Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
GGG

Micro-relês

Recommended Posts

Fala povo!

 

Esses dias descobri que meu amp (AB-4050), que esta numa lateral em MDF no porta-malas, qdo exigido por mt tempo em potencia maxima esquenta uma barbaridade... acredito que seja falta de ventilaçao, ja que a lateral nao conta com nenhuma saida ou entrada de ar, apesar de todo o dissipador da carcaça estar para fora da lateral, exposto

 

o amp esta sendo usado pra empurrar o kit da frente (e2k sem tw, que queimou :() e o sub em bridge (Premium !!e Export 12" BS 4 ohms)... alimentaçao superdimensionada pois esta previsto mais um amp no futuro com 25mm² no positivo e 16mm² no negativo, cabos de falante ok.

 

entao resolvi que para o bem da saude do meu sistema, preciso providenciar urgentemente uma ventilaçao forçada... ja tenho 3 fans, sendo que pretendo usar somente uma delas, de 8x8cm injetando ar frio pelo topo da lateral diretamente acima do amp

 

até ai foi só pra explicar a situaçao... a duvida é a seguinte... eu comprei um micro-rele para 12Vcc com 2 controles independentes, sendo que em um deles vou ligar somente o amp e um led indicador de funcionamento, a bobina vou alimentar com o remote, e o segundo controle vou usar para ligar os sistemas auxiliares, que a principio vai ser só a ventilaçao forçada, mas futuramente vem mais algumas coisas, como iluminaçao com leds SB e medidor de nivel da bateria qdo o segundo amp vier... o segundo controle tb vai ter um led indicador d funcionamento e todas as linhas positivas serao protegidas por fusiveis d 1A

 

alguem ja usou esses micro-reles em sou automotivo? eles sao confiaveis ou é melhor eu comprar um rele grande mesmo? o cara da loja me disse que o rele aguenta até uns 10A em 12Vcc... nao achei nada sobre esse tipo de rele pesquisando!!

 

foto do micro-rele do lado d uma tampa d caneta BIC pra comparar o tamanho... nao liga nao que minha webcam é uma m****...

post-5-1097710211.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala povo!

 

Esses dias descobri que meu amp (AB-4050), que esta numa lateral em MDF no porta-malas, qdo exigido por mt tempo em potencia maxima esquenta uma barbaridade... acredito que seja falta de ventilaçao, ja que a lateral nao conta com nenhuma saida ou entrada de ar, apesar de todo o dissipador da carcaça estar para fora da lateral, exposto

 

o amp esta sendo usado pra empurrar o kit da frente (e2k sem tw, que queimou :() e o sub em bridge (Premium !!e Export 12" BS 4 ohms)... alimentaçao superdimensionada pois esta previsto mais um amp no futuro com 25mm² no positivo e 16mm² no negativo, cabos de falante ok.

 

entao resolvi que para o bem da saude do meu sistema, preciso providenciar urgentemente uma ventilaçao forçada... ja tenho 3 fans, sendo que pretendo usar somente uma delas, de 8x8cm injetando ar frio pelo topo da lateral diretamente acima do amp

 

até ai foi só pra explicar a situaçao... a duvida é a seguinte... eu comprei um micro-rele para 12Vcc com 2 controles independentes, sendo que em um deles vou ligar somente o amp e um led indicador de funcionamento, a bobina vou alimentar com o remote, e o segundo controle vou usar para ligar os sistemas auxiliares, que a principio vai ser só a ventilaçao forçada, mas futuramente vem mais algumas coisas, como iluminaçao com leds SB e medidor de nivel da bateria qdo o segundo amp vier... o segundo controle tb vai ter um led indicador d funcionamento e todas as linhas positivas serao protegidas por fusiveis d 1A

 

alguem ja usou esses micro-reles em sou automotivo? eles sao confiaveis ou é melhor eu comprar um rele grande mesmo? o cara da loja me disse que o rele aguenta até uns 10A em 12Vcc... nao achei nada sobre esse tipo de rele pesquisando!!

 

foto do micro-rele do lado d uma tampa d caneta BIC pra comparar o tamanho... nao liga nao que minha webcam é uma m****...

Eu já usei da metaltex e nele marcava 5A em 30VDC só não sei esse aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque você você vai colocar 25mm pro positivo e 16mm pro negativo?

Editado por junior_rosso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

costumo usar estes tipos de reles para alarmes..centralinas mais exato ou saidas auxiliares, o custo dele é bem baixo em comparação a um relé comum!

 

vc disse que ele tem duas saidas? não seria por acaso contatos na (normalmente aberto) / nf (normalmente fechado) ?

