Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Felipe`Bomba

Band Pass 4º ordem em G3

Recommended Posts

Ae galera...vejo ai que o pessoal só utiliza Band Pass em carros que tem porta malas individual.

Estou afim de ganhar SPL e subgrave usando apenas um RFP 2412 XLC, que hoje está numa dutada de 60 L e duto de 26 cm.

Será que com uma Band Pass consigo issu?

Pela simulacao que fiz no Winsd os ganhos sao enormes,tanto em SPL quanto em Sub grave,mas sera que na pratica vai ser o mesmo num G3?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na pratica só compensa se for num sedan. no trio o pessoal usa pq nao da pra colocar todos os falantes na parede, entao entra por questao de espaço.

 

num hacth é melhor a dutada mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
na pratica só compensa se for num sedan. no trio o pessoal usa pq nao da pra colocar todos os falantes na parede, entao entra por questao de espaço.

 

num hacth é melhor a dutada mesmo.

Pq nao compensa? por causa do espaço ocupado?

Quanto a issu, posso usar o porta malas todo!

Pq na pratica nao funciona, pois no grafico foi absurdamente superior, rendeu +5 dB que a dutada e desceu muito mais.

Estou questionando pois fiquei empolgado com o grafico, e acho que nao vou sossegar enquanto nao testar essa caixa. ehhhe

 

OBS: o tamanho que simulei foi de 70L numa camara e 35L na outra, e o duto foi 0(zero) de comprimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, que simulações vc anda fazendo ai? :pirou:

 

Não tem como colocar duto "0" no WinISD, a não ser que vc colocou a sintonia em 0 e pensou que tinha colocado comprimento. Para o comprimento do duto ser realmente zero vc tem que sintonizar ele na casa dos KHz!

 

Caixa band-pass desce mais do que a dutada na simulação? Só ser for a sua dutada contra a band-pass que o programa cria. Da uma olhada na simulação que eu fiz. Se quiser realmente ter um ganho maior faça a dutada que o programa recomenda, mas não sei como vai retirar 213L do porta-malas do GOL! :blink:

 

A unica desvantagem da dutada sobre as outras é o delay, mas para SPL isso não interessa! ;)

 

box8xa.th.jpg

 

Amarela - Dutada criada pelo programa:

213L

Duto sintonizado em 23,44Hz: 2 dutos de 3" com 17,4 cm cada

pico de 0dB e f3 = 21,39Hz

 

Verde - Sua dutada.

pico de 1,58dB em 65,54Hz e f3 = 36,27Hz

 

Azul - Band-pass de 4º ordem criada pelo programa:

Câmara frontal: 54,2L

Câmara traseira: 98,8

Duto sintonizado em 41,67Hz: 2 dutos de 3" com 23 cm cada

pico de 0dB e f3 = 25,65Hz

 

Vermelho - Band-pass de 4º ordem criada por vc:

Câmara frontal: 70L

Câmara traseira: 30L

Duto sintonizado em 41,67Hz (esse sintonia foi eu que coloquei): 2 dutos de 3" com 16,5 cm cada

pico de 6,25dB em 36Hz e f3 = 29,40Hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae galera...vejo ai que o pessoal só utiliza Band Pass em carros que tem porta malas individual.

Estou afim de ganhar SPL e subgrave usando apenas um RFP 2412 XLC, que hoje está numa dutada de 60 L e duto de 26 cm.

Será que com uma Band Pass consigo issu?

Pela simulacao que fiz no Winsd os ganhos sao enormes,tanto em SPL quanto em Sub grave,mas sera que na pratica vai ser o mesmo num G3?

faz uma BP4 de 40 + 40 e bota um duto de 10x12cm

F3 em 31hz, e ganho de 2,7dbs em 43hz....

se for pra SPL, acho deve de ficar bem legal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae galera...vejo ai que o pessoal só utiliza Band Pass em carros que tem porta malas individual.

Estou afim de ganhar SPL e subgrave usando apenas um RFP 2412 XLC, que hoje está numa dutada de 60 L e duto de 26 cm.

Será que com uma Band Pass consigo issu?

