Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Sign in to follow this  
RobôAutoforum

[4r]Europa quer ter carros elétricos baratos inspirados em kei cars japoneses

Recommended Posts

A Europa também deseja criar regras específicas para minicarros, uma inspiração que vem dos kei cars japoneses. A ideia partiu da ACEA, a associação de fabricantes automotivos européia, que deseja enquadrar os minicarros em uma categoria mais vantajosa de legislação.

É necessário explicar o que é um kei car. Também chamados de keijidosha, ou carros leves, os modelos têm limitações de tamanho e motorização. A categoria inclui veículos de até 3,4 metros de comprimento – 28 centímetros a menos que um Renault Kwid -, motorização de até 660 cm3 e 64 cv de potência

Com impostos inferiores e, em alguns lugares, menores restrições aos lugares em que podem ser estacionados, os carrinhos se tornaram símbolos do mercado automotivo japonês. No entanto, os incentivos fiscais começaram a diminuir nos últimos dez anos. 

Europa quer ter carros elétricos baratos inspirados em kei cars japonesesToyota Pixis Van é um pequeno carro de trabalho elétricoDivulgação/Toyota

O pleito da ACEA busca suavizar as regras automotivas cada vez mais rígidas dos mercados europeus. Luca de Meo, CEO do grupo Renault e presidente da associação, apresentou um manifesto que busca criar essa nova categoria de automóveis, uma classe que sofreria menos com as restrições de circulação e estacionamento, por exemplo. 

Ao contrário dos japoneses, o foco é a eletrificação. Os pequenos veículos elétricos também teriam incentivos fiscais e pagariam tarifas menores nos pedágios.

Compartilhe essa matéria via:

“Quando você consegue atender certas necessidades específicas como a mobilidade urbana, você tem uma especificação técnica que permite uma bateria muito menor. Você não precisa de 50 ou 60 kWh de bateria, porque isso eleva o preço de um carro elétrico. Porque, quando você olha o uso desses produtos, o que podemos propor é atender exatamente o usuário da coisa, mas sem o custo de um carro que deve fazer tudo”, diz Luca de Meo, que ressalta que aumentar o peso e dimensões dos automóveis apenas eleva o preço deles.  

Continua após a publicidade
Europa quer ter carros elétricos baratos inspirados em kei cars japonesesNissan Sakura EVDivulgação/Nissan

O executivo ainda lembra que a média de rodagem de um típico motorista europeu é de apenas 30 km por dia, com velocidade média de 26 km/h. “Você não precisa de uma bateria de 100 kWh, o que é, aliás, é meio que um desastre ecológico”.

“Quando olhamos para mercados como o Japão, 40% dos carros são kei cars. Não é porque o Japão é um mercado pobre, é porque eles reconhecem que, em grandes cidades, é melhor dirigir carros pequenos porque eles ocupam muito menos espaço. Assim, eles podem ser mais baratos, pois, se você não vai fazer 130 km/h em rodovias, você não precisa de baterias maiores”, analisa o executivo e chefe da associação. 

Continua após a publicidade

A necessidade de incentivos é um ponto importante. Luca de Meo lembra que os segmentos de carros menores deixaram de ser lucrativos, uma vez que eles tiveram que transformar tais modelos em “árvores de Natal”, tirando a competitividade deles e entregando mais do que o consumidor precisa em um carro pequeno. Oferecer incentivos para veículos menores e mais leves poderia ser uma maneira de recuperar a competitividade dos automóveis de acesso.

Publicidade

View the full article

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...