Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
golo

Núcleo de ferrite

Recommended Posts

Gostaria de saber onde neste Brasil consigo encontrar núcleo de ferrite cilíncrico?

Não acho para vender.

Alguém sabe qual núcleo de ferrite é melhor para som automotivo e sua constante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao tenho ideia de que seja e para que sirva!

alguem dava pra me explicar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nao tenho ideia de que seja e para que sirva!

alguem dava pra me explicar?

acho que ele vai fazer um xover passivo LP passa baixa, axo que deve ser pra isso que ele quer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nao tenho ideia de que seja e para que sirva!

alguem dava pra me explicar?

acho que ele vai fazer um xover passivo LP passa baixa, axo que deve ser pra isso que ele quer.

xover em geral. Quero fazer band-pass 18db/8.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostaria de saber onde neste Brasil consigo encontrar núcleo de ferrite cilíncrico?

Não acho para vender.

Alguém sabe qual núcleo de ferrite é melhor para som automotivo e sua constante?

Aí é complicado... as poucas opções seriam metalúrgicas... talvez alguma produza e venda para pessoa física... vc pode tentar bater um papo com o pessoal da tecnotrafo e ver se eles não te passam uns contatos. Ou então, procure em lojas que vendam núcleos toroidais e veja se elas não te conseguem os bastões...

 

A segunda opção, um tanto mais "porca", é utilizar núcleo E de transformador... mas vc tem que substituir a constante magnética na fórmula, senão vai ter prioblemas de indutância. Neste caso, vc teria que enrolar as bobinas nos carretéis, e iria ter uma parada exatamente igual a um transformador comum. Só que estes núcleos saturam mais fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostaria de saber onde neste Brasil consigo encontrar núcleo de ferrite cilíncrico?

Não acho para vender.

Alguém sabe qual núcleo de ferrite é melhor para som automotivo e sua constante?

Aí é complicado... as poucas opções seriam metalúrgicas... talvez alguma produza e venda para pessoa física... vc pode tentar bater um papo com o pessoal da tecnotrafo e ver se eles não te passam uns contatos. Ou então, procure em lojas que vendam núcleos toroidais e veja se elas não te conseguem os bastões...

 

A segunda opção, um tanto mais "porca", é utilizar núcleo E de transformador... mas vc tem que substituir a constante magnética na fórmula, senão vai ter prioblemas de indutância. Neste caso, vc teria que enrolar as bobinas nos carretéis, e iria ter uma parada exatamente igual a um transformador comum. Só que estes núcleos saturam mais fácil.

é aí que está o problema, mas se não encontrar um lugar que venda e não descobrir a a permeabilidade inicial da ferrite que comprarei terei de fazer com ferro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostaria de saber onde neste Brasil consigo encontrar núcleo de ferrite cilíncrico?

Não acho para vender.

Alguém sabe qual núcleo de ferrite é melhor para som automotivo e sua constante?

Aí é complicado... as poucas opções seriam metalúrgicas... talvez alguma produza e venda para pessoa física... vc pode tentar bater um papo com o pessoal da tecnotrafo e ver se eles não te passam uns contatos. Ou então, procure em lojas que vendam núcleos toroidais e veja se elas não te conseguem os bastões...

 

A segunda opção, um tanto mais "porca", é utilizar núcleo E de transformador... mas vc tem que substituir a constante magnética na fórmula, senão vai ter prioblemas de indutância. Neste caso, vc teria que enrolar as bobinas nos carretéis, e iria ter uma parada exatamente igual a um transformador comum. Só que estes núcleos saturam mais fácil.

é aí que está o problema, mas se não encontrar um lugar que venda e não descobrir a a permeabilidade inicial da ferrite que comprarei terei de fazer com ferro.

Acredito que os parâmetros já venham nas especificações do núcleo. Porém vc pode assumir o valor médio para núcleos de ferrite sem grandes problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Porém vc pode assumir o valor médio para núcleos de ferrite sem grandes problemas.

e qual seria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
consulte aqui http://www.thornton.com.br/Port/p_linha_de...de_produtos.htm os distribuidres em sampa é a tranformadores lider fone 222 12 11 e a teletron ..... n/ tenho o telefone deles

 

sds

 

Elias

Valew Randher

Você acredita que na hora que você mandou a mensagem tinha acabado de conseguir o site da thornton :vts liguei em uma loja na Santa.. que me mandou o telefone da Lider que me passou o site da thornton. O Soda é ficar ligando de Uberlândia MG para comprar um necocinho de no máximo 2 reais! Pior é que o frete vai sair muito mais caro que o produto :angry:

 

 

Randher, to com um problema. Madarei 200 rms para o cross, só que o núcleo de bastão vai saturar (1,5 cm de diâmetro). Não encontrei maiores. O que posso fazer para ele não saturar? Comprar núcleo de outro formato?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
consulte aqui  http://www.thornton.com.br/Port/p_linha_de...de_produtos.htm    os distribuidres em sampa é a tranformadores lider  fone 222 12 11 e a teletron ..... n/ tenho o telefone deles