Editado por soaresrey

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Porque você você vai colocar 25mm pro positivo e 16mm pro negativo?

pq o positivo sera dividido futuramente em um cabo de 16 ou 21mm² que alimentara o amp d graves e um de 10mm² que vai allimentar o amp do estereo, no caso, o AB-4050... entao pra nao ficar mt diferente, ao inves d colocar o cabo d 10mm² definitivo no negativo do Audiobank, comprei um cabo de 16mm²... mas qdo vier o segundo amp esse negativo vai virar um cabo d 10mm²...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente, eu tenho uns 4 desses aqui (Metaltex) e acho que aguentam 10A sim, não tem rolo

 

é vantagem pq a bobina eh menor que dos parrudos, "induzindo" menos problemas (trocadilho infame) hehaehahehae

 

junior rosso, o negativo deve estar aterrado pertinho na lataria, consequentemente com comprimento muito pequeno, o que permite o uso de bitola menor

 

http://www.metaltex.com.br/produto.asp?cla...20de%20potência

 

Abraços

Editado por gusk4x4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
costumo usar estes tipos de reles para alarmes..centralinas mais exato ou saidas auxiliares, o custo dele é bem baixo em comparação a um relé comum!

 

vc disse que ele tem duas saidas? não seria por acaso contatos na (normalmente aberto) / nf (normalmente fechado) ?

ah sim... ele tem uma bobina, dois conectores comuns, dois NA e dois NF...

 

sendo que os comuns sao independentes e os NA/NF sao associados a somente um comum... por isso sao independentes...

 

qto a ter custo baixo.... eu paguei R$ 5,90 nele... nao achei tao baixo assim pelo tamanho do rele... hehehe :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
costumo usar estes tipos de reles para alarmes..centralinas mais exato ou saidas auxiliares, o custo dele é bem baixo em comparação a um relé comum!

 

vc disse que ele tem duas saidas? não seria por acaso contatos na (normalmente aberto)  / nf (normalmente fechado) ?

ah sim... ele tem uma bobina, dois conectores comuns, dois NA e dois NF...

 

sendo que os comuns sao independentes e os NA/NF sao associados a somente um comum... por isso sao independentes...

 

qto a ter custo baixo.... eu paguei R$ 5,90 nele... nao achei tao baixo assim pelo tamanho do rele... hehehe :vts

Eu usei um desses que só tinha dois NA nunca tinha visto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
realmente, eu tenho uns 4 desses aqui (Metaltex) e acho que aguentam 10A sim, não tem rolo

 

é vantagem pq a bobina eh menor que dos parrudos, "induzindo" menos problemas (trocadilho infame) hehaehahehae

 

junior rosso, o negativo deve estar aterrado pertinho na lataria, consequentemente com comprimento muito pequeno, o que permite o uso de bitola menor

 

http://www.metaltex.com.br/produto.asp?cla...20de%20potência

 

Abraços

valeu gusk! se queimar alguma coisa eu mando a conta pra sua casa por ter acreditado em vc.... hahaha

brincadeira :ol

 

valeu pessoal q opinou.... vou usar esse micro-rele mesmo e depois posto uma foto do projeto e comentarios!

 

:legal:

Editado por GGG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
costumo usar estes tipos de reles para alarmes..centralinas mais exato ou saidas auxiliares, o custo dele é bem baixo em comparação a um relé comum!

 

vc disse que ele tem duas saidas? não seria por acaso contatos na (normalmente aberto)  / nf (normalmente fechado) ?

ah sim... ele tem uma bobina, dois conectores comuns, dois NA e dois NF...

 

sendo que os comuns sao independentes e os NA/NF sao associados a somente um comum... por isso sao independentes...

 

qto a ter custo baixo.... eu paguei R$ 5,90 nele... nao achei tao baixo assim pelo tamanho do rele... hehehe :vts

Eu usei um desses que só tinha dois NA nunca tinha visto.

Uso eles pra acionor meus amps.. 10A na boa e menos consumo na bobina...

MAs costumo pagar 3,80...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

R$ 3,80 o rele com dois conjuntos d Comum/NA/NF?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
R$ 3,80 o rele com dois conjuntos d Comum/NA/NF?

OOOPPS não no simples..

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
OOOPPS não no simples..

 

[]

 

Sandro

Ufa! não fui tao extorquido entao.... hehehe

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho dois desses jogados aki pela minha casa!!!

 

vou aprender instalar esses bichanos ai.. para ver qual é que é....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GGG tira umas fotos depois e posta, é que eu tbm tenho um AB-4050 e esquenta muito tbm, e se der vou fazer no meu tbm.

 

:vts:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode deixar que qdo eu terminar de montar eu posto fotos.... se eu conseguir uma maquina digital até posso documentar todo o processo d soldagem, corrosao da placa PCB, furaçao, instalaçao, fotos do carro como está... mas como só tenho essa minha webcam master-tosca fica dificil e provavelmente eu só tire uma foto do projeto ja pronto.... :unsure:

 

e preciso achar uma broca de 1mm pra vender pq fiz o favor de quebrar a minha! :angry:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria muito bom se der pra documentar, pois não tenho a minima ideia de como fazer, mas o que vc conseguir já vai me ajudar muito.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

igualzinho o rele q estou usando pra comutar entre luz da lanterna e luz do pisca. :)

pode usar, vai fundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...