Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

AMBIENTE: Um P.A. na sala do meu apartamento!

Recommended Posts

Turma,

 

Moramos só minha mãe e eu em nosso apartamento. O meu som do quarto morreu (era um Aiwa stereo 200Wrms), e eu pensei em montar um som no meu quarto. Algo realmente forte e com qualidade! Mas aí fui andar pela casa e...

 

...vi que minha casa é diferente de todas: nem minha mãe nem eu estamos nem aí para móveis na sala! A gente nunca recebe visitas... então a gente cuida dos nossos quartos (que é onde passamos quase 100% do tempo), não da sala.

Isso significa dizer que a sala da minha casa não possui NADA! Mas nada MESMO, perguntem ao Dedé ou ao Rodrigo Carvalho... chega a ser estranho!

 

Então é uma sala que pode muito bem receber uma boa sonorização! Pensei em montar um sistema de som legal aqui em casa. Algo SHOW mesmo, digno! Com fortes subgraves, graves, médios, agudos... coisa fina! Nem que, pra isso, seja preciso arrumar um modo de pendurar as caixas no teto apontadas para determinados locais, como fazem em boates.

 

Não é pra ser um Home Theater não (deixarei isso pro meu quarto), é pra ser uma "mini-boate" mesmo. Nenhuma boate tem som SQ... não é? Mas têm uma sonorização MUITO BOA, muito forte (o "borracharia" aqui de Recife tem um grave tão forte que o meu passatempo é ficar indo ao banheiro dela, porque lá dá pra ouvir o teto da boate tremer), e com uma qualidade bem boa na maioria das vezes.

 

É esse meu objetivo.... já que o som do meu quarto já era, agora vou acavalar de vez NA SALA!

 

Mas a coisa tem que ser com uma qualidade muito legal, ao ponto de eu ouvir bem as músicas acústicas light (Laura Pausini, Everything But The Girl, Enya) e as dances mais fortes... ou seja, em volume baixo, tem que ser tão fiel quanto... entendem?

 

 

Vista de cima, essa é minha sala:

salaplanta1tv.jpg

* Fotos reais na página 6

 

Onde tem os traços amarelos dizendo 3.4 metros e 4.3 metros são duas paredes "fechando" a sala. Coloquei os traços para dar a entender isso.

O equipamento ficará na parede central (que é essa que tem o número 4.3 metros), virado para a extensão da sala (que é a varanda da nossa sala, mas a gente quebrou a divisão e fez dela uma extensão da sala).

 

 

 

Bem, pesquisando, pensei no seguinte sistema stereo (uma de cada lado):

 

* Duas caixas HB1805A1 para subgraves;

* Duas caixas D1505B1 para o restante.

 

Explicação:

HB1805A1 - A caixa modelo HB1805A1 é uma corneta dobrada que apresenta um excepcional desempenho na faixa de graves e subgraves, podendo ser utilizada com máxima eficiência de

40 a 100 Hz.

Utiliza um WPU1807 ou WPU1805.

 

D1505B1 - Esta caixa é o complemento necessário às caixas de

subgrave, normalmente usadas em discotecas, com o corte

entre 80 e 100 Hz. O falante de 15" vai reproduzir os graves

(80-100 Hz a 300 Hz), o falante WPU1206 será responsável

pela faixa de mid-bass (300 Hz a 1.200 Hz) enquanto o driver

D205TI atuará na faixa de médio-agudos (1.200 Hz em diante).

Utiliza 1 woofer WPU1505 ou 1507 / 1 mid-bass WPU1206 / 1 driver D205TI / 1 corneta HM17-25.

 

 

Seriam DUAS caixas de cada (duas HB e duas D), para fazer o STEREO (left e right). Está correto isso?

 

Meu medo é ficar algo MUITO forte e ficar impossível de se ouvir sem causar bagunça. Ou fazer eco!!!!! Sera que ficaria legal isso na minha sala?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um bom sistema 3 vias resolve, Sub + mid + driver Ti, se tiver vidraça perto fique ciente que rapidinho ela quebra, quase quebrei os vidros da janela do meu quarto com 1 pyramid 800 ligado em 2 revenge 12'', tocando umas musicas com muito grave

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagem explicativa de cada caixa (seriam duas de cada, para fazer um stereo):

 

 

* HB1805A1R

hb1805a1r9hq.jpg

 

 

* D1505B1

d1505b19xe.jpg

 

 

 

* IMAGEM DA SALA FINALIZADA:

salamontada3zd.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A pergunta de sempre! Quanto da para gastar? Quer fazer as caixas ou quer comprar elas prontas?

A resposta de sempre: eu faço as caixas :P!

 

Quanto ao esquema de gastar, acho que o preço é mais ou menos o de um trio automotivo, não? Nesse esquema que eu postei, por exemplo, seriam usados dois 18", dois 15", dois 12" e dois drivers. As caixas eu faço com o Dedé e o Vero.

