ano passado, segundo informações da Jato Dynamics, o hatch superou o segundo colocado em mais de 50.000 unidades.

Ao todo, o Sandero emplacou 268.101 unidades, enquanto o segundo colocado, Renault Clio, registrou 216.371 vendas. Quem fecha o pódio é outro hatch: o Volkswagen Golf, com 215.715 unidades vendidas.

Na Europa, o Sandero vive sua terceira geração. Aqui no Brasil, ele viveu com até 2023, ainda na segunda geração, quando foi retirado de linha. A Renault manteve a família Sandero ativa até o início deste ano, mas optou por cancelar a produção do Stepway também.

É a primeira vez que o modelo da Dacia consegue o título de carro mais vendido da Europa. Em 2023, ele ficou no quase, sendo superado apenas pelo Tesla Model Y. Aliás, o SUV elétrico não conseguiu desempenhar tão bem em 2024, tendo uma queda de 17% em duas vendas, terminando o ano na quarta colocação com 209.214 emplacamentos.

Renault ClioRenault Clio foi o segundo colocado, garantindo uma dobradinha do Grupo RenaultDivulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

E por falar em elétricos, o segmento teve uma leve queda na participação de mercado de 2023 para 2024, indo de 15,7% para 15,3%. Mas não foram só eles, os híbridos plug-in também caíram de 7,7% para 7,3%. Já os híbridos convencionais foram os únicos eletrificados que cresceram, subindo de 9,9% para 11,8%.

Compartilhe essa matéria via:

De acordo com a Jato, a queda dos elétricos se dá pelo fim dos incentivos dos países europeus, além do seu alto custo. Porém, a tendência é que eles voltem a subir em 2025, quando teremos lançamentos de modelos mais baratos, como o Renault 5 E-Tech e o Fiat Grande Panda.

Continua após a publicidade
Novo Golf PHEVVolkswagen Golf fecha o top 3Divulgação/Volkswagen

Houve crescimento entre os carros movidos a gasolina, que aumentaram sua participação de 47,9% para 48,4%. Já os modelos a diesel seguem em queda, e representam 14,2% do mercado europeu, uma queda de 1,7% em relação a 2023.

Assim como no Brasil, os SUVs também são a preferência do europeu. Dos 50 carros mais vendidos, 27 eram SUVs. Os utilitários fecharam o ano com uma participação recorde de 54% (ou seja, 6,92 milhões de carros), um aumento de 4% em comparação com 2023.

Continua após a publicidade
2025-Tesla-Model-Y-Juniper-1-2048x1152Model Y teve boa queda nas vendas, mas conseguiu fechar 2024 como o elétrico mais vendido e o quarto no ranking geral da EuropaDivulgação/Tesla

Quem também cresceu em participação foram superminis. Em 2024 foram 2 milhões de unidades vendidas dessa categoria, correspondendo a 15,5% do mercado (aumento de 1,3%). Sedãs e hatches tiveram quedas de 3,3% e 1,1%, respectivamente, e fecharam 2024 com participações de 6% e 13,9%, nessa mesma ordem.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

Entre as montadoras, o título ficou com a Volkswagen, com 1.354.966 unidades. A Toyota foi a segunda com 916.522 emplacamentos. Fechando o top 3 temos a BMW, que vendeu 770.249 carros em 2024.

50 carros mais vendidos na Europa em 2024

50 carros mais vendidos na Europa<span class="hidden">–</span>Jato Dynamics/Reprodução
Publicidade

View the full article

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...