Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Sign in to follow this  
RobôAutoforum

[4r]Greve do Ibama prejudica mercado de importação de veículos em 2023

Recommended Posts

Em São Paulo, os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus totalizaram 187.700 unidades em março, apresentando um recuo de 6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme dados do Renavam obtidos pela Agência AutoData. No período correspondente do ano passado, foram licenciados 199.000 veículos.

A atual situação indica que a greve dos servidores do Ibama tem contribuído para o declínio nas vendas. A paralisação tem retardado a liberação de veículos importados, interrompendo uma sequência de seis meses de crescimento nas vendas em relação ao ano anterior. A falta de liberação, especialmente de veículos chineses, que têm mostrado bom desempenho dentro do mercado brasileiro, é apontada como uma das razões para essa queda.

importação<span class="hidden">–</span>Carl Court/Getty Images

A greve também afeta modelos de fabricantes como Stellantis, Volkswagen e Toyota que estão enfrentando atrasos nos portos. A paralisação prejudica todo o processo de importação, afetando desde a liberação dos veículos até o processo de emplacamento nas concessionárias.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Apesar das dificuldades enfrentadas na importação, os números de venda de março, mesmo com a queda de 6%, não podem ser considerados negativos. Em comparação com fevereiro, que registrou 165.200 unidades licenciadas, as vendas de março aumentaram 13,3%. A média diária de vendas também apresentou um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 9.400 unidades por dia. No primeiro trimestre, as vendas apresentaram um crescimento de 9,1%, totalizando 514.500 unidades, o melhor resultado para o período desde 2021.

O Ibama é responsável por conceder a licença ambiental, que é necessária para comprovar que o veículo atende às normas brasileiras. Desde janeiro, os servidores têm reivindicado aumento de salário, plano de carreira e melhores condições de trabalho. Embora não estejam completamente parados, eles têm organizado protestos e paralisado algumas atividades, o que tem contribuído para os atrasos no setor de importação.

Publicidade

View the full article

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...