 

O que encarece é a amplificação e pré-amplificação disso aí. ISSO supondo que essa idéia que eu tive dessas duas caixas prestem... isso é uma idéia minha, não sei se é coisa demais, se vai prestar, se não vai, se é forçar a barra, se falta faixa de frequencia... sei de nada =/

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA: Não entendo NADA de amplificação residencial!... =/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É aquele esquema: GASTAR a gente gasta, contanto que fique bala! Se eu conseguir nesse sistema uma resposta "fiel" das coisas... que dê pra curtir um som bom tanto em baixo quanto em alto volume.. a gente vai atrás dos equipamentos e vai gastando ao longo do tempo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bilau ve meu topico :rolleyes: e faz um assim, o mais caro é a fonte, os amps vc já possui assim como o player Gambiarras Rulez

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bilau ve meu topico :rolleyes: e faz um assim, o mais caro é a fonte, os amps vc já possui assim como o player Gambiarras Rulez

Mas vai ser um sistema À PARTE do automotivo! Isso vai ficar na sala do meu apto mesmo, nem vou pensar em ficar tirando e botando coisa de carro... :P! Tem que ser definitivo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa Bilau, usar oversound de 18 polegadas num ambiente pequeno como esse é loucura, vai desmoronar o AP :o

 

Eu tenho uma sala bem maior que essa e fazendo testes com o meu Extreme de 12 como vc pode ver no meu avatar (a caixa esta debaixo da mesa do PC), era impossivel ficar la, dava um grave de tremer o chão e o teto. Pra vc ter uma ideia minha sala tem 5.5 metros de comprimento por 4m de largura. As panelas emcima do fogão da minha mãe andava por causa do grave.

 

No seu lugar eu usaria 1 ou 2 sub-woofers como um Extreme de 12 mesmo ou algum keybass e colocaria numa caixa band pass. Creio eu que SUBs NAR tbm iriam ficar show para som residencial, mas se vc quer pressão sonora o extreme vai ter garantir isso num ap.

 

Para os medio graves e agudos eu utilizaria CS50K em caixinhas seladas ou mesmo dutadas com resposta bem plana.

 

Para empurrar isso tudo eu correria atras de um bom receiver que controle sub. Ou então utilizaria uma potencia com 4 canais de 100W RMS para os CS-60K e compraria outra de 500W RMS para empurrar o sub e tbm compraria um CD-player e um pre-amplificador com equalizador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, sério? :o

 

Procurei, procurei, e só achei projetos com falantes 18" para "caixas de subgrave". Tem algum que use 1 falante 15"? Optei pela HB1805A1R por ser de um falante só... já melhora, porque imagina nessa salinha de 15m² quatro alto-falantes de 18"! Ia ser um absurdo!....

 

Eu quero um sistema SHOW, um falante pra subgrave, outro pros graves, outro pros médios e um driver pros agudos. Tudo bem divididindo pra não embolar, e dar uma "fidelidade" legal. (turma do SQ que ler isso, pelo amor do santo cristo não venham dar aquelas lições de que nem o melhor sistema do mundo com 58762 milhões de dólares é fiel!... entendam o sentido de fidelidade aqui!)

 

Sou meio preconceituoso quanto ao uso do extreme... não sei se seria uma boa. E usar kits 6"... não é meio pequeno demais para uma sala? :unsure:...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com você que a sala é pequena, e dois 18" vão derrubar tudo... realmente é problema... =/!

 

Então como fazer para conseguir uma divisão legal das freqüências, uma boa resposta? Sub 12", mid 10" e driver?

 

Pensei nos 18 porque o projeto HB1805A1R da Selenium é muito legal! Dá água na boca, uma vontade enorme.... mas concordo que pra minha salinha deve ser absurdão =((((! E agora, Cristo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nossa, sério? :o

 

Procurei, procurei, e só achei projetos com falantes 18" para "caixas de subgrave". Tem algum que use 1 falante 15"? Optei pela HB1805A1R por ser de um falante só... já melhora, porque imagina nessa salinha de 15m² quatro alto-falantes de 18"! Ia ser um absurdo!....

 

Eu quero um sistema SHOW, um falante pra subgrave, outro pros graves, outro pros médios e um driver pros agudos. Tudo bem divididindo pra não embolar, e dar uma "fidelidade" legal. (turma do SQ que ler isso, pelo amor do santo cristo não venham dar aquelas lições de que nem o melhor sistema do mundo com 58762 milhões de dólares é fiel!... entendam o sentido de fidelidade aqui!)

 

Sou meio preconceituoso quanto ao uso do extreme... não sei se seria uma boa. E usar kits 6"... não é meio pequeno demais para uma sala? :unsure:...

