Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RTO

[Projeto] BandPass na caçamba da saveiro

Recommended Posts

Tive essa ideia meia maluca lembrando da antiga saveiro da shutt. A ideia é a seguinte: bota 2 e2k export de 15" numa caixa bandpass 4 ordem com o duto virado pra dentro da cabine e com varios furinhos (tipo uma tela) na chapa da saveiro que divide a cabine da caçamba. Mas tenho algumas dúvidas que são:

 

- Fica bom? será que não vai fica algum barulho ou o som chegar ruim dentro da cabine?

- Da pra substituir os 2 dutos que a bravox pede (1 pra cada sub) por 1 apenas? alguém poderia fazer o calculo do tamanho desse duto pra mim?

- A litragem e bom seguir a recomendada pela bravox para bandpass?

- Quantos db's será que eu consigo chegar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, se é pra fazer "furinhos" na chapa, acho imprevisível o resultado. Se é pra alterar chapa, ou recorta, ou tenta tirar a chapa por inteiro. Quanto à dutos e volume de caixa, só re-projetando, e isso é fácil de fazer com o Win Isd. O SPL dentro da cabine varia muito, depende de amp, depende de bateria, de forração do carro.. muitos fatores. Sinceramente, se vc se dispõe à alterar a chapa, acho que vale muito à pena, pq vc não tem muito problema de espaço.

Numa caminhonete, entretanto, vc tem pouco espaço pra formação de onda sonora dentro.. então talvez não consiga muitos subgraves.. portanto, tente obter mais pico do que respostas abaixo dos 40 Hz (tudo bem, poucas músicas vão daí pra baixo). Impacto e grave forte, vc terá...

 

Duas coisas. Evite o tipo de postura tipo "dispenso comentário". Só serve pra criar atrito. Segundo, é dIspenso, ok? Estou denunciando o tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Virux...

 

como o Cacius disse, naum prescisa colocar esse "dispenso comentário", afinal, todos aquia tendem a ajudar um ao outro, isso se eles quiserem... e somos uma comunidade de amigos, logo, comentários rolam, e é até bom isso.. afinal, saberemos se estamos viajando na manionese ou não com nossas idéias! hehe

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amp pretendo usar o VX Ice e a bateria uma com maior amperagem/capacidade, mas não sei qual ainda.

 

Não entendi o pq de denunciar o tópico, mas ok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Virux...

 

como o Cacius disse, naum prescisa colocar esse "dispenso comentário", afinal, todos aquia tendem a ajudar um ao outro, isso se eles quiserem... e somos uma comunidade de amigos, logo, comentários rolam, e é até bom isso.. afinal, saberemos se estamos viajando na manionese ou não com nossas idéias! hehe

 

Abraços

Quanto a isso, coloquei para que não fiquem colocando apenas a frase "Recortar um carro desse jeito é loucura", o que pode ser loucura para uns pode não ser para outros, rancar o banco e fazer um puta paredão pra mim tbm é loucura, para vcs não certo? Não foi com o intuito zuar alguém, mas sim no de ter respostas construtivas neste tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sem problemas...

 

é que estamos num clima meio pesado nesse fórum.. dai qq coisa pode ser motivo para alguém novamente explodir...hehe!!

 

bem.. seu meu carro naum tivesse espaço para eu acomodar os meus sub de 15, eu faria isso sim.... é doida a ideia, mas tem tudo para dar certo..

 

tenho uma pick-up strada CE com dois de 15...

 

naum se com sub de 15 rola.. mas com os de 12 sim....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e não rola da galera querer roubar o som ?! não ficaria mto exposto?!

creio que não. a caixa seria fixada na caçamba e o resto dos equipamentos ficariam dentro da cabine. e raramente eu deixo o carro na rua.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

idéia para caixa, segundo a bravox a caixa deve ter 42,5 litros na camara 1 e 41 na camara2 e um duto de 4" x 40 para cada sub. Alguém pode me ajudar em fazer os novos calculos?

