Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Bentley voltará a fabricar carro campeão de Le Mans dos anos 1930

Recommended Posts

Imagine poder dirigir um zero quilômetro dos anos 30. Melhor ainda, um esportivo campeão de Le Mans de mais de 90 anos. Pois é, agora você vai poder. A Bentley vai ressuscitar o Speed Six, mais precisamente a versão de 1929 e 1930. Esse esportivo foi feito sob os moldes do Bentley 6,5 Liter, de 1926, e se destacou no mundo do automobilismo por ganhar duas vezes as 24 horas de Le Mans.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Além de vencer duas vezes uma das corridas mais importantes do mundo, foi dominante. Em 1929, o Speed Six pilotado por Henry “Tim” Birkin liderou a prova do início ao fim, alcançando incríveis – para época – 133 km/h de velocidade média e percorrendo uma distância total na corrida de 2.843 quilômetros. Um recorde que demorou quase trinta anos para ser batido.

Bentley-Speed-Six-Continuation-Series-11.webp<span class="hidden">–</span>Divulgação/Bentley

Outra coisa que agradava no Speed Six era seu conforto. Antes, desempenho e comodidade não eram coisas que andavam lado a lado nos carros. Mas o fato do esportivo ter seu chassi baseado em um carro de passeio permitiu que ele tivesse rodar mais suave que os concorrentes.

Bentley-Speed-Six-Continuation-Series-3.webp<span class="hidden">–</span>Divulgação/Bentley

Inclusive, ele era oferecido em mais de uma opção de chassi. As versões do Speed Six utilizadas nas corridas, por exemplo, tinham o chassi mais curto da família, com 3,35 m. Mas durante seus dois anos de produção (entre 1928 e 1930), ele também foi vendido em versões com 3,5 m, 3,56 m e 3,87 m.

Bentley-Speed-Six-Continuation-Series-4.webp<span class="hidden">–</span>Divulgação/Bentley

Claro que sua fama não ficou só por conta da estrutura. O motor seis cilindros de 6,5 litros era uma versão remodelada do modelo em que se baseava, com dois carburadores e taxa de compressão de 5,3:1, baixíssima para os padrões atuais. O resultado era a entrega de cerca de 40 cv a mais do que o 6,5 Liter, totalizando 182 cv.

Continua após a publicidade

O mais incrível é que a Bentley garante que a versão do século 21 será extremamente fiel ao clássico. Terá o mesmo tipo de motor e a mesma arquitetura de carroceria, o que fará você voltar no tempo dirigindo esse “novo-velho” esportivo, que podia – ou poderá – beirar os 200 km/h de velocidade máxima.

Bentley-Speed-Six-Continuation-Series-1-1-e1656102088177.webp<span class="hidden">–</span>Divulgação/Bentley

Para manter a fidelidade, a Mulliner, divisão de projetos especiais da Bentley, usará como molde