Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NoOne

Montando a BlackBOX para ligar no PC

Recommended Posts

Estava lendo o artigo da AutoSom.net pra regular o ganho via PC.

http://www.autosom.net/artigos/controleganho.htm

 

Porém algumas dúvidas surgiram.

 

O cabo que liga a saída do SUB a Blackbox, pode ser um cabo de áudio de 3mm²!?

O cabo que liga a caixa preta ao PC.. pode ser um RCA bom ?!

 

Conforme as dúvidas forem surgindo e eu for montando o esquema.. vou postar aqui ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae NoOne! Eu acabei de montar o meu...

 

O cabo que vai do amplificador a "BlackBOX" eu usei Ficap 2x4mm² (daqueles de 750V com um baita isolamento - tava sobrando aqui em casa)

Voce deve usar cabos de bitola que seja no minimo igual a que tu usas no carro...

 

Cabo da saida do circuito... Eu utilizei um cabo 2-vias em Y blindado!

Em uma extremidade conectores RCA, onde o pino utilizado foi o central... e la na outra extremidade um conector P2 daqueles estereo de diskman...

 

Se voce tiver esses cabos Y que ligam do pc para o minisystem.. use este mesmo! :P

 

E outra... O comprimento desse cabo deve ser no max 1m!

 

Testei ele com 7m... saindo do amp... com tudo no maximo a voltagem que dava nele era ridicula! Quando troquei pelo Ficap... chegou a dar 50V! :pirou:

 

 

Eu nao intendi direito como seria teu o esquema com cabo RCA... Numa extremidade vc colocaria um adaptardor 2xRCA->P2 ? (nao sei se rola assim)

 

Aih eh so ter cuidado na hora de montar os jacks de entrada rca femea no circuito... Eu deixei para que ficasse energizado somente o miolo! :P

 

Qq coisa pergunta aih! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala deed :D

 

Assim, o cabo RCA seria usado um conversor pra P2 na ponta. Se não posso usar o mesmo que uso no meu microsistem como output pro som.

 

Agora surgiu mais duvidas!

 

O Potenciometro.. tu regulou ele como ?!

 

A.. e os cabos de audio eu uso 2 cabos 2x2,5mm² pro sub.. (1 pra cada bobina)..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estava lendo o artigo da AutoSom.net pra regular o ganho via PC.

http://www.autosom.net/artigos/controleganho.htm

 

Porém algumas dúvidas surgiram.

 

O cabo que liga a saída do SUB a Blackbox, pode ser um cabo de áudio de 3mm²!?

O cabo que liga a caixa preta ao PC.. pode ser um RCA bom ?!

 

Conforme as dúvidas forem surgindo e eu for montando o esquema.. vou postar aqui ;)

Gente, é tudo muito simples. O que você tem é um divisor de tensão (formado pelo potenciômetro) e mais um resistor pra limitar a corrente, mantendo segura a entrada do micro. E só. Mais fácil que isto impossível. Como temos uma corrente ínfima, baixíssima, ridícula e etc, passando pelo circuito, podemos utilizar fios finos e maleáveis. Um cabo manga com 2 condutores fica perfeito. Aí vc coloca 2 garras jacaré na entrada e pronto.

 

Pra montar, vai um descritivo q permite a quase qq um fazer... olhndo o potenciômetro de frente (com o eixo virado pra você), vemos 3 terminais. O da ESQUERDA vai ligado ao terra da placa de som (malha do cabo P10 que vai à placa de som) e ao fio que corresponde ao negativo da saída (use um jacaré preto neste fio, pra ligá-lo ao amp em teste). Solde os 2 ali, e só.

 

No pino do MEIO, ligamos o fio que corresponde ao positivo da saída (use um jacaré vermelho na ponta de teste). Solde ele apenas.

 

Já no pino da direita, vamos soldar um dos terminais do resistor de 100k x 1/8W. O segundo terminal deste resistor soldamos ao fio que vai para a placa de som (temos 1 ou 2 fios, dependendo do tipo de cabo, além da malha, que é o terra). solde estes fios ao resistor.

 

Isole as ligações e pronto.

 

Aproveite e compre uma caixa PATOLA de plástico (existe uma preta bem pequena, que custa uns 2 reais, ideal para isto) e faça um furo em cima para o potenciômetro, rosqueie-o lá, faça mais 2 furos dos lados pra passar os cabos. feche o fundo e pronto. E não se esqueça de comprar potenciômetro de eixo curto (o mais comum) e um knob, que é o "botão" que giramos. Apenas pra um efeito mais profissional.

 

Uma boa idéia é usar 2 circuitos semelhantes e apens um potenciômetro duplo. Assim podemos ter medições de 2 canais ao mesmo tempo e pegar diferenças de resposta.

