Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Volvo Amazon já se preocupava com segurança em meados dos anos 1950

Recommended Posts

Fundada em 1927 por Assar Gabrielsson e Gustav Larson, a Volvo surgiu com o objetivo de aplicar a notável engenharia sueca em carros seguros e de elevada qualidade, deixando o estilo em segundo plano. Após passar as primeiras décadas construindo sua reputação, a fabricante provocou surpresa em 1956, quando apresentou o Amazon.

Incrivelmente belo para os padrões da marca, o Amazon surgiu de um projeto pessoal de Jan Wilsgaard, chefe do departamento de estilo da Volvo. Extremamente conservador, o comando da empresa (em especial Assar Gabrielsson) era manifestamente contrário à ousadia estilística em voga nos anos 1950. Para eles, um automóvel da Volvo deveria ser apenas discreto e funcional.

Ignorando as diretrizes, Wilsgaard esboçou um elegante sedã de linhas limpas e contemporâneas em suas horas vagas, inspirado por um modelo Kaiser norte-americano que havia visto em Gotemburgo. O resultado final foi tão bom que a diretoria acabou aceitando sua proposta, tornando o Amazon a principal estrela do Salão do Automóvel de Londres de 1956.

Todas as virtudes do antecessor PV444 eram mantidas: a carroceria com estrutura monobloco fosfatizada apresentava grande resistência à corrosão, implacável em países de inverno rigoroso. O pequeno motor B16 de quatro cilindros e 1,6 litro rendia parcos 60 cv e a transmissão manual tinha apenas três velocidades, com alavanca na coluna de direção.

A limitação era apenas aparente. Ele chegava aos 145 km/h e exibia um bom comportamento dinâmico sem comprometer o conforto. Em 1958 surgiu a versão Sport: a potência saltou para 76 cv com dois carburadores SU e a transmissão era de quatro velocidades com alavanca no assoalho. Robusto e capaz de chegar aos 160 km/h, tornou-se uma lenda dos ralis.

Volvo Amazon / Série 120

A segurança ainda era prioridade. Para-brisa laminado, painel acol­choa­­­do e pneus sem câmara vinham de fábrica como itens de série. Em 1959, se tornou o primeiro carro equipado com cinto de segurança de três pontos (desenvolvido pelo engenheiro Nils Bohlin). Rápido e veloz, o Amazon não demorou para conquistar o mercado americano e ser adotado como viatura de polícia na Suécia.

Baseado na mitologia grega, o nome Amazon já havia sido registrado por um fabricante alemão, motivo pelo qual foi adotado apenas na Suécia. No resto do mundo ficou conhecido como Série 120, cujo sedã básico era denominado P121. Por sua vez, a versão Sport era agora identificada pelo código 122S, logo recebendo a opção de freios a disco Girling.

Continua após a publicidade

E a família cresceu: no final de 1961 era apresentado o sedã de duas portas (P130) e em fevereiro do ano seguinte a perua de cinco portas (P220). Todos recebiam o novo motor B18, com 1,8 litro e potência que variava de 68 cv (B18A) a 80 cv (B18B, com dupla carburação). Em 1963, a perua P220 ganhava a opção da versão 122S.

Para atender à demanda dos EUA, a produção precisou ser transferida em 1964 para uma fábrica em Torslanda. De lá saíram os primeiros Amazon com transmissão automática Borg Warner, aumentando ainda mais sua popularidade entre os americanos.

Volvo Amazon / Série 120

A novidade do modelo 1965 foram as rodas de aço com oito janelas de ventilação para os freios, que passaram a contar com discos dianteiros como equipamento de série para todas as versões. Empolgada com os resultados nos ralis, a Volvo desenvolveu o kit Rally Sport. Com cabeçote trabalhado e comando de válvulas esportivo, o motor B18 chegava aos 124 cv.

Prestes a completar dez anos, o Amazon preparou-se para uma despedida em grande estilo: em 1967 surgiu a versão 123 GT, com apenas duas portas (carroceria P130), motor B18B de 96 cv, radiador de óleo, overdrive com acionamento elétrico, volante esportivo, conta-giros Smiths, bancos Recaro, pneus radiais e faróis auxiliares de longo alcance.

Equipados com o motor B20 de 2 litros (com potência variando de 82 a 100 cv), os últimos exemplares deixaram a fábrica em julho de 1970, somando 667.791 unidades produzidas em 14 anos. Desse total, 60% foram exportadas. O Amazon foi o principal responsável pela imagem de qualidade e segurança que a Volvo desfruta até os dias atuais.

Sucesso incontestável

Mais da metade da produção do Amazon era exportada. Ele também foi montado na África do Sul, Chile e Bélgica. A demanda canadense justificou até a fabricação local: a Volvo foi a primeira marca europeia a produzir na América do Norte.

Ficha Técnica – Volvo Amazon 1967
Motor 4 cilindros em linha de 1,8 litro, 68 cv a 5.000 rpm, 14,5 mkgf a 2.300 rpm
Câmbio manual de 4 velocidades
Dimensões comp., 445 cm; largura, 162,6 cm; altura, 149,9 cm; entre-eixos, 260,4 cm; peso, 1.090 kg
Desempenho velocidade máxima de 155 km/h

 

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...