Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Renato Villas

Carga da bateria e alternadores

Recommended Posts

E ae galera! Fikei mto feliz qdo descobri esse forum na net, ainda por cima agora que to prestes a concretizar o meu primeiro projeto de som. Mais começo meu primeiro tópico com algumas duvidas que acho que vocês vão poder me ajudar! è o seguinte:

 

Estou pra montar em uma D-20 um trio pesado mesmo pra tocar pra mta gente, só que saca oq ta acontecendo, o alternador da D-20 original, tem potencia suficiente pra carregar so a bateria dela, que tem uma amperagem se não me engano de 75 amperes. Só que isso não é nada efeiciente para carregar as 4 ou 6 baterias de caminhão que ela vai carregar, levando em conta que vou usar os amps BOSS PD-4000 e BOSS PD-2000.

 

Mais o principal problema não é carregar uma ou duas, mais sim 4 baterias levando em conta que não terei por perto nenhuma fonte de 110 para utlizar algum tipo de carregador e não quero deixar o som desligado por muito tempo para carregá-las. Bom, espero que alguem possa me dar alguma dica ae de como sair dessa considerando as condições do gerais e o carro que vai ta carregando isso tudo! :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

compre um alternador de 150 amp para cada bateria...

 

espaço no cofre do motor vc tem para isso....

 

 

só comprar..adaptar e ser feliz!

 

 

eu queria ter um espaço destes na minha parati :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
compre um alternador de 150 amp para cada bateria...

 

espaço no cofre do motor vc tem para isso....

 

 

só comprar..adaptar e ser feliz!

 

 

eu queria ter um espaço destes na minha parati :(

Po cara! Sua ideia é boa pacaramba, mais eu ja tinha pensado nissu, so que o alternador mais forte ''pesa'' pro motor, daí ele teria que ficar mais acelerado, mais issu não é o problema pra 1 alternador, mais sim pra 4 e eu não sei como passaria a correia em todos e tb não sei se o motor iria aguentar empurrar, será que aguenta??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sobre a adaptação tem que ver o espaço que realmente tem e ve se cabe, ai é so manda em algum kra que manja faze adaptações, o motor aguenta sim, foi como vc disse, acho que vai ter que fica um pouco mais acelerado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
compre um alternador de 150 amp para cada bateria...

 

espaço no cofre do motor vc tem para isso....

 

 

só comprar..adaptar e ser feliz!

 

 

eu queria ter um espaço destes na minha parati :(

Po cara! Sua ideia é boa pacaramba, mais eu ja tinha pensado nissu, so que o alternador mais forte ''pesa'' pro motor, daí ele teria que ficar mais acelerado, mais issu não é o problema pra 1 alternador, mais sim pra 4 e eu não sei como passaria a correia em todos e tb não sei se o motor iria aguentar empurrar, será que aguenta??

Que isso cara, cê tem uma D-20 e tá com medo do motor não dar conta de girar alguns alternadores?? Carrinho com motor 1.8 gira 2 alternadores, tranquilo... na minha Parati eu adaptei um de 120A no lugar do de 70A... cê vc tiver a fim de gastar mais um pouco, existem alternadores de maior amperagem e alternadores "turbinados", que alcançam cerca de 200A... e alguns próprios pra som, como os da Stinger (mostraram um de 216A a algum tempo atrás). No mais, te indico o uso de amps classe D (consomem muito menos energia que os normais classe A/B) e, no máximo, duas baterias grandes de caminhão (em torno de 200A)... com isso, seu som deverá ficar ligado umas 3 horas seguidas sem precisar ligar o carro... ou utilize o sistema de rodízio de baterias: coloque umas 4 de caminhão, utilize somente duas. Quando elas se esgotarem, desligue-as (por meio de disjuntores) e ligue as outras duas (também por meio de disjuntores). quando acabar a carga (isso depois de umas 6 a 8 horas de música)vc poderá ligar o carro pra carregá-las, duas de cada vez, ou comprar um carregador residencial, pra deixá-las numa carga lenta em casa, mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu tio tem uma D20 e lá tem 2 baterias só pro sistema elétrico do carro. Não sei se estão em paralelo mas que é interessante é.

 

Flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o pai tem uma d20 e vem de fabrica com 2 baterias, pode colocar uns 3 alternador que no motor da d20 nao faz diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o pai tem uma d20 e vem de fabrica com 2 baterias, pode colocar uns 3 alternador que no motor da d20 nao faz diferença.