 

sds

 

Elias

Valew Randher

Você acredita que na hora que você mandou a mensagem tinha acabado de conseguir o site da thornton :vts liguei em uma loja na Santa.. que me mandou o telefone da Lider que me passou o site da thornton. O Soda é ficar ligando de Uberlândia MG para comprar um necocinho de no máximo 2 reais! Pior é que o frete vai sair muito mais caro que o produto :angry:

 

 

Randher, to com um problema. Madarei 200 rms para o cross, só que o núcleo de bastão vai saturar (1,5 cm de diâmetro). Não encontrei maiores. O que posso fazer para ele não saturar? Comprar núcleo de outro formato?

que coincidencia hein ? .... brodher .... eu não sei te responder pois quase nada conheço nesta area ......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
consulte aqui  http://www.thornton.com.br/Port/p_linha_de...de_produtos.htm    os distribuidres em sampa é a tranformadores lider  fone 222 12 11 e a teletron ..... n/ tenho o telefone deles

 

sds

 

Elias

Valew Randher

Você acredita que na hora que você mandou a mensagem tinha acabado de conseguir o site da thornton :vts liguei em uma loja na Santa.. que me mandou o telefone da Lider que me passou o site da thornton. O Soda é ficar ligando de Uberlândia MG para comprar um necocinho de no máximo 2 reais! Pior é que o frete vai sair muito mais caro que o produto :angry:

 

 

Randher, to com um problema. Madarei 200 rms para o cross, só que o núcleo de bastão vai saturar (1,5 cm de diâmetro). Não encontrei maiores. O que posso fazer para ele não saturar? Comprar núcleo de outro formato?

Na boa... faz com núcleo de ar... a bobina fica maior, mas tb não fica assim tãããão grande não. Até pq vc vai usar indutâncias menores. Já pensou, trocentas bobinas saturando juntas... vai jogar a qualidade mais ou menos 15cm abaixo do ruim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nucleo de ar vai te dar muito mais qualidade, e vc nao encontra os problemas de saturacao e histerese que existem nos nucleos ferromagneticos.

 

 

as bobinas ficam razoavelmente maiores, mas pela qualidade (ainda mais quando aplicando potencia) compensa, mas fique atento com a bitola do fio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e qual seria?

Ihhh cara... que eu me lembre de cabeça, ou é 500 ou é 5000... bem, eu sei que tem 5 e mais dois ou 3 zeros... acho q é 5000 mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A potencia que passará no indutor, inflkuenciará somente na bitola do fio?????

 

Tow errado?? <_<

 

Eu sei que a resistencia da bobina tem que ser a menro possível, certo???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
consulte aqui  http://www.thornton.com.br/Port/p_linha_de...de_produtos.htm     os distribuidres em sampa é a tranformadores lider  fone 222 12 11 e a teletron ..... n/ tenho o telefone deles

 

sds

 

Elias

Valew Randher

Você acredita que na hora que você mandou a mensagem tinha acabado de conseguir o site da thornton :vts liguei em uma loja na Santa.. que me mandou o telefone da Lider que me passou o site da thornton. O Soda é ficar ligando de Uberlândia MG para comprar um necocinho de no máximo 2 reais! Pior é que o frete vai sair muito mais caro que o produto :angry:

 

 

Randher, to com um problema. Madarei 200 rms para o cross, só que o núcleo de bastão vai saturar (1,5 cm de diâmetro). Não encontrei maiores. O que posso fazer para ele não saturar? Comprar núcleo de outro formato?

Na boa... faz com núcleo de ar... a bobina fica maior, mas tb não fica assim tãããão grande não. Até pq vc vai usar indutâncias menores. Já pensou, trocentas bobinas saturando juntas... vai jogar a qualidade mais ou menos 15cm abaixo do ruim.

tem certeza que o tamanho não é tão diferente assim não?

 

Pq no site como enrolar pequenos indutores tem um exemplo e o mesmo indutor em ar teria 100 espira e o mesmo em ferrite teria 5 espiras. Nos cálculos que fiz no calcbob necessitaria de 300 espiras, quase 100 metros de fio. Isso para 5 Mh. Será que a perda de qualidade é tão significativa assim com ferrite se este for utilizado com uma grande espessura e enrolamento até 1,5 de largura do diâmetro do ferrite?

Não conheço muito sobre isto e gostaria de sanar minha dúvidas.

 

 

Fio de 2mm aguenta até quantos rms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cabo de 2 mm vai aguentar quantos rms em um indutor????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Será que a perda de qualidade é tão significativa assim com ferrite se este for utilizado com uma grande espessura e enrolamento até 1,5 de largura do diâmetro do ferrite?

 

 

Olha, bobina de 5 mH, as do Ronie e do Diana sao da faixa de mH (nao sei os valores exatos), se vc achar fotos do carro deles, vc vai ter + ou - uma nocao do tamanho das bobinas.

