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Renato Villas

Carga da bateria e alternadores

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Olá Renato Villas!

 

São 6 baterias de caminhão de 250A = 1500A; cada uma pesa uns 80 quilos já são

480kg; Vai sobrar lugar pra botar o PA na caçamba?

O que elas vão alimentar módulos, caixas, falantes usados;

O giro máximo do motor q20b é baixo e teria que ficar ligado quase no limite pra carregar;

o que poderia provocar superaquecimento; uns 2 alternadores seria o mais viável e carregariam no máximo 1 bateria, e com aquele barulhão do motor perkins que vai prejudicar a qualidade do som;

 

Acho que seria mais viável primeiramente revisar seu projeto pra compatibilizar energia disponível, módulos, caixas(rendimento), fiação, etc, pra chegar em números mais exatos para cada parte do trio; quanto tempo vai ser usado;

 

Ah e vai ser bem mais barato se bem planejado;

 

Saudações,

 

Paulo Duto.

Ae Paulo, acho que a solução que o amigo renato está pensando deve ser a de usar alternadores maiores pois o original da D20 com motor Q20B4 é de apenas 37A, por exemplo alguns veiculos com opcionais tem 120A a 150A, usando 2 ou + desses acho que dá pra enganar as baterias.

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Olá Renato Villas!

 

São 6 baterias de caminhão de 250A = 1500A; cada uma pesa uns 80 quilos já são

480kg; Vai sobrar lugar pra botar o PA na caçamba?

O que elas vão alimentar módulos, caixas, falantes usados;

O giro máximo do motor q20b é baixo e teria que ficar ligado quase no limite pra carregar;

o que poderia provocar superaquecimento; uns 2 alternadores seria o mais viável e carregariam no máximo 1 bateria, e com aquele barulhão do motor perkins que vai prejudicar a qualidade do som;

 

Acho que seria mais viável primeiramente revisar seu projeto pra compatibilizar energia disponível, módulos, caixas(rendimento), fiação, etc, pra chegar em números mais exatos para cada parte do trio; quanto tempo vai ser usado;

 

Ah e vai ser bem mais barato se bem planejado;

 

Saudações,

 

Paulo Duto.

Vamos lá intão, bom, concordo com você em relação ao peso, mais pra D-20 peso não vai se ''o'' problema, lógico que também tera o peso das caixas que ainda não tenho valores exatos ja que as caixas não estão prontas e mesmo que eu aproxime, o valor final delas só aparecerá com todo o conjunto montado.

 

Em relação ao espaço, não sei se você ja entrou numa D-20 cabine simples, mais sobra espaço atras dos bancos, nesse espaço serão colocados os módulos e as respectivas ventuinhas pra forçar a ventilação dos mesmos, ja as baterias não ficarão da maneira que você deve estar imaginando, tudo está sendo calculado e pelo menos 4 das 6 baterias vão ficar em baixo da boleia onde tem espaço de sobra (obviamente com as devidas adaptações e suportes) para essas baterias.

 

Quanto ao motor , o giro não chegará nunca a um valor que cause super aquecimento, e mesmo que o carro fique parado, não sei se você tem conhecimento, mais os motores a diesel trabalham em uma temperatura muito mais elevada que motores alcool/gasolina pois não utilizam velas para queima do combustível que ja é queimado com alta pressão e temperatura e o motor ja vem dimensionado para tal finalidade.

 

Ja os alternadores obviamente que serão trocados por outros 2 ou 3 de valores muito mais elevados (aprox. 150 a 200 amp. cada um) e não sei se você ja vem acompanhando o tópico des de o início, mais a questão ja foi avaliada por pessoas que intendem e deram informações técnicas exatas do veículo e com isso ja esclarecemos que o ''peso'' dos alternadores será pouco significativo para um motor com tamanho torque.

 

Em relação ao ruído do perkins, issu também ja foi calculado por mim e o escape deverá ganhar mais um abafador em seu curso para evitar qualquer ruído que atrapalhe o som.

 

No geral, estamos tratando de um TRIO, e como todo mundo ja sabe, TRIOS não são como certos tipos de som que seguem com total fidelidade todas especificações de um som por exemplo de cinema.

 

Espero ter conseguido te esclarecer as reais situações em que estou trabalhando nessse projeto!! Qualquer coisa é so postar!!

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1. com bateria carregada ou não, o som ligado ou não, a partir do momento que o alternador começar a girar ele vai mandar energia.... por causa do movimento de rotação no seu eixo, o polo positivo da bateria e o aterramento da carcaça do alternador na lataria do carro, o giro irá fazer um campo magnetico e é este campo magnetico que vcs falam que vai "pesar"

Mas Felipe esses alternadores seriam ligados apenas ao som atraves de um relé ou chave para só mandar energia quando o som fosse ligado será que o "peso" não seria menor???

 

 

O motor da D20 se for o Q20B4 Perkins tem 90cv de potencia, e é um motor de baixa rotação e como caracteristica de um motor com alto valor de torque em quase toda sua faixa de operação.

 

Para maiores informações sobre o sistema elétrico da D20 com motor Perkins veja abaixo

 

download_especificacoes_motor01.gif

 

download_especificacoes_motor02.gif

 

download_especificacoes_motor03.gif

:+1 Pra quem não viu ou tava com preguiça de ler :ol

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bom.... para quem nào conhece este carro....

 

 

vou apresentar....

 

 

 

 

 

 

danfer2.jpg

 

 

 

 

 

 

é a parati da danfer sound... a `tão famosa abobora selvagem que tanto criou polemica no seu lancamento, que o dioneges ajudou a montar....

 

 

o carro até antes do eventod do DB drag que rolou aqui em sampa tinha 2 toneladas de concreto falantes e modulos, e um motor ap 1.6 funcionando.....

 

 

 

 

 

para...

 

 

 

 

 

 

 

 

para....

 

 

 

 

 

 

 

girar 5 alternadores:

 

 

 

danfer1.jpg

 

 

 

 

claro.... concordo.... é um carro de SPL, e tal... mas..... são 5 alternadores, ligado num ap 1.6 que toda a vez que eu pasava enfrente a este carro.. o motor esta funcionando...

 

 

mas.... esta ae...

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Poizé, eu não farei uma mudança tãoooo drastica assim no carro mesmo pq pretendo viajar com o som nele, mais como ja ta mais que respondido pela galera aki do forum, os itens que nosso colega Paulo Dutos citou, não seriam nunca agravantes serios principalmente se tratando de trios...

 

mais ja que ele ta achando que é exagero... tb vou mandar umas fotinhas de uma SAVEIRO COM AP 1.6 e o ''sonzinho'' que ela carrega...

 

 

saveiro 1

 

saveiro 2

 

 

obs: repare que a unica coisa que ficou de fora, foram algumas baterias que estão dentro de uma caixa do lado da saveiro.

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