As D20 até 91 usavam 2 baterias na versão diesel interligadas em paralelo, devido a caracteristicas das baterias que acompanhavam o veiculo que possuiam baixa Ah, e o alternador original da versao diesel possui apenas 37A. Para saver mais informações sobre modelo original do veiculo Clique aqui :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O alternador original de D20 salvo engano é de 37A. Qualquer duvida entra em PICAPES GM ou

Forum PICAPES GM

Valew pela info cara!! Mais eu não achei o valor deles exato, mais isso no caso não vai importar muito, ja que vou manter o sistema original do carro todo por conta só do carro mesmo, o lance mesmo que vai pegar é que eu vou adaptar os outros sacou! Mais valew pela dica dos foruns!! To pegando umas dicas la que eu nem imaginava!!! Valew mesmoo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora continuando com as dicas no geral, ja tô com algumas ideias!!

 

O que vcs acham da ideia que tive aqui: Tô pensando em colocar uns 3 alternadores de 200 amp. que sejam acionados só quando o som tiver ligado, tipo colocando um sistema pra encaixar as polias qdo o som for funcionar, ja que eles vão pesar o motor, a intenção disso é evitar do carro ficar forçando o motor (apesar de ser uma força pouco significativa que vai roubar) mais no dia a dia não tem necessidade do carro ficar gerando 600 e tantos amperes no meio do trânsito. Se alguem souber de algum projeto desses que ja tenha sido feito em D-20, silverado etc, manda o link ae pra mim!! Valew!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora continuando com as dicas no geral, ja tô com algumas ideias!!

 

O que vcs acham da ideia que tive aqui: Tô pensando em colocar uns 3 alternadores de 200 amp. que sejam acionados só quando o som tiver ligado, tipo colocando um sistema pra encaixar as polias qdo o som for funcionar, ja que eles vão pesar o motor, a intenção disso é evitar do carro ficar forçando o motor (apesar de ser uma força pouco significativa que vai roubar) mais no dia a dia não tem necessidade do carro ficar gerando 600 e tantos amperes no meio do trânsito. Se alguem souber de algum projeto desses que ja tenha sido feito em D-20, silverado etc, manda o link ae pra mim!! Valew!!

Acho que não tem o minimo problema em deixar eles ligados na POLIA o que vai consumir a corrente estando desligado no caso o som no dia a dia então não vai "pesar" em nada os alternadores auxiliares :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora continuando com as dicas no geral, ja tô com algumas ideias!!

 

O que vcs acham da ideia que tive aqui: Tô pensando em colocar uns 3 alternadores de 200 amp. que sejam acionados só quando o som tiver ligado, tipo colocando um sistema pra encaixar as polias qdo o som for funcionar, ja que eles vão pesar o motor, a intenção disso é evitar do carro ficar forçando o motor (apesar de ser uma força pouco significativa que vai roubar) mais no dia a dia não tem necessidade do carro ficar gerando 600 e tantos amperes no meio do trânsito. Se alguem souber de algum projeto desses que ja tenha sido feito em D-20, silverado etc, manda o link ae pra mim!! Valew!!

Acho que não tem o minimo problema em deixar eles ligados na POLIA o que vai consumir a corrente estando desligado no caso o som no dia a dia então não vai "pesar" em nada os alternadores auxiliares :legal:

Boa!! Agora que parei pra pensar nisso tb!! Ja que o som vai ta desligado, ele vai ficar leve!! Pq o ''peso'' pra ele é a carga que as baterias vão pedir... acho que to chegando perto da solução do problema!! Olhei os lances aqui da D-20 (a q ta comigo) no sistema original são duas baterias de 55 amperes cada, o alternador foi trocado por um de 90 amperes da bosh, tá igual a de um cara que postou la no forum das pick ups gm!! Mais ae galera, se alguem tiver fotos, dados ou coisa assim de algum projeto do tipo, posta ae!! Valew!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa...tem equivocos aqui...

 

 

 

1. com bateria carregada ou não, o som ligado ou não, a partir do momento que o alternador começar a girar ele vai mandar energia.... por causa do movimento de rotação no seu eixo, o polo positivo da bateria e o aterramento da carcaça do alternador na lataria do carro, o giro irá fazer um campo magnetico e é este campo magnetico que vcs falam que vai "pesar"

 

2. sim... mas, 4 alternadores vai pesar um pouco.... mas nada muito perceptivel... vcs iram perder algo en torno de uns 5cv a 7 cv de potencia e o consumo de combustivel vai aumentar um pouco.... não muito não devido a força do motor (que não sera tanto assim) para girar os 3 alternadores a mais (desconsiderando a sua original)

 

3. o giro não tera que subir muito não... pra falar a verdade creio que nem vá precisar... se for é alguns 200 rpm a mais...

