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fabianok

Pressão de Combustível

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Pessoal, bom eu desmontei por minha conta e risco meu 2E este final de semana ehhehehehe Bom... Tirei a parte de cima fora e vi que ali estava conectada a mangueira do combustível e que ela abria/fechava com a bóia.

Ai imaginei "Deve ser que nem caixa da agua que quando a boia dai enche denovo". Bom, legal, mas dai eu me pergunto: se eu botar uma pressão de combustível de 0,1Bar por exemplo dai é capaz de numa puxada acabar o álcool e acabar com o motor por falta de combustível.

Se eu botar 0,5Bar já fica bom.

*E* a pergunta final: Se eu botar 1Bar, 1,5Bar? o que acontece? disse estes tempos que o meu carro tava dando falta de combustível em alta rotação e me aconselharam a aumentar a pressão de combustível - MAS eu não consigo entender qual a diferença que isto trará - já que no meu exemplo com 0,5Bar já se garante que a "cuba" do carburador fique sempre cheia de álcool...

Alguém sabe me explicar?

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Será que a pressão é insuficiente para dar vazão e manter o nível da cuba em alta?!? O problema de aumentar a pressão na linha, é que vc trabalhará com uma mistura sempre gorda, principalmente em baixa, dado que a cuba trabalhará com um nível maior...

 

Pode ser que, vc tenha que rever algum gicleur, caneta e talz tmb...

 

Na Belina foi um parto arrumar um par de gicleurs ( e um ponto de ignição legal ) para ter um consumo condizente com o desempenho...

 

Tô usando gicleurs 135 e 157,5 no primeiro e segundo estágios respectivamente... O do primeiro, originalmente, é 125... Mas eu notei que ela ficava "xoxa" com o 125. Só depois de testar alguns, cheguei em um parzinho que me agrada.

 

Ainda não troquei as canetas... :rolleyes: Não consegui retirar elas. Só "obstrui" uma delas... *rs* ( Eita servicinho tosco... *rs* )...

 

Por falta de uma mola, meu segundo estágio está sendo acionado por "elásticos"... *rs*

 

Só sinto que ela agora está um pouco xoxa em alta... Mas deve ser por causa do ponto que foi regulado no "olhômetro".

 

O consumo, creio eu, que esteja "normal" para ela... 4,5km/l de álcool, num AP1.8 com 150.000km e 8,5:1 de taxa.

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Duplicada... Moderação pls!!! :)

Editado por Loko

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Olha, mas se a pressão não deixasse a cuba ficar cheia em alto RPM isto faria o carro dar uma tussida quando a cuba esvaziasse né? mas isso não acontece.

Olha o seu consumo eu acho que tá meio alto né? deve ser a taxa - vc já pensou em trocar a junta pela versão a álcool? O meu na cidade com alto transito e 100% alcool faz 5,3 andando meio cidade meio estrada e mais 8% gasolina: 8,92Km/l. Na oficina até ja me disseram que "papai noel existe" hehehehehe mas eu fiz sim. To com 125 no primeiro agora e 240 no segundo. O carro fica bom mas um pouco "xoxo" em baixa mesmo. Com 145 já fica mais "brabo" em baixa e com 170 ele se engasga todo em alta - e estranho é que mesmo assim o hallmeter mostra mistura pobre...

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EITA CARAJO!!!

 

240 de segundo estágio?!? :blink:

 

Seu carro é aspro, é?!? Tah bem grandinho, heim!!! Seu carb é trabalhado?!?

 

Um vez, um amigo meu disse que algumas sondas começam a indicar mistura pobre, caso fiquem encharcadas... Mas creio que não é o seu caso...

 

A cuba vai esvaziando-se conforme o tempo passa... Dificilmente o carro trupicará mesmo... E conforme ela esvazia/abaixa o nível, a mistura começa a empobrecer... ( Hehehe... Tmb com uma "comporta" 240 haja combustível... *rs* )

 

Será que o consumo está tão elevado a ponto da bóia não dar vazão suficiente?!? Seria interessante tmb "arrombar" a cuba do carbura para conseguir um volume maior de combustível... Brincar de trocar as canetas até achar um parzinho que lhe agrade e talz...

 

Vc usa um comando mais "brabu" que 280°? Tem o cabeçote trabalhado?!? Ou é turbo ( improvável pela pressão do combustível )?!? Pq tô achando esse gicleur demasiadamente grande para um 2E...

 

Mesmo com a mistura de gasosa, o hall mostra mistura pobre?!?

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Olha loko, me explica: que diabo é essas "canetas"? pra que serve e qto custa um "jogo" +-?