 

OBS: É ideal ter experiência com solda... senão vc vai ter mal contatos.

 

Quem quiser eu posso montar e mandar, mas aí em avisem q eu faço todos de uma só vez...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estava lendo o artigo da AutoSom.net pra regular o ganho via PC.

http://www.autosom.net/artigos/controleganho.htm

 

Porém algumas dúvidas surgiram.

 

O cabo que liga a saída do SUB a Blackbox, pode ser um cabo de áudio de 3mm²!?

O cabo que liga a caixa preta ao PC.. pode ser um RCA bom ?!

 

Conforme as dúvidas forem surgindo e eu for montando o esquema.. vou postar aqui ;)

Gente, é tudo muito simples. O que você tem é um divisor de tensão (formado pelo potenciômetro) e mais um resistor pra limitar a corrente, mantendo segura a entrada do micro. E só. Mais fácil que isto impossível. Como temos uma corrente ínfima, baixíssima, ridícula e etc, passando pelo circuito, podemos utilizar fios finos e maleáveis. Um cabo manga com 2 condutores fica perfeito. Aí vc coloca 2 garras jacaré na entrada e pronto.

 

Pra montar, vai um descritivo q permite a quase qq um fazer... olhndo o potenciômetro de frente (com o eixo virado pra você), vemos 3 terminais. O da ESQUERDA vai ligado ao terra da placa de som (malha do cabo P10 que vai à placa de som) e ao fio que corresponde ao negativo da saída (use um jacaré preto neste fio, pra ligá-lo ao amp em teste). Solde os 2 ali, e só.

 

No pino do MEIO, ligamos o fio que corresponde ao positivo da saída (use um jacaré vermelho na ponta de teste). Solde ele apenas.

 

Já no pino da direita, vamos soldar um dos terminais do resistor de 100k x 1/8W. O segundo terminal deste resistor soldamos ao fio que vai para a placa de som (temos 1 ou 2 fios, dependendo do tipo de cabo, além da malha, que é o terra). solde estes fios ao resistor.

 

Isole as ligações e pronto.

 

Aproveite e compre uma caixa PATOLA de plástico (existe uma preta bem pequena, que custa uns 2 reais, ideal para isto) e faça um furo em cima para o potenciômetro, rosqueie-o lá, faça mais 2 furos dos lados pra passar os cabos. feche o fundo e pronto. E não se esqueça de comprar potenciômetro de eixo curto (o mais comum) e um knob, que é o "botão" que giramos. Apenas pra um efeito mais profissional.

 

Uma boa idéia é usar 2 circuitos semelhantes e apens um potenciômetro duplo. Assim podemos ter medições de 2 canais ao mesmo tempo e pegar diferenças de resposta.

 

OBS: É ideal ter experiência com solda... senão vc vai ter mal contatos.

 

Quem quiser eu posso montar e mandar, mas aí em avisem q eu faço todos de uma só vez...

Serve um pro dia 18, kleberinho fofo?! haha

Juro que se tivesse tempo não estaria lhe pedindo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleberito....

 

Depois dessa explicação..... vou até montar o meu..... :P

 

Outro Hot-Topic!!!!!! :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu irmão, tenha uma coisa em mente, sempre:

 

Soco soco, bate bate, soco soco, vira vira.

Soco bate, soco vira, soco vira vira!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Meu irmão, tenha uma coisa em mente, sempre:

 

Soco soco, bate bate, soco soco, vira vira.

Soco bate, soco vira, soco vira vira!

:lol:

 

Muito boa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber.. eu gostaria!! Se é tão simples assim hehhee!!

 

Minha dúvida principal seria como se regularia o potenciometro.. seria com um multimetro mantendo ele abaixo de 2v ?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts, tu usas 2 cabos de audio no mesmo canal do mtx neh? humm...

O que tu podes fazer eh comprar cabo de forca de 4mm²... ou maior...

Ou entao utilizar estes teus cabos (enrrolando + c + e - c -)

 

Regulagem do Potenciometro eh assim:

1) Sete no player o volume que voce quiser

2) Comece a tocar uma senoide de 60Hz (Repeat MODE: On)

3) Ganho do amplificador no maximo

4) Coloque um multimetro em V(Ac) e meca a voltagem que ele deve tar dando (Deve dar algum valor alto... 50V por exemplo)

5) Conecte o cabo do sub (amp->circuito) no circuito (cabo circuito->pc de preferencia desligado)

6) Meca quanto esta dando na saida do circuito... (Algo em torno de 0V ate uns 2V... sei la... Algo bem menor que o que tu tinhas encontrado antes :P)

7) Agora, de olho no multimetro, va girando o potenciometro ate a voltagem na saida ficar em 1V

 

* Pronto, agora com o volume X no player e com o ganho no maximo... O circuito manda NO MAXIMO 1V para a placa de som! Sem perigo de queimá-la!