Num carro não poderiamos fazer caixa de 20 litros ou mais para um kit de 6, ja numa sala isso não seria problema. Alias, na sala um kit de 6 daria um SPL bem forte. Bom se vc tem preconceitos com Extreme eu entendo mas ele que ele desce mais que um oversound de 18 ele desce. Ja tive E2K e as diferenças entre eles é pequena.

 

Alias, tenho certeza que uns kits de 6 fazem um verdadeiro carnaval dentro do AP ehehehe. Mas se vc acha pouco ai eu recomendaria vc para vc fazer uma caixa de 3 vias. Utiliza um Sub de 8 polegadas da Hyken, um mid range residencial de 4" de boa qualidade e um tweeter de seda de 2.5 polegadas ou cone de papel de 2.5 polegadas.

 

Para o subgrave vc pode usar um keybass de 12 ou 15.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom se vc tem preconceitos com Extreme eu entendo mas ele que ele desce mais que um oversound de 18 ele desce. Ja tive E2K e as diferenças entre eles é pequena

 

De modo algum, Spettus (um restaurante aqui em Recife :P)! Não tenho preconceito com extreme, tenho preconceito com o uso de subwoofer em "locais abertos", sabe? Não sei por que eu acho que é perder resposta usar sub... eu e meus pré-conceitos :angry:!! =///

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bilau,voce esta querendo usar amp profissionais ''studior,machine...''?

Para usar esses amps profissionais tem que ter equalizador,pre? ou pode ligar a potencia direta nos falantes e no cd?

Acho que é muito som para uma sala,creio que voce não podera passar do volume 3 com essa quantidade. Eu faria uma caixa dessa para o grave só.

http://www.cerwinvega.com/products/profess...abass/subs.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To indo dar uma olhada agora, capa!

 

É, acho que vai ficar MUITO graves né? Bom... não é isso que eu tô querendo, turma! Eu tô atrás de um EQUILÍBRIO muito bom, e que responda em caso de aumento de volume, e continue proporcional!

 

Nada sobresaliente... nem agudos > graves, nem graves > agudos. Equilíbrio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom se vc tem preconceitos com Extreme eu entendo mas ele que ele desce mais que um oversound de 18 ele desce. Ja tive E2K e as diferenças entre eles é pequena

 

De modo algum, Spettus (um restaurante aqui em Recife :P)! Não tenho preconceito com extreme, tenho preconceito com o uso de subwoofer em "locais abertos", sabe? Não sei por que eu acho que é perder resposta usar sub... eu e meus pré-conceitos :angry:!! =///

Bom Bilau por incrivel que pareça subs respondem bem dentro de casa. Numa sala dessa não é como sonorizar um estacionamento ao ar livre.

 

Isso eu concordo com vc, sub em locais abertos é uma mer**. Se eu pegar minha caixa por exemplo e tirar ela da mala e colocar no chão de um estacionemento de super mercado vai me parecer mais um mid bass tentando responder :lol:

 

MAs dentro de casa um subwoofer responde muito bem e da um SPL absurdo. Como eu ja disse, um extreme tocando no chão da minha sala teve força de fazer as panelas do fogão andarem e olha que a cozinha fica uns 20 metros longe da sala. Agora imagino eu que um SUB oversound 18 nao faria, aposto que racharia as paredes e o gesso do teto cairia na minha cabeça.

 

Essas caixas que o capa passou eu conheço pessoalmente elas, vi na igreja onde eu frequentava delas tocarem. La tinha 8 dessas caixas e tinha um grave fantastico. Agora trocaram por coluninhas BOSE e eu não gostei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmmmm... concordo plenamente, Spettus! Plenamente! Deve ficar muito forte mesmo, tão forte que eu não vou poder aumentar o volume nem um pouco... =(!

 

Hmmm... Temos subwoofer N.A.R. 12" @ 4, UpGrade 12" D4, MTX T8000 @ 4, Endurance 2K 12D2, kit 2 vias MB Quart, Arlen Pro6, CS60K e D etc... eu poderia sair testando o som deles aqui e vendo qual que é, não é?

 

Por exemplo, pegava meu Pro6" Arlen, fazia uma caixa e testava na sala. Via como era o som, se era alto o suficiente e com uma resposta agradável. Se fosse isso, eu ia disso mesmo! Se eu achasse fraco.... eu partia pra 8", 10", 12"....

 

Em contrapartida, eu posso mesmo tocar esse projeto que eu postei aí em cima, e usar pra sonorizar os churrascos da turma :P!

 

Mas falando sério, é uma boa usar os equipamentos que temos nos carros aqui e testar, viu!... Gostei, Spettus!