Pela simulacao que fiz no Winsd os ganhos sao enormes,tanto em SPL quanto em Sub grave,mas sera que na pratica vai ser o mesmo num G3?

na boa mesmo cara.....não rola BP em carros hatch

 

quando entrei aqui no forum tinha essa mesma duvida , achava que daria.......resultado:

.......fiz a caixa e ela ficou enorme , e nem valeu tanto esforço assim.......acabei voltando para a dutada mesmo.....! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Putz, que simulações vc anda fazendo ai? :pirou:

 

Não tem como colocar duto "0" no WinISD, a não ser que vc colocou a sintonia em 0 e pensou que tinha colocado comprimento. Para o comprimento do duto ser realmente zero vc tem que sintonizar ele na casa dos KHz!

 

Caixa band-pass desce mais do que a dutada na simulação? Só ser for a sua dutada contra a band-pass que o programa cria. Da uma olhada na simulação que eu fiz. Se quiser realmente ter um ganho maior faça a dutada que o programa recomenda, mas não sei como vai retirar 213L do porta-malas do GOL! :blink:

 

A unica desvantagem da dutada sobre as outras é o delay, mas para SPL isso não interessa! ;)

 

box8xa.th.jpg

 

Amarela - Dutada criada pelo programa:

213L

Duto sintonizado em 23,44Hz: 2 dutos de 3" com 17,4 cm cada

pico de 0dB e f3 = 21,39Hz

 

Verde - Sua dutada.

pico de 1,58dB em 65,54Hz e f3 = 36,27Hz

 

Azul - Band-pass de 4º ordem criada pelo programa:

Câmara frontal: 54,2L

Câmara traseira: 98,8

Duto sintonizado em 41,67Hz: 2 dutos de 3" com 23 cm cada

pico de 0dB e f3 = 25,65Hz

 

Vermelho - Band-pass de 4º ordem criada por vc:

Câmara frontal: 70L

Câmara traseira: 30L

Duto sintonizado em 41,67Hz (esse sintonia foi eu que coloquei): 2 dutos de 3" com 16,5 cm cada

pico de 6,25dB em 36Hz e f3 = 29,40Hz

A BP que simulei sintonizei em 60 Hz, a sua vc sintonizou em 41,67 Hz, testa ai com 60 Hz, ai vai ver o comprimento do duto.Com camaras de 70 e 35L.

 

Nao sei postar imagem aqui, senao colocava pra vc ver.

Ou entao meu Winsd ta doidao, ou eu ne! hehehe. confere ai pra vc ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae galera...vejo ai que o pessoal só utiliza Band Pass em carros que tem porta malas individual.

Estou afim de ganhar SPL e subgrave usando apenas um RFP 2412 XLC, que hoje está numa dutada de 60 L e duto de 26 cm.

Será que com uma Band Pass consigo issu?

Pela simulacao que fiz no Winsd os ganhos sao enormes,tanto em SPL quanto em Sub grave,mas sera que na pratica vai ser o mesmo num G3?

faz uma BP4 de 40 + 40 e bota um duto de 10x12cm

F3 em 31hz, e ganho de 2,7dbs em 43hz....

se for pra SPL, acho deve de ficar bem legal!

Estou no trabalho..quando chegar em casa simulo essa sua caixa e a minha e se alguem me ensinar como postar coloco aqui pra gente discutir.

Se quiser simule ai... 70 e 35L sintonizada em 60 Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o user Supersônico já enclausurou seu e2k numa band-pass no seu GOLF!

 

resultado era maneiro para SQ, porém para SPL fica meio duvidoso o gosto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, não sei ainda de onde vc tirou esse duto = 0! Ta ai as simulaçõe:

 

3box6vx.th.jpg

 

Azul - Feito pelo programa, explicações de resultado no grafico do 4º post.

 

Amarelo - band-pass by Lucas Schneider:

Câmara frontal: 40L

Câmara traseira: 40L

Duto sintonizado em 56Hz: 2 dutos de 3" com 15,8 cm cada.

pico de 2,84dB em 45Hz e 70Hz, f3 = 31,80Hz

 

Verde - band-pass by FELIPE`BOMBA:

Câmara frontal: 70L

Câmara traseira: 35L

Duto sintonizado em 60Hz: 1 duto de 4" com 2 cm. (pra mim 2 é diferente de 0)

pico de 8,58dB em 62Hz :blink: e f3 = 34,78Hz

 

Eu ainda acho que a dutada que o programa projetou é a melhor, mas o phoda é o tamanho dela!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o user Supersônico já enclausurou seu e2k numa band-pass no seu GOLF!