 

 

caixabandpasssaveiro2lg.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ewu ja fiz band pass para saveiuro e coloquei na mala, mas naum dava nada pra denrto... mesmo com a capota de lona

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ewu ja fiz band pass para saveiuro e coloquei na mala, mas naum dava nada pra denrto... mesmo com a capota de lona

será cara? ontém fiz um teste bem ridiculo, tenho uma caixa bandpass de 6a ordem que eu usava ligada no pc, peguei ela, botei fechei ela dentro de 2 gavetas deixando apenas o duto virado pra fora, e aparentemente o som fico saia pelo duto e até mais forte :huh:

 

 

e ai galera, alguém pode me ajudar sobre isso?

preciso decidir se irei fazer esse projeto essa semana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ewu ja fiz band pass para saveiuro e coloquei na mala, mas naum dava nada pra denrto... mesmo com a capota de lona

Mas ele pensa em colocar o duto saindo para dentro.. utilizando somente o espaço físico da caçamba para lojar a caixa!!

 

tem uma saveiro amarela com pintura personalizada que utiliza um Band-Pass da maneira que vc pensa em colocar, vi em alguns eventos.... não possuo fotos, e os subs eram eclipse...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ewu ja fiz band pass para saveiuro e coloquei na mala, mas naum dava nada pra denrto... mesmo com a capota de lona

o som fica como se os alto falantes estivessem dentro da camionete, pq em uma band pass a unica saida de som que tem é os dutos, e se colocar dentro do carro estes duto vai ter 100% do som da caixa dentro do carro,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o som fica como se os alto falantes estivessem dentro da camionete, pq em uma band pass a unica saida de som que tem é os dutos, e se colocar dentro do carro estes duto vai ter 100% do som da caixa dentro do carro,

muito obrigado. era isso que eu precisava ouvir pra começar o projeto :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aqui em goiania tinha uma saveiro quadrada que o cara fez isso. Isso a muito tempo atras mesmo

como ficou o resultado??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo

 

Os falantes eram pionner impp. Os modulos eram pyramid 1200. Mas tocava bem.

Eu tenho uma saveiro, eu particularmente faria uma band pass com 4 sub's pioner 305 c ( iguais aos meus ) sem furar a lata. Ou ate mesmo o que eu tenho nela atualmente, segue a foto

 

p9pag.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema é q eu não gosto da batida + seca da caixa selada, por isso a solução que eu achei era uma dutada, mas iria ter q colocar os bancos la na frente por causa da litragem (mesmo subs de 10), dai vendo a saveiro da shutt pensei em fazer a bandpass na caçamba e passando o som pra dentro (dai posso usar qualquer sub).

 

Fiquei curioso como vc faria a bandpass com 4 subs sem furar a lata, conta mais sobre isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

impossivel fazer uma band-pass e colocar dentro da Saveiro, sem desabilitar o banco do carona...

 

Virox.. vai nesse projeto sem medo, que vai dar certo...... o que vc tem que definir agora é:

módulo

sub

tamanho da caixa

 

eu envia um e-mail para a bravox, especifiando tudo isso... e que os dois subs ficariam na mesma camara, assim seria ajustado a sintonia correta para ambos!

 

talvez só um duto não possa ser, pois pode soprar em baixas frequencias....

 

fallow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
impossivel fazer uma band-pass e colocar dentro da Saveiro, sem desabilitar o banco do carona...

 

Virox.. vai nesse projeto sem medo, que vai dar certo...... o que vc tem que definir agora é:

módulo

sub

tamanho da caixa

 

eu envia um e-mail para a bravox, especifiando tudo isso... e que os dois subs ficariam na mesma camara, assim seria ajustado a sintonia correta para ambos!

 

talvez só um duto não possa ser, pois pode soprar em baixas frequencias....

 

fallow

mandei um email pra bravox no começo da semana e não responderam até agora :(

 

será q vale a pena mandar outro? a galera aqui não poderia me ajudar na construção da caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha achei legal a idéia, eh bem por ai mesmo, acho q vai gerar ótimos graves dentro do carro sim, soh acho q o jeito q vc quer a caixa como o Luizinho falou meio dificil de vc conseguir, veja ai algumas ideias minhas, claro q tudo depende do quando vc pensa em recortar da lataria do carro.

 

bpsaveiro6co.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a primeira caixa da segunda linha eu acho que seria a mais indicada.... um furo centralizado!!

 

Virox...

vai ser sub de 12 ou 15?

módulo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
impossivel fazer uma band-pass e colocar dentro da Saveiro, sem desabilitar o banco do carona...

 

momento algum eu disse colocar uma caixa band pass com 4 sub's de 12" no interior de uma saveiro. Ela seria colocada na cacamba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal RafaelSound, pretendo faze a primeira de baixo. mas não ficaria melhor os subs virados pra frente do carro (ou seja, pra dentro da cabine) ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...