Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Chao_DF

Significados das siglas

Recommended Posts

Eu tbm gostaria de saber oq é SPL... na minha concepção é pra som interno... mas quero saber o seguinte... em palavras simples... o SPL é o tipo de som que toca forte dentro do carro e fraco fora ou é o tipo de som que necessita do porta malas pra bater bem pra fora e é aquela pancada que estremesse tudo, ou é o tipo de som que da a pancada longa do tipo tuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmm.... o trio eu ja vi que tem uma batida mais seca e não necessita do porta malas pra bater bem, sendo uma porrada seca ele vai mais longe não dispersando tão facilmente.... é isso??

 

Então quais das minhas definições sobre o SPL estão corretas?!?! ou nenhuma delas!??!

 

Abraço

Editado por jgcweb2007

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SPL é a quantidade de som que um certo falante pode reproduzir

por exemplo, se tal falante tá tocando mais que outro, significa que ele tá dando mais SPL que o outro

o mesmo vale para qualquer falante, mesmo as cornetas e tweeters

 

MAS esse termo "SPL" também é usado para referir-se aos sistemas que dão prioridade ao grave

que usam subwoofers e geralmente são voltados para som interno :legal:

 

MC - Amplificadores Megacharge

AB - Amplificadores/Falantes AudioBank

MC também pode ser Mega Capacitor (geralmente é)

AB também é uma classe de amplificador, só não sei se essa sigla tem significado

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"SPL, ou Sound Pressure Level, é o nome dado à pressão sonóra de qualquer som. Ele é medido em decibéis (dB)."

 

 

Ou seja, quanto maior o nível sonoro em dB, maior a pressão sonora, mais SPL.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SPL é a quantidade de som que um certo falante pode reproduzir

por exemplo, se tal falante tá tocando mais que outro, significa que ele tá dando mais SPL que o outro

o mesmo vale para qualquer falante, mesmo as cornetas e tweeters

 

MAS esse termo "SPL" também é usado para referir-se aos sistemas que dão prioridade ao grave

que usam subwoofers e geralmente são voltados para som interno :legal:

 

MC - Amplificadores Megacharge

AB - Amplificadores/Falantes AudioBank

MC também pode ser Mega Capacitor (geralmente é)

AB também é uma classe de amplificador, só não sei se essa sigla tem significado

 

[]-[]

Em caso de SPL.... ele é destinado a sair do carro com mala fechada ou não??? tem gnt que diz que os pionner 307 e os endurance são puro SPL e que o som da pra ser ouvido a algumas esquinas, é isso SPL?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em caso de SPL.... ele é destinado a sair do carro com mala fechada ou não??? tem gnt que diz que os pionner 307 e os endurance são puro SPL e que o som da pra ser ouvido a algumas esquinas, é isso SPL?

 

SPL é uma sigla de medida . SPL não tem nada a ver com distância !

 

Quanto mais SPL, mais pressão sonora e consequentemente maior volume .

 

FALANTES que tem alto SPL podem tanto tocar LONGE quanto PERTO . O que vai depender é a frequência que esse falante trabalha .

 

Frequências baixas e médio- graves tendem a ir ''menos longe'' do que frequências altas . E cada falante trabalha de forma diferente ...

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SPL - nível de pressão sonora media em db/spl 

 

PA - P de potencia de onda e A área transversal a direção de propagação, que nada mais é sistema de som que consiste em ter um SPL ( x ) em uma distancia especifica ( publico alvo ) de graves, médios e agudos hoje em dia este sistema esta cada vez mais sendo substituídos pelos sistemas line array em locais de grandes distancias e abertos por serem mais eficientes.

 

 

trio  - sistema de som feito pra tocar em locais aberto e de grandes distancias ou " paredão " de auto falante, drivers e tweeters, também conhecido pelos racha de som onde se prioriza a maior spl possível em som médio grave e médios sem se preocupar com a qualidade de som. 

 

SPL - em som automotivo este se da ao oposto do trio, maior spl em som subgraves específicos, sem se preocupar com a qualidade de som, onde se prioriza o grave gordo e estendidos grandes deslocamento de ar, que em competições chega a quebrar vidros afrouxar parafusos e latarias dos carros.    

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Brasil o termo trio é usado em som automotivo por que foi inspirado nos trio elétricos do carnaval que normalmente são instalados em um caminhão ou carreta, a ideia é usar um sistema de som para local aberto e para cobrir longas distancias. Mesmo com o veiculo em movimento.

 

6DUNMap.jpg

 

Ouvi relatos de pessoas que estavam a 3km do trio elétrico e mesmo assim conseguiam ouvir as musicas.  :o

caixas cornetadas  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas pra mim esse topico todo pode ser substituido por meia hora de buscas pela internet. Teorias que nao levam a qualquer tipo de pratica. Na boa, acabam incentivando o novato a ter "ataques de histeria" contra outros usuarios quando nao consegue uma resposta pronta, como aqui. Acostumando o novato a somente encontrar resposta pronta, por pura pratica.

E ajuda o novato a ser somente o rei das definiçoes, estilo Charles Wikipedia...

Sobre julgamentos de nomes, nem perdi tempo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais um fórum brasileiro cheio de psicopatas que se acham superiores a todo mundo.

bozonazi tem que ganhar mesmo pra afundar de vez esse mer**!

?

 

Me diga 5 carros montados no BR com equipamentos fabricados após 2010 que usem amplificadores puramente classe A

Se tu me trouxer essa informação, te dou crédito, senão, só mostra o quão desinformado tu estás

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...