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[4r]Os detalhes do carro elétrico da Xiaomi, que tem até raio laser

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Reconhecida por seus celulares, a Xiaomi também vende de garrafas térmicas inteligentes a robôs que aspiram a casa, além de… carros elétricos. A chinesa chegou com tudo no setor automotivo e apresentou o novo Xiaomi SU7, que já está na liderança em diferentes tecnologias.

O design passa longe de inovar, lembrando um misto de Porsche Taycan e BYD Seal. Mas o modelo chama atenção por detalhes como potência e autonomia: são até 673 cv – que o levam de 0 a 100 km/h em meros 2,8 s – e 101 kWh de armazenamento, que permitem rodar mais de 800 km com uma única carga.

Xiaomi SU7

Isso é mérito do arranjo cell-to-body (CTB), que altera a hierarquia das baterias do carro elétrico. Normalmente, cada célula (literalmente uma pilha) é agrupada em módulos maiores que formam o pacote. Esse desenho permite, por exemplo, a substituição de partes defeituosas sem a troca da bateria toda, mas muito espaço é roubado por estruturas que envolvem as células.

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Os detalhes do carro elétrico da Xiaomi, que tem até raio laser<span class="hidden">–</span>Xiaomi/Divulgação

No caso do SU7, as células são instaladas direto no chassi, feito pela prensa de 1.000 toneladas que elimina 840 pontos de solda e cria uma peça bem mais resistente. Além disso, a própria bateria ajuda na rigidez torcional do carro, com materiais elásticos substituindo o aço na proteção contra impactos físicos.

Os detalhes do carro elétrico da Xiaomi, que tem até raio laser<span class="hidden">–</span>Xiaomi/Divulgação

Assim, cabem 25% mais baterias no mesmo espaço, e a Xiaomi já prevê autonomia de 1.200 km em modelos maiores. Esse arranjo também favorece o arrefecimento, que, com uso de água e aerogel – material ultraleve desenvolvido para astronautas – evita o superaquecimento das células. É um detalhe vital para que o carregamento ultrarrápido possa acrescentar 390 km de alcance em 10 minutos (ou 510 km em 15 min).

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Dos celulares aos carros

Para estrear bem, Xiaomi fez com que o SU7 inovasse não apenas nas baterias, mas em outros aspectos tecnológicos.

27.200 RPM

Os detalhes do carro elétrico da Xiaomi, que tem até raio laser<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Cada um dos três motores do SU7 é feito de aço elétrico, cuja liga amplifica o campo magnético. Isso ajuda na rotação recorde de 27.200 rpm do propulsor, que corrige sua tendência de superaquecimento com arrefecimento especial com serpentinas de óleo e consegue entregar mais torque mais rápido.

Grudado

Os detalhes do carro elétrico da Xiaomi, que tem até raio laser<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

A Xiaomi estreou uma prensa de 1.050 toneladas e área de apartamento triplex que faz até 9 milhões de quilos de pressão. Com ela, o SU7 é moldado juntando 72 partes da carroceria em uma só, aumentando a rigidez e o ritmo de produção e diminuindo o peso. A liga utilizada foi feita após um supercomputador testar 10 milhões de combinações para o aço.

Maestro

Os detalhes do carro elétrico da Xiaomi, que tem até raio laser<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Da central multimídia, é possível controlar objetos caseiros da Xiaomi, como lâmpadas e aspiradores de pó. Na segunda fileira, há telas para os passageiros que podem dar lugar a tablets, que também são sincronizados ao display no painel.

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Visão apurada

Os detalhes do carro elétrico da Xiaomi, que tem até raio laser<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Raios laser, 11 câmeras e 15 radares. Essa é a combinação que alimenta a condução autônoma capaz de gerar um mapa 3D ao seu redor com precisão de 10 cm. Um algoritmo elimina chuva e neve das imagens, e contribui para detecção de objetos entre 5 cm e 250 m do carro, que traz piloto automático melhor que o dos Tesla.

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