 

Agora, voce vai ter que regular o volume da entrada line-in do pc (se vc colocar na entrada de microfone... Em uma das opcoes Avancadas veja se a opcao de tornar o microfone mais sensivel esta desabilitada!)

 

Para isso, Abra aquele controlador de volumes do windows... Na opcao de Gravacao!

 

Com o ganho no maximo.. Voce ja vai observar distorcao no osciloscopio (claro neh) :P Coloque o volume da line-in no maximo (voce vai observar MAIS distorcao - OBVIO) Agora va baixando o volume ate a forma da onda aparecer distorcida mas nao clipada! (Ela parou de clipar em +- 80% do volume... Mas eu deixei o volume no 50% - FIXO)

 

(Se for preciso, aumente a resolucao da telinha do osciloscopio - Recomendo voce dar uma mechida nele pra ja ir um pouco com pratica na hora H) :P e nao me engano... Nos deixamos a escala do canal 1 em 1V e a escala na timebase em 5ms/div...)

 

Pronto.. Regulado o volume da entrada line-in...

 

Abaixe o ganho... (Voce vai observar a senoide limpando - ULULANTE!)

E va aumentando ate observar a menor distorcaozinha (comeca nos vales)

 

 

Ah! O programa que utilizei foi o The Oscilloscope OSCI

Site (em alemao): http://www.audiotester.de/

Link direto para o pacote de programas (shareware): http://www.audiotester.de/aowv2.exe

 

No pacote vem um RTA (ou Analisador de Spectro), Um osciloscopio e um Gerador de Ondas... A unica restricao deles por serem Sharewares eh que funcionam apenas alguns minutos... Apos isso Voce tem que fechar a abrir o programa novamente :P

 

[]'z

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Meu irmão, tenha uma coisa em mente, sempre:

 

Soco soco, bate bate, soco soco, vira vira.

Soco bate, soco vira, soco vira vira!

kkkkkkkkkk Seu louco!!!

 

Minha namorada foi pro Show da Xuxa doido...

Ela tava cantando essa musica! :P :lol: :ol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aproveite e compre uma caixa PATOLA de plástico

 

KkKKK :lol:

Kleberito! Eu juro que ainda vou comprar a minha...

Mas meu tanquinho de papelao ficou tao bunitinho! :vts

 

 

Ah! Pra ligar o circuito la dentro eu utilizei cabos simples de 0.5mm² ou era 1.5mm²... nao lembro.. Era cabo de Remote! ;)

 

 

Gostei da ideia de regular 2 canais ao mesmo Tempo! HOhOHoho

 

Fica pra próxima! :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora fiquei com vontade de brincar ahahahahaha!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estava lendo o artigo da AutoSom.net pra regular o ganho via PC.

http://www.autosom.net/artigos/controleganho.htm

 

Porém algumas dúvidas surgiram.

 

O cabo que liga a saída do SUB a Blackbox, pode ser um cabo de áudio de 3mm²!?

O cabo que liga a caixa preta ao PC.. pode ser um RCA bom ?!

 

Conforme as dúvidas forem surgindo e eu for montando o esquema.. vou postar aqui ;)

Gente, é tudo muito simples. O que você tem é um divisor de tensão (formado pelo potenciômetro) e mais um resistor pra limitar a corrente, mantendo segura a entrada do micro. E só. Mais fácil que isto impossível. Como temos uma corrente ínfima, baixíssima, ridícula e etc, passando pelo circuito, podemos utilizar fios finos e maleáveis. Um cabo manga com 2 condutores fica perfeito. Aí vc coloca 2 garras jacaré na entrada e pronto.

 

Pra montar, vai um descritivo q permite a quase qq um fazer... olhndo o potenciômetro de frente (com o eixo virado pra você), vemos 3 terminais. O da ESQUERDA vai ligado ao terra da placa de som (malha do cabo P10 que vai à placa de som) e ao fio que corresponde ao negativo da saída (use um jacaré preto neste fio, pra ligá-lo ao amp em teste). Solde os 2 ali, e só.

 

No pino do MEIO, ligamos o fio que corresponde ao positivo da saída (use um jacaré vermelho na ponta de teste). Solde ele apenas.

 

Já no pino da direita, vamos soldar um dos terminais do resistor de 100k x 1/8W. O segundo terminal deste resistor soldamos ao fio que vai para a placa de som (temos 1 ou 2 fios, dependendo do tipo de cabo, além da malha, que é o terra). solde estes fios ao resistor.

 

Isole as ligações e pronto.

