Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Fhábio

Endurance 2K tocando 25 Hz...

Recommended Posts

Simulei um Endurance 2K 12d2 de 500W rms, (modelo anterior à linha export), no WinISD Pro, queria uma resposta absolutamente plana e que chegasse em uns 25Hz, o programa sugeriu uma caixa dutada de 80 litros mas eu a reduzi para 70 litros com um duto de 4" por 42,3 cm de comprimento resultando numa sintonia em 26,5 Hz. Ográfico de resposta em freqüência está muito plano, (possui pico de 0,14 dB), e ele indica que a -3dB a resposta está em 25,7 Hz. Vou utilizar este sub em um pálio alimentado por um amplificador que fornece, embridge, 450 Wrms a 4 ohms, pra isso vou ligar as bobinas em série, e pretendo cortar o sub em 80 Hz.

O gráfico de excursão do cone apresenta um deslocamentomáximo de 24 mm a 38Hz, e na freqüência de sintonia da caixa, 26,5 Hz, o deslocamento é de 8,5 mm.

O "Xmáx" deste sub é 8mm, isso indica que o sub será danificado com esta caixa caso tente reproduzir esta freqüência ? Alguém já viu um e2k nestas condições ?

A caixa sugerida como "normal" pela bravox (50 litros, duto de 4" x 41 cm) possui pico de 1,6 dB em 48 Hz queria uma caixa mais plana e que tocasse mais baixo.

Não consegui postar os gráficos, ficaram muito grandes...

Os parãmetros do sub :

qts: o,42

vas: 70 L

fs: 27 Hz

qms:6,3

Xmax: 8 mm

Pot: 500 Wrms

Re: 1,9 + 1,9 ohms

Z: 2 + 2 ohms

sens: 88 dB

Diâmetro: 0,321 m

Área: 0,0523 m2

Bl: 7,728 Tm

Já estava decidido a fazer uma caixa dessas pro meu e2k mas agora estou com medo de danificá-lo por excesso de excursão.

Desde já agradeço possíveis colaborações para minhas dúvidas, e sugestões de caixas com resposta plana e extendida são bem vindas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se a caixa eh 20 litros maior que a do fabricante pode ter certeza que vai haver excesso de excursão

 

eu faria a caixa normal da bravox, excelente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow, no winsd tem a potência maxima a ser aplicada devido ao excesso de excursão, veja lah para a sua caixa. Veja tb o delay do sub nessa caixa pra ver se não fica muito alto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pow, no winsd tem a potência maxima a ser aplicada devido ao excesso de excursão, veja lah para a sua caixa. Veja tb o delay do sub nessa caixa pra ver se não fica muito alto!

aonde eu vejo no winisd essa parada de qual a potencia máxima pro sub em determinada caixa.....qdo eu vou adicionar um sub la até hoje nem achei aonde eu coloco a potencia do sub......

 

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

levem uma coisa em consideracao, o winisd simula a aplicacao de um tom puro com a potencia especificada. na pratica isso nao acontece, pois os instrumentos alem da fundamental, tem tb as harmonicas, que contem uma potencia respeitavel....

 

 

alem disso, o porta malas do carro contribui para freiar o sub...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pow, no winsd tem a potência maxima a ser aplicada devido ao excesso de excursão, veja lah para a sua caixa. Veja tb o delay do sub nessa caixa pra ver se não fica muito alto!

Baixei a nova versão do winisd pro, simulei novamente o sub com mais dados e deu o seguinte :

caixa dutada de 70 L duto de 4" x 43 cm

f3 = 26 Hz

Cone excursion máx: 12.6 mm a 36hz, como o xmáx deste sub é 8 mm espero não ter muitos problemas pois há o fato de que o ambiente do veículo vai amortecer um pouco o falante.

gostaria que alguém que possuísse o basboxpro ou o termpro simulasse este sub também em condições parecidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...