 

 

Acho que vale a pena crossover com nucleo de ar. Testei meu 1tw1 com um crossover artesanal com bobina de nucleo de ar, e virou outro tweeter, com timbre bem mais agradavel. Ficou menos agressivo e ganhou mais extensao, isso que em tweeter a diferenca eh menor do que em midbass.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Será que a perda de qualidade é tão significativa assim com ferrite se este for utilizado com uma grande espessura e enrolamento até 1,5 de largura do diâmetro do ferrite?

 

 

Olha, bobina de 5 mH, as do Ronie e do Diana sao da faixa de mH (nao sei os valores exatos), se vc achar fotos do carro deles, vc vai ter + ou - uma nocao do tamanho das bobinas.

 

 

Acho que vale a pena crossover com nucleo de ar. Testei meu 1tw1 com um crossover artesanal com bobina de nucleo de ar, e virou outro tweeter, com timbre bem mais agradavel. Ficou menos agressivo e ganhou mais extensao, isso que em tweeter a diferenca eh menor do que em midbass.

Valew.

Mas para aguentar 150 rms, qual a bitola do fio? Qual AWG utilizarei?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Será que a perda de qualidade é tão significativa assim com ferrite se este for utilizado com uma grande espessura e enrolamento até 1,5 de largura do diâmetro do ferrite?

 

 

Olha, bobina de 5 mH, as do Ronie e do Diana sao da faixa de mH (nao sei os valores exatos), se vc achar fotos do carro deles, vc vai ter + ou - uma nocao do tamanho das bobinas.

 

 

Acho que vale a pena crossover com nucleo de ar. Testei meu 1tw1 com um crossover artesanal com bobina de nucleo de ar, e virou outro tweeter, com timbre bem mais agradavel. Ficou menos agressivo e ganhou mais extensao, isso que em tweeter a diferenca eh menor do que em midbass.

Valew.

Mas para aguentar 150 rms, qual a bitola do fio? Qual AWG utilizarei?

Putz, fui dar uma olhada no site sobre os pequenos indutores (inclusive uma vez eu passei o link dele...). Lá tem uma tabela de corrente máxima por bitola. Pra 120W RMS acho q usa 22.

 

Se vc conseguir abrir o site, olha algum que suporte 6,5A, o que dá quase 160W RMS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A potencia que passará no indutor, inflkuenciará somente na bitola do fio?????

 

Tow errado?? <_<

 

Eu sei que a resistencia da bobina tem que ser a menro possível, certo???

Mais ou menos. Ao aumentar a bitola do fio, vc aumenta das dimensões da bobina, logo, altera a indutância...

 

Nos cálculos vc precisa especificar o diâmetro do fio (diâmetro, não bitola, pois se inclui aí o espaço ocupado pelo isolamento), senão a indutância não bate.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A potencia que passará no indutor, inflkuenciará somente na bitola do fio?????

 

Tow errado?? <_<

 

Eu sei que a resistencia da bobina tem que ser a menro possível, certo???

Mais ou menos. Ao aumentar a bitola do fio, vc aumenta das dimensões da bobina, logo, altera a indutância...

 

Nos cálculos vc precisa especificar o diâmetro do fio (diâmetro, não bitola, pois se inclui aí o espaço ocupado pelo isolamento), senão a indutância não bate.

mesmo assim, o lance eh medir a indutancia pra conferir, pq sempre na hora de colocar no carro, o que tiver de metal por perto acaba alterando, mesmo que pouco, o valor. alem disso, como impedancia do falante nao eh constante, o ponto do corte nao vai ser exatamente aquele que vc calculou, o ideal eh ajustar tudo na marra depois.

 

 

quanto a bitola do fio, quanto maior, menor a resistencia, e menor a potencia dissipada nele, tah bom que vc aumenta o comprimento final, soh que area aumenta em proporcao quadratica com a bitola, e com isso, a resistencia cai numa relacao quadratica enquanto o comprimento aumenta numa relacao quase linear.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se vc conseguir abrir o site, olha algum que suporte 6,5A, o que dá quase 160W RMS.

Como você faz esta conversão de A para wrms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como você faz esta conversão de A para wrms?

Vamos a uma fórmulazinha MANHA!

 

Se Temos para a tensão U=R*I e a potência P=U*I. Então dá transformar para P=U*I*I ou simplesmente P=U*I^2 (leiam I ao quadrado...).

 

Se vc partir da corrente dada na tabela (ou chutar uma corrente...), é só pegar o valor de um dos fios, e já aplica na fórmula... se lá diz 6A, então vc tem P = 4*6^2 (só pra constar, 4 vezes 6 ao quadrado)... o que te daria 144W RMS em 4 ohms.

 

Se vc for fazer com 8 ohms, tem que substituir na fórmula... Se vc tiver com a tabela de fios na mão, acha rapidinho o fio que precisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...