 

4. vcs estão considerando conjuntos de polias do mesmo tamanho, sabendo que um alternador com polia original o motor tem que girar a acima de 1.000rpm para carregar.... vcs imagiram se diminuessemos o tamanho da polia do alternador???? ele iria girar mais com rotação do motor a menor...

 

5. tendo em base o 4. item.... nas ligações entre a correia nas polias do alternadores é crucial para vc não sentir nenhum peso no motor.... fazendo um conjunto de tamanhos reduzidos de polias nos novos alternadores, outra polia maior para fazer a mesma rotação do motor e mandar a potencia para as polias do alternador...

 

 

 

cara.... vai por mim.... um cara que entende disso.... faz esta sua adaptação com olhos fechados... sem pesar no seu motor e consumo, devido a associação de polias de diferentes tamanhos.... (isso é estudado em fisica no 1.ano heheh)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1. com bateria carregada ou não, o som ligado ou não, a partir do momento que o alternador começar a girar ele vai mandar energia.... por causa do movimento de rotação no seu eixo, o polo positivo da bateria e o aterramento da carcaça do alternador na lataria do carro, o giro irá fazer um campo magnetico e é este campo magnetico que vcs falam que vai "pesar"

Mas Felipe esses alternadores seriam ligados apenas ao som atraves de um relé ou chave para só mandar energia quando o som fosse ligado será que o "peso" não seria menor???

 

 

O motor da D20 se for o Q20B4 Perkins tem 90cv de potencia, e é um motor de baixa rotação e como caracteristica de um motor com alto valor de torque em quase toda sua faixa de operação.

 

Para maiores informações sobre o sistema elétrico da D20 com motor Perkins veja abaixo

 

download_especificacoes_motor01.gif

 

download_especificacoes_motor02.gif

 

download_especificacoes_motor03.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1. com bateria carregada ou não, o som ligado ou não, a partir do momento que o alternador começar a girar ele vai mandar energia.... por causa do movimento de rotação no seu eixo, o polo positivo da bateria e o aterramento da carcaça do alternador na lataria do carro, o giro irá fazer um campo magnetico e é este campo magnetico que vcs falam que vai "pesar"

Mas Felipe esses alternadores seriam ligados apenas ao som atraves de um relé ou chave para só mandar energia quando o som fosse ligado será que o "peso" não seria menor???

 

 

O motor da D20 se for o Q20B4 Perkins tem 90cv de potencia, e é um motor de baixa rotação e como caracteristica de um motor com alto valor de torque em quase toda sua faixa de operação.

 

sim... sera se os cabos do alternador não estiver conectado no positivo da bateria.... sem o positivo da bateria conectado no alternador não haverá o campo magnetico e consequentemente os alternadores iram girar sem peso nenhum....

 

 

depois aciona como um rele a conecxão entre o cabo do alternador e o positivo da bateria..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sim... sera se os cabos do alternador não estiver conectado no positivo da bateria.... sem o positivo da bateria conectado no alternador não haverá o campo magnetico e consequentemente os alternadores iram girar sem peso nenhum....

 

 

depois aciona como um rele a conecxão entre o cabo do alternador e o positivo da bateria..

Por isso que eu disse que não ia "PESAR" pois teoricamente os alternadores auxiliar iriam ficar desconectados das baterias auxiliares, inexistindo assim o "Peso"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sim... sera se os cabos do alternador não estiver conectado no positivo da bateria.... sem o positivo da bateria conectado no alternador não haverá o campo magnetico e consequentemente os alternadores iram girar sem peso nenhum....

 

 

depois aciona como um rele a conecxão entre o cabo do alternador e o positivo da bateria..

Por isso que eu disse que não ia "PESAR" pois teoricamente os alternadores auxiliar iriam ficar desconectados das baterias auxiliares, inexistindo assim o "Peso"

isso me lembrou o a gambi que tentei fazer aqui em casa...

 

 

eu tenho um alternador de 90a encostado aqui.... o eixo dele cabe certinho uma chave sextavada de 8mm.... um dia eu bebi um pouco a mais e fiquei viajando na caixa da minha furadeira... la falava que a furadeira girava em 2.800 rpm....

 

ae veio a ideia... vou colocar a chave 8mm na furadeira e conectar no alternador... conectei e testei! girou muuuuito! fiquei alegre!

 

quando conectei os cabos... hehehehehheh os 2.800rpm da furadeira por causa do campo magnetico nào passava dos 500 rpm.... faltou potencia para a furadeira subir para os minimos 1.000 rpm... isso... uma furadeira... um motor da d-20... para girar 3 alternadores a mais.... nem afeta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso ae galera! Tô vendo que a solução ta chegando perto do final mesmo!!