Quanto ao projeto que eu postei aí em cima, será que ficaria legal, levando em consideração O PROJETO mesmo, e não a sala? Por exemplo, combinar a HB1805A1R com a D1505B1 será que fica bala?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hmmmm... concordo plenamente, Spettus! Plenamente! Deve ficar muito forte mesmo, tão forte que eu não vou poder aumentar o volume nem um pouco... =(!

 

Hmmm... Temos subwoofer N.A.R. 12" @ 4, UpGrade 12" D4, MTX T8000 @ 4, Endurance 2K 12D2, kit 2 vias MB Quart, Arlen Pro6, CS60K e D etc... eu poderia sair testando o som deles aqui e vendo qual que é, não é?

 

Por exemplo, pegava meu Pro6" Arlen, fazia uma caixa e testava na sala. Via como era o som, se era alto o suficiente e com uma resposta agradável. Se fosse isso, eu ia disso mesmo! Se eu achasse fraco.... eu partia pra 8", 10", 12"....

 

Em contrapartida, eu posso mesmo tocar esse projeto que eu postei aí em cima, e usar pra sonorizar os churrascos da turma :P!

 

Mas falando sério, é uma boa usar os equipamentos que temos nos carros aqui e testar, viu!... Gostei, Spettus!

Quanto ao projeto que eu postei aí em cima, será que ficaria legal, levando em consideração O PROJETO mesmo, e não a sala? Por exemplo, combinar a HB1805A1R com a D1505B1 será que fica bala?

Essa duas combinações que vc citou ficam otimas para um churrasco, um bailinho essas coisas ehehehe. Agora para dentro do AP vc não vai usar 1/10 do potencial delas ehehehe.

 

EU acho que vc podia testar seus Carbon na sua sala e ver qual é a deles ehehehe. Cara, tenho certeza de que se vc tiver um amp e uns 70W RMS ou mais vc vai achar que esta forte os Carbon. Bom mas é isso ae, o negocio é fazer teste de tudo.

 

Acho que deve ficar muito bom o som de uns 2 NAR de 12, embora eu de preferencia aos Keybass por apresentarem um SPL maior.

 

Na minha opnião a parte menos critica é a dos falantes e a mais critica as das potencias e do controlador e gerador de audio para as potencias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na minha opnião a parte menos critica é a dos falantes e a mais critica as das potencias e do controlador e gerador de audio para as potencias.

Exato... qualquer coisa compra-se um cdplayer automotivo, fontes, e liga-se amplificadores automotivos mesmo... hehehehe enquanto não se tem $$$ pros amplis 220v

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faz uma TL com o Over...hehehe

do chão até o teto!!!!!!

deve de ficar bem pouco ignorante...hehehe...só antes consulte um engenhero pra ver se a estrutura do prédio aguenta...... :ol :ol :ol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bilau, Spettus tem aqui em maceio tambem :P , bem em uma churrascaria renomada aqui da minha região fica no municipio de Sao Jose da Lage na BR 104, Amarulla é o nome dela, quando vier pra alagoas e vier por catende, voce vai passar em frente dela, do lado tem um posto de gasolina. Bem já fui lá algumas vezes, lá possui 2 ambientes, e em um deles tem um som bastante agradavel para tocar musica ao vivo, e como caixas do HT, ela usa 3 vias, sendo uma caixa de subgrave a qual ainda não sei o modelo, so tenho a certeza que é estilo essa que o capa postou, uma cornetada com falante de 10'' e supertweeter trynium, o som é bastante agradavel, eu curti bastante, mas como sou viciado em SPL, achei o grave muito xoxo, tive a oportunidade de conversar com o tecnico que projetou e executou e mantem o som, e ele me disse que é um projeto de baixo custo, aliado a otima qualidade para ambientes tipo salas, usava potencias Ciclotron, e um mixer 8 canais. Sem contar o detalhe da caixa que foi feita como unica, em forma de torre, que deu um belo acabamento ao ambiente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ae bilau.

 

essa hb1805a1 é a WHORN que eu tanto falo, só que essa esta um pouco modificada, basicamante a mesma caixa, com 2 voçe terá resposta de 45hz pra cima, eu nao faria ela para ser usada em casa,ela nao tem uma resposta muito boa se ouvida a uma curta distancia, ela é para grandes ambientes, eu faria um sistema ultilisando subs e mids automotivos, ou somente os subs automotivos e os mids e drivers profissionais.

 

quando vc fala em qualidade total, equilibrio, vc fala em ouvir normalmente ou em uma festa mesmo? usando o volume proximo do limite?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara...isso ai é disperdicio, você nunca vai usar essa poencia toda dentro de um apartamento! Ja que você tem espaço, porque não desenha uma Linha de Transmissão perfeita? Deve ficar duca*****....

E esqueça fonte + ampl automotivo, não vale a pena! Fique de olho no mercado dos vintage, grad Ha-II, grad A1, nashville 2200, nash 1600, polyvox PM5000 são potencias MUITO boas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...