 

resultado era maneiro para SQ, porém para SPL fica meio duvidoso o gosto...

bom luizinho...tanto dapra se fazer uma bandpass pra SQ ou SPL...

eu simulei ela pensando mais em SPL....pra SQ essa ai naum vira.....

 

depende muito do projeto.....

 

sabe qual era o projeto dessa do e2k?

 

bandpass tem resultados que podem ser MUITO mais variávei que uma bassreflex...tu tanto pode obter uma resposta bem plana pra SQ, como picos pra SPL...........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha, não sei ainda de onde vc tirou esse duto = 0! Ta ai as simulaçõe:

 

3box6vx.th.jpg

 

Azul - Feito pelo programa, explicações de resultado no grafico do 4º post.

 

Amarelo - band-pass by Lucas Schneider:

Câmara frontal: 40L

Câmara traseira: 40L

Duto sintonizado em 56Hz: 2 dutos de 3" com 15,8 cm cada.

pico de 2,84dB em 45Hz e 70Hz, f3 = 31,80Hz

 

Verde - band-pass by FELIPE`BOMBA:

Câmara frontal: 70L

Câmara traseira: 35L

Duto sintonizado em 60Hz: 1 duto de 4" com 2 cm. (pra mim 2 é diferente de 0)

pico de 8,58dB em 62Hz :blink: e f3 = 34,78Hz

 

Eu ainda acho que a dutada que o programa projetou é a melhor, mas o phoda é o tamanho dela!

Po kra...me desculpe...essa de duto=0 foi mancada minha...é que fiz uma aproximacao e eskeci de comentar...foi mal!!! eskece essa parada de duto zero entao.

 

Mas quanto a dutada feita pelo programa desce bastante, muito boa pra SQ, porem inviável o tamanho, e minha proposta nao é SQ.

 

Quero SPL, tanto é que coloquei o pico perto do q eu imagino que seja a freq de ressonancia do carro, e ainda desde legal.

 

Entao descartando a banheira dutada de 213L, fica:

 

BP de 70-35L. (Minha)

 

a dutada de 60L .(atual)

 

BP 40-40L. (Schneider)

 

 

Lembrando que estou usando LP em 80 Hz.

 

Ate 44 Hz a do Schneider se saiu melhor...porem acima dissu a minha deu 6 dB a mais que a dele.

 

Estou em duvida entra as duas BP!

Conselhor por favor!

Valeu pela galera que ta ajudando ai...Hellmind...etc...todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse para experimentar uma caixa nova eu montaria a que o Schneider propos. O pico muito grande gerado pela sua deve atrapalhar a reprodução de musicas, deve dar uma embolada legal. Se fosse para campeonato onde a frequencia é fixa já era um caso a se pensar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, essa embolado que vc quis dizer, tem algo a ver com o "Group Delay" do Winsd?

 

Pq se tiver..a do Schneider tem um pico no Group Delay maior que o da minha.

Caso eu esteja falando besteira, o que vem a ser esse Grouo Delay?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Delay é o atraso gerado pela caixa no som, seria o tempo que a caixa recebe o sinal do amplificador e reproduz. Delay não esta relacionado diretamente com embolar ou não embolar (claro que uma caixa que embola muito pode estar com o delay alto). O embolamento pode ser causado por uma caixa muito grande ou um sub que excursiona demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Delay é o atraso gerado pela caixa no som, seria o tempo que a caixa recebe o sinal do amplificador e reproduz. Delay não esta relacionado diretamente com embolar ou não embolar (claro que uma caixa que embola muito pode estar com o delay alto). O embolamento pode ser causado por uma caixa muito grande ou um sub que excursiona demais.

A sim...agora entendi.

Po kra...valeu pelas dicas ae, me ajudou muito!!!