Olha o meu é um Aspro, comando 272 cabeçote trabalhado (não em banca de fluxo) a álcool e é um AP 1.8

E o hallmeter se comporta assim: marcha lenta todo aceso! andando na boa - todo aceso, sair comendo tudo ele apaga quase todos os leds - só os vermelhos ficam acesos. Dai o estranho é que mesmo andando na boa denovo por bastante tempo o hall continua marcando pobre, só volta a ficar totalmente rico se deixo em ponto morto por 1 minuto ou mais, ou seja: Não é nada instantâneo como eu achei que deveria ser.... O engraçado é que se eu colocar um gicle de 2o estagio menor que 240 ele engasga em alto RPM - como se desse falta mesmo....

O meu preparador pegou aquele caninho do 2o venturi que dirige um jato de álcool quando a borboleta está bem aberta e arrancou fora e então fez outro que vai mais fundo dentro do venturi - diz ele que dai com menos arrasto do ar já entra mais álcool e realmente: melhorou a aceleração depois disso e até o hallmeter já indica mistura menos pobre - mas ainda pobre.

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Canetas?!?

 

Aqueles "gicleuers" que ficam na parte de cima do carbura... Próximo as entradas dos corpos, tah ligado?!? São 3 "parafusos furadinhos" sendo um deles bem menor que os outros dois... Se vc ler um deles deverá ( ao menos deveria ) ler um código... X110 ou sei lá o q...

 

Como o Álcool é quase 3 vezes mais denso que a gasosa, eles tmb tem que ser modificados, para uma melhor "mistura" ar/comb, se não estou enganado... Tenho que estudar um pouco mais isso... *rs*

 

Humm...

 

Na marcha lenta o bicho já acusar mistura rica é ruim, heim! :(

 

Que eu saiba, o sinal da mistura em ML deve oscilar, e não bater em "rich" o tempo todo. Alguma coisa de errado com o seu carbura está acontecendo.

 

Andando de boa e constantemente, a mistura deveria manter-se em "stoich" ( ideal ) tendendo a rica por tratar-se de um carburado, ou estar nas primeiras "casas" da zona "rica", para respostas mais rápidas.

 

Com o pé em baixo, por segurança e por potência, convém que a mistura seja rica, para previnir uma eventual quebra tmb... Só preciso achar onde coloquei minha tabela com os valores em mV na sonda, para saber até onde convém uma mistura mais rica. Mas se não estou enganado, 960~980mV é uma condição "boa" para o pé-em-baixo.

 

Aquela zona em que fica o injetor no venturi é bastante crítica... Modificar a posição do injetor alí não é para qualquer um não pois, geralmente, o injetor fica na zona de maior arrasto ( maior velocidade do ar - o efeito Venturi ) que é justamente a parte mais estreita do corpo do carb. Se vc tirar ele dali, é provável que a mistura fique pobre pois, o ar não terá velocidade suficiente para puxar o combustível da cuba... É por isso que vc deve estar usando um gicleur 240 :blink: no segundo estágio.

 

Por não estar em uma zona onde a turbolência é maior, o combustível pode não estar sendo corretamente pulverizado... Gerando gotículas de combustível não tão atomizadas qnt uma boa combustão nescessita...

 

Provavelmente seu carro está beberrão pra carajo qnd vc anda com o pé atolado... A jogando muuuuuito combustível não queimado via escape... Pode ser que seja isso que venha "encharcar" a sonda, fazendo ela "zerar" com o pé em baixo...

 

Só depois da sonda "secar" ela volta a trabalhar... Tmb é provável que essa sonda já tenha ido para a casa do chapéu por ter combustível constantemente nela... :(

 

Um 272° não é um comando assim tão "brabo" a ponto de exigir tamanho gicleur. Seu comando deve ser até o 49G, não é?!?

 

Tente voltar um gicleur mais manso e voltar esse injetor para o original... Num deve dá nem R$20,00 um parzinho desses "injetores" e os gicleurs/canetas novos... Eu fiz isso na Belina e gostei. Ao menos creio que o rendimento dela já esteja condizente com as condições do motor...

 

Só tenho que tirar um maldito "trupico" que ela dá com baixa carga... Mas isso deve ser por causa das canetas e das folgas que meu carb já tem... :(

Editado por Loko

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Esse teu "trupico" não é assim: Vc tá com uma marcha mais alta - tipo 4a a uns 90 por hora e solta o acelerador... o carro vai reduzindo, reduzindo, até uns 40 por hora digamos - que é uma rotação bem baixa para uma 4a marcha. Dai por mais que você toque o acelerador com cuidado o carro dá um pulo, fica "brabo" hehehehe? é isso? Se for isso eu sei o que é: gicle de 1o estagio muito grande, diminuir melhora esse aspecto.

Ah, mas meu comando nao é o 49G não, era o 49H e dai mudei por este 272 que comprei no mercado livre, acho que tem 10,5 de levante...

Então agora sei o que eh essas "canetas" na minha tem um "X100" - será o correto?

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