Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Sign in to follow this  
RobôAutoforum

[4r]Renault anuncia SUV nacional inédito de olho em Compass e Corolla Cross

Recommended Posts

A indústria automotiva nacional segue recuperando fôlego, e agora foi a Renault quem anunciou investimentos e novidades importantes para o Brasil. Justo quando comemora 25 anos da sua fábrica no Paraná, a francesa confirmou que produzirá, nesse complexo industrial, um carro inédito para um dos segmentos mais quentes do mercado.

Aproveitando a visita do Presidente em exercício, Geraldo Alckmin, a Renault revelou que o Kardian terá um irmão mais velho, feito sobre a mesma plataforma do utilitário compacto apresentado há algumas semanas.

Seu nome ainda não foi definido, mas o carro inédito será um SUV médio que baterá de frente com os líderes Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, entre vários outros. O investimento na sua criação gira em torno de R$ 2 bilhões, e é adequado apostar que o modelo estreia em 2025.

Renault anuncia SUV nacional inédito de olho em Compass e Corolla CrossComplexo da Renault em São José dos Pinhais, Santa CatarinaDivulgação/Renault

Apuramos que, seguindo a moda, esse novo utilitário deve ser um SUV cupê. Considerando a identidade visual que a marca vem adotando globalmente, podemos esperar algo com dimensões parecidas à de um Renault Austral (4,51 m de comprimento) e traseira inspirada no Rafale, que ilustra essa reportagem.

Flex, e talvez híbrido

Mas serão carros diferentes: ao contrário de Jeep e Toyota, que nacionalizaram a produção de seus SUVs médios, a francesa não trará o Austral para nosso país, ainda que ele venha sendo testado nas ruas brasileiras.

Continua após a publicidade

Segundo Luiz Fernando Pedrucci, CEO da marca na América Latina, a ideia é criar um produto sob medida para mercados como o Brasil. Na prática, isso significa produtos mais simples mas que, como visto no Kardian, ainda apresentam bons níveis de equipamento e segurança.

Renault anuncia SUV nacional inédito de olho em Compass e Corolla CrossNovo SUV médio da Renault terá dimensões semelhantes ao do Austral, mas não serão o mesmo carroDivulgação/Renault

É a plataforma RMP mostrando sua função novamente: ela é uma evolução da CMF-B LS, que, por sua vez, era uma simplificação da CMF-B HS, voltada para o mercado europeu. 

Como a Renault já avisou, várias vezes, o foco é vender menos carros, mas vender modelos mais caros — lucrando mais ao produzir menos. E se a América Latina é o segundo maior mercado da Renault após o Velho Continente, esse meio termo entre simples e complexo parece ideal para elevar o preço médio dos carros e, ao mesmo tempo, manter a competitividade e volume atraente (já que “vender menos” não é “vender pouco”). 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

E é esse fator preço que também parece ter motivado as escolhas mecânicas do novo utilitário, que certamente será flex, mas só talvez será híbrido. Assim, espera-se que versões básicas tragam o motor 1.0 turbo estreado pelo Kardian, com 125 cv e 22,4 kgfm, enquanto as mais caras venham com 1.3 turbo da mesma família, girando em torno de 170 cv e 27,5 kgfm.

Renault Austral 2023

Esse é o 1.3 TCe, que já equipa Duster e Captur mas era importado da Espanha. Agora, o propulsor será feito no próprio complexo paranaense, num investimento adicional de R$ 100 milhões para essa nacionalização.

Continua após a publicidade

Se os ventos forem favoráveis, aí sim o SUV cupê poderá receber versões híbridas — e seria justamente essa possibilidade que explica os testes com o Austral no Brasil, já que o SUV médio dos europeus tem versões híbridas plenas e, inclusive, híbrida leve com o mesmo 1.3 que agora é paranaense.

Renault anuncia SUV nacional inédito de olho em Compass e Corolla Cross<span class="hidden">–</span>Divulgação/Renault

Jogo de cintura

Segundo Pedrucci, anunciar o investimento bilionário significa que “vencemos mais uma batalha. É uma vitória da América Latina dentre o resto do mundo e do Brasil dentre a América Latina”.

Continua após a publicidade

Questionado se as recentes decisões do Governo Federal influenciaram na escolha do Brasil para a injeção de dinheiro, o CEO foi delicado, mas sugeriu que sim. Um dos motivos seria a volta gradual dos impostos para carros elétricos, que tornou estratégico preparar a planta de São José dos Pinhais (PR) para essa tecnologia, daí também exportando-a para outros países.

Renault anuncia SUV nacional inédito de olho em Compass e Corolla CrossO conhecido 1.3 TCe que equipa o Duster e a picape Oroch também será usado nesse novo SUV, a diferença é que sua produção será nacionalDivulgação/Renault

“Somos apaixonados pela competição, mas desde que ela seja justa”, afirmou, fazendo referência direta à Reforma Tributária que estendeu isenções que beneficiam Stellantis e BYD, principalmente. “Mas aí cabe ao Ricardo Gondo lidar com isso”, completou o executivo, jogando a batata quente para o CEO da sucursal brasileira.

Publicidade

View the full article

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...