 

Bom, em relação ao giro do motor, realmente acho que não vai ser necessário grandes mudanças, já que o motor é o diesel perkins mesmo, não é turbo, mais gera bastante torque mesmo em baixa rotação. Mais outro fator que me leva a aumentar esse giro, é a ''vibração'' que esses motores da D-20 fazem em baixa, típico dos motores a diesel mesmo, e essa vibração mesmo não sendo um problema é melhor ser evitada acelerando pouca coisa em relação ao original somente pra evitar que as caixas vibrem e ''escorreguem'' na carroceria mesmo sendo emborrachadas e estando amarradas.

 

Em relação as polias, realmente vou analisar a rotação minima que os alternadores geram carga, já que alguns alternadores necessitam de mais giro pra isso, caso seja necessario vou aumentar ou diminuir o diametro delas, realmente a física ajuda muito nisso. Começei a fazer engenharia e acho que os cálculos vão me ajudar pelo menos pra isso!!!

 

Valew pelo eskema técnico andreson , vai ajudar pacaramba mesmo!!

Mais no geral ja vou agradecendo vocês ae!! Qualquer foto, eskema etc pode postar aí que tudo tá sendo muito util pra mim!! Valew!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sim... sera se os cabos do alternador não estiver conectado no positivo da bateria.... sem o positivo da bateria conectado no alternador não haverá o campo magnetico e consequentemente os alternadores iram girar sem peso nenhum....

 

 

depois aciona como um rele a conecxão entre o cabo do alternador e o positivo da bateria..

Por isso que eu disse que não ia "PESAR" pois teoricamente os alternadores auxiliar iriam ficar desconectados das baterias auxiliares, inexistindo assim o "Peso"

isso me lembrou o a gambi que tentei fazer aqui em casa...

 

 

eu tenho um alternador de 90a encostado aqui.... o eixo dele cabe certinho uma chave sextavada de 8mm.... um dia eu bebi um pouco a mais e fiquei viajando na caixa da minha furadeira... la falava que a furadeira girava em 2.800 rpm....

 

ae veio a ideia... vou colocar a chave 8mm na furadeira e conectar no alternador... conectei e testei! girou muuuuito! fiquei alegre!

 

quando conectei os cabos... hehehehehheh os 2.800rpm da furadeira por causa do campo magnetico nào passava dos 500 rpm.... faltou potencia para a furadeira subir para os minimos 1.000 rpm... isso... uma furadeira... um motor da d-20... para girar 3 alternadores a mais.... nem afeta.

28.5kgf em 1600rpm, 87 cv

 

Arrancando com ela em marcha lenta 750rpm, já arranca toco isso na 1º D20 só precisa de primeira pra descolar em subida ou se estiver muito carregada, meu pai teve uma D20 CD 88/89 de 96 até 98, e em 98 trocou por uma Veraneio 90/91 mesma linha da D20 sendo que a Veraneio que foi vendida em março de 2004 :( pra quem nao conhece seria uma Perua da D20 são otimos carros na minha opiniao.

 

 

Só digo que não falta torque, e sim vai sobrar B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de pensar aqui em mais uma possibilidade com um amigo meu quando a gente tava lendo o tópico que o cara pede um trio ideial, poize, la citaram gerador de 110 ou 220v, será que dá pra colocar ao invés de alternadores com bateria, algum gerador desse empurrado pelo proprio motor da pick-up?? Caberia?? Lógico.. os módulos seriam trocados por amplificadores de PA de potencia mais alta.

 

No geral é isso, se alguem tiver ideia e souber de algum caso que issu ta rolando, me da o toke ae!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acabei de pensar aqui em mais uma possibilidade com um amigo meu quando a gente tava lendo o tópico que o cara pede um trio ideial, poize, la citaram gerador de 110 ou 220v, será que dá pra colocar ao invés de alternadores com bateria, algum gerador desse empurrado pelo proprio motor da pick-up?? Caberia?? Lógico.. os módulos seriam trocados por amplificadores de PA de potencia mais alta.

 

No geral é isso, se alguem tiver ideia e souber de algum caso que issu ta rolando, me da o toke ae!!

da sim...

 

 

mas o custo desdes geradores é muuuuito alto....

 

 

muito alto mesmo.... para gerar toda a carga necessitada....

 

 

 

pense em valores acima de 3.000,00.

 

 

teve uma revista que fez uma reportagem com uma silverado que usava... ele adaptou o gerador do lado do motor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O gerador pode ser caro, mas não pensem que 4 alternadores serão baratos não... Levante o preço e veja o que vale mais a pena... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O gerador pode ser caro, mas não pensem que 4 alternadores serão baratos não... Levante o preço e veja o que vale mais a pena... :legal:

um alternador de 100a num desmanche esta em torno de 150 reais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...