 

Aproveite e compre uma caixa PATOLA de plástico (existe uma preta bem pequena, que custa uns 2 reais, ideal para isto) e faça um furo em cima para o potenciômetro, rosqueie-o lá, faça mais 2 furos dos lados pra passar os cabos. feche o fundo e pronto. E não se esqueça de comprar potenciômetro de eixo curto (o mais comum) e um knob, que é o "botão" que giramos. Apenas pra um efeito mais profissional.

 

Uma boa idéia é usar 2 circuitos semelhantes e apens um potenciômetro duplo. Assim podemos ter medições de 2 canais ao mesmo tempo e pegar diferenças de resposta.

 

OBS: É ideal ter experiência com solda... senão vc vai ter mal contatos.

 

Quem quiser eu posso montar e mandar, mas aí em avisem q eu faço todos de uma só vez...

Serve um pro dia 18, kleberinho fofo?! haha

Juro que se tivesse tempo não estaria lhe pedindo.

Vou desconsiderar o comentário pederasta e fazer a sua box...

 

aliás... já que vou ter q esquentar o ferro de solda mesmo... vou fazer logo 10 e deixar pra quem quiser comprar... aí é só enviar. Como é barato mesmo, não onera pra mim. Aí eu faço a versão de 2 canais, pq aumenta pouca coisa o custo.

 

O que acham? Acho que dá pra passar a 20 reais + envio (dá uns 22,50 com envio por carta registrada).

 

Vou abrir um tópico nos classificados. Quem quiser bota o nome lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quer ajuda? Comprar componentes, estanho, cachaça,... E prefere a grana adiantado?! se quiser já me manda sua ag / cc que deposito.

E tá afim de um empresário nessa empreitada?! hehee

Valeu mesmo!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A regulagem é simples, porém, infelizmente, não é linear... pra ter uma idéia, com o pot no meio, temos uma divisão por 2, apenas, e quanto mais o giramos para a direita, mais dividimos esta tensão...

 

Uma boa idéia, que inclusive por agilizar todo o processo, é utilizar um circuito fixo com divisor por 100, onde temos uma faixa de 10 a 100V, onde temos 10V = 0,1V e 100V = 1V na saída, suficiente pra regular qulquer amplificador automotivo.

 

E aí, o que acham? Fica muito mais simples e preciso, sem precisar de nenhum processo a mais. Só ligar e medir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah.. 100x melhor :)

Não precisa ficar regulando "aos poucos"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quer ajuda? Comprar componentes, estanho, cachaça,... E prefere a grana adiantado?! se quiser já me manda sua ag / cc que deposito.

E tá afim de um empresário nessa empreitada?! hehee

Valeu mesmo!!

Relaxa... eu tô finalizando um projeto meu... MP3BOX, depois posto as fotos aqui... é um player de MP3 + amplificador que eu tô terminando, pra som ambiente... tenho q terminar até sábado, pq quero instalar no domingo. Como eu tenho que comprar as peças que faltam pra ele (uns plugues e botões que eu esqueci de comprar... sem falar em solda... muita solda... hehehe), aproveito e compro as suas. Daqui a pouco eu vou passar na 310 (1 quadra abaixo de onde eu trabalho), deixa só o motoboy aparecer aqui pra pegar uns documentos. O seu pode ser neste esquema de divisor fixo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ô Kleber... regular o audiobank foi beleza, pq o canal é 75wrms.

 

Mas.. se eu quiser regular o BANDA ICE com esse sisteminha. Ele agüenta?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro, Kleber! O que for mais simples e prático pra ti, depois eu me viro :D

Qualquer coisa, é só dar um toque. Tô aqui no senado ainda mas dou um pulo em qqer canto... Agora que fui ver que tenho você no msn, ó vida, ó céus...

 

E qual é a desse mp3inabox teu ae?! Pra brigar com ipods ?! Vai usar que sistema de armazenamento ?! Flash ?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ô Kleber... regular o audiobank foi beleza, pq o canal é 75wrms.

 

Mas.. se eu quiser regular o BANDA ICE com esse sisteminha. Ele agüenta?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bah.. 100x melhor :)

Não precisa ficar regulando "aos poucos"...

Posso dá uma força tb na montagem, amanha tô indo na loja de componente eletronico comprar umas coisinhas pra mim e posso comprar se alguem se interessar. Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ô Kleber... regular o audiobank foi beleza, pq o canal é 75wrms.

 

Mas.. se eu quiser regular o BANDA ICE com esse sisteminha. Ele agüenta?!

Ele lê até 100V. Acima disto, clipa a leitura.

 

Pra um valor de 100V na saída, temos 5000W RMS em 2 ohms, e 2500W RMS em 4 ohms... então acho que dá e sobra...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...