Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno C.

Aumentar cilindrada

Recommended Posts

Li alguns topicos sobre aumento de cilindrada e quero saber como é feito essa alteração. Pelo que entendi, pode-se mexer na biela ou no pistão.

Existem vantagens de se mudar um ao inves do outro ? e quais os alterações mais seriam necessarias ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

da pra fazer sim

eu vou fazer no meu mas ainda nao decidi o que

eu vou retificar o motor entao tem que abrir pareders do cabecote porque sempre estao comidas por causa das folgas

eu provavelmente vou colocar algum pistao maior que o original entao a cilindrada ja aumenta

vc pode colocar tbem pistoes cabecudos ai tbem aumenta a cilindrada

mas o ideal e tbem taxar o cabecote, vai dar muito mais resultado do que somente mexer em pistao

Compartilhar este post

Link para o post

eu já vi numa revista, nãop lembro qual, se foi a FullPower ou a Hot, que tinha um COrsa dos novos, com o motor 1.6 16v só que agora era 1.7, mas eu não me lembro o que ele tinha feito....

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá pra mudar só a biela por uma de curso maior ou menor ? Não sei ao certo .. não entendo muito ...

Pois acho que seria de custo menor né ...

Compartilhar este post

Link para o post
vc pode colocar tbem pistoes cabecudos ai tbem aumenta a cilindrada

pistões cabeçudos não aumentam a taxa de compressão em vez da cilindrada?

Compartilhar este post

Link para o post
' date='Nov 30 2004, 02:36 PM'] pistões cabeçudos não aumentam a taxa de compressão em vez da cilindrada?

isso isso isso

e o que modifica a cilindrada é ou pistão ou virabrequim... biela nai nai

Compartilhar este post

Link para o post

a unica coisa que modifica cilindrada, eh camisa. somente isso. Voce alargar o cilindro ou faze-lo mais fundo, essa segunda opcao eh acho mais dificil, Amigo do meu pai, a um tempao, aumentou a cilindrada de um Opala 4,1, reabrindo os cilindros para receber camisas do opala 2,4, que sao maiores, nao sei ao certo pra quanto foi, mais ficou o bixo

Compartilhar este post

Link para o post

a cilindrada é definida por

(nº de cilindros) x (curso) x (diametro/2)² x (3,14159)

(falta o ajuste de unidades, mas se fizer tudo no SI deve dar em m³)

então, para aumentar a cilindrada vc pode:

aumentar o nº de cilindros:

algo bastante inviavel, mas no fusca dá para ligar 2 motores em um eixo (fusca-fitti), assim dobrando o nº de cilindros... normalmente não dá para fazer.

Aumentar o curso:

Para aumentar o cusrso vc deve trocar o VIRABREQUIM, não as bielas. geralmente precisa-se diminuir as bielas para evitar que o pistão bata no cabeçote, mas a troca das bielas não altera a cilindrada ( altera a taxa de compressão, mas esse tópico é delicado.)

Deve-se tomar cuidado com esse modelo de aumento, pois se diminuir a biela e aumentar o curso vc vai ter um motor extremamente ruim para altas rotações.

Aumentar o diametro:

a melhor opção, porém mais cara que a anterior. vc deve trocar os pistões e o bloco (ou melhor, usinar o bloco). cuidados especiais são necessários com a taxa de compressão ( que deve ser diminuida para evitar a detonação, pois a camara está adotando um formato mais esticado, e menos quadrado, assimpiorando a dissipação de calor) e/ou no ponto de ignição, pelos mesmos motivos citados acima.

esse aumento é limitado pela espessura da camisa e a distancia entre cilindros.

esses são os únicos meios de aumentar a cilindrada!

Compartilhar este post

Link para o post
a unica coisa que modifica cilindrada, eh camisa. somente isso. Voce alargar o cilindro ou faze-lo mais fundo, essa segunda opcao eh acho mais dificil, Amigo do meu pai, a um tempao, aumentou a cilindrada de um Opala 4,1, reabrindo os cilindros para receber camisas do opala 2,4, que sao maiores, nao sei ao certo pra quanto foi, mais ficou o bixo

não são as camisas que são trocadas... camisa do opala não é removivel, tem que retificar o bloco, usa-se os pistoes de 4" do 2.5L... isso vai pra 4300 e alguns quebrados, não lembro de cor

Compartilhar este post

Link para o post
não são as camisas que são trocadas... camisa do opala não é removivel, tem que retificar o bloco, usa-se os pistoes de 4" do 2.5L... isso vai pra 4300 e alguns quebrados, não lembro de cor

sao removiveis sim, apenas em retifica, nao sao as chamadas camisa ``molhada``

Compartilhar este post

Link para o post
outro detalhe, o opala eh 2.4, nao 2.5

detalhe é 2.5 sim, 2.4 é a s10/blazer

veio opala 151 e 153, mas isso não chega a alterar de 2,5 pra 2,6

sendo que teve o 151s, versão esportiva

inclusive vinha escrito na lateral 2500

e a camisa é fundida ao bloco

Compartilhar este post

Link para o post
detalhe é 2.5 sim, 2.4 é a s10/blazer

veio opala 151 e 153, mas isso não chega a alterar de 2,5 pra 2,6

sendo que teve o 151s, versão esportiva

inclusive vinha escrito na lateral 2500

e a camisa é fundida ao bloco

nao, a camisa nao eh fundida ao bloco. da essa impressao, jah que ela so entra no bloco congelada.

Compartilhar este post

Link para o post
quanto à questão das camisas eu não posso opinar... mas o opala não é 2.4, é 2.5...

estava no documento do carro, 2,4, por isso to afirmando com tanta certeza

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...