A BP do Scnheider vai me dar um pouco mais de sub grave em relacao a dutada, ja é um ganho considerável, um ganho do 3 dB na faixa de 40 Hz espero que seja o mesmo na pratica.

 

Quem sabe ate nao faco uma do modelo da minha pra testar...dai a que me satisfazer melhor eu fico, talvez ela nao embole tanto, issu ai so vamos saber testando ne.

 

Acho q a partir dai é so testando mesmo pra saber como vai tocar e qual encaixa melhor no que eu quero.

 

Valeu pela atencao kra!!! abraco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom,pra nao abrir outro topico..duas perguntas que faltou pra finalizar o projeto:

 

Qual formato devo fazer a caixa? cúbica ou trapezoidal?

apesar de que nunca vi uma BP trapezoidal, mas pensei nas ondas estacionarias.

 

E pra onde devo por o duto,pra cima ou de encontro ao banco traseiro?(mantendo uma certa distancia.

 

Esta semana farei a caixa e posto o resultado!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom,pra nao abrir outro topico..duas perguntas que faltou pra finalizar o projeto:

 

Qual formato devo fazer a caixa? cúbica ou trapezoidal?

apesar de que nunca vi uma BP trapezoidal, mas pensei nas ondas estacionarias.

 

E pra onde devo por o duto,pra cima ou de encontro ao banco traseiro?(mantendo uma certa distancia.

 

Esta semana farei a caixa e posto o resultado!!!!

É melhor fazer trapezoidal mesmo!

 

O duto deve ficar virado pra cima, pois é dali que vai sair o som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, talvez vcs possam me esclarecer uma dúvida.

Comprei woofers da Tomahawk vc deve saber que são "caseiros",

no site ( http://fabio.decisa.com.br/tomahawk ) diz essas especificações:

 

Potência RMS: 800W

Impedância: 4Ohms

Fs(Hz) = 52

SPL (Db/W/m) = 96

Caixa Dutada = 70 Litros

Comprimento Duto = 22cm

Diâmetro Duto = 4"

Peso: 13,5 Kg +-

 

Qual o tipo de caixa seria melhor para esses woofers? Qual litragem, qts dutos tamanhos dos dutos? A minha meta é aquele pancadão de trincar os dentes, não importo de ser seco o grave,aliás quero um grave bem seco e forte, o importante é ser alto e forte.

 

Eu tava pensando em fazer uma tipo uma band pass, porém com um woofer virado 100% de frente pro outro, de uma forma qua vai ser uma caixa com 3 camaras separadas, tipo: 1 camara atrás de cada woofer e uma no meio em que eles se encontram batendo um de frente pro outro, entende?

 

Ps. Não sei usar esse tal programa Wi@#%¨!.

O que vc sugere, desde já obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom,pra nao abrir outro topico..duas perguntas que faltou pra finalizar o projeto:

 

Qual formato devo fazer a caixa? cúbica ou trapezoidal?

apesar de que nunca vi uma BP trapezoidal, mas pensei nas ondas estacionarias.

 

E pra onde devo por o duto,pra cima ou de encontro ao banco traseiro?(mantendo uma certa distancia.

 

Esta semana farei a caixa e posto o resultado!!!!

É melhor fazer trapezoidal mesmo!

 

O duto deve ficar virado pra cima, pois é dali que vai sair o som.

Valeu kra!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não tiver um stereo que desca tao quanto o corte passa baixa da BP... você pode ficar desanimado.. faz uma faaaaaaaalta danada :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente nao tenho...

Há um buraco entre o sub e o stereo, mas esse buraco vai diminuir(na teoria) com a BP, pois meu LP é em 80 Hz e a BP vai a 80Hz com + 4,3dB e a dutada a +2,2dB.

 

Depois de fazer varias simulacoes aqui..percebi que a grande vantagem da BP é a versatilidade dela, com uma pequena regulagem no duto vc muda completamente as respostas da caixa,fazendo descer bastante ou botando o pico la em cima, porem o Delay fica muito grande,na pratica deve soar feio o grave!

 

Enquanto que a dutada vc nao pode mudar muita coisa depois de pronta, porem o Delay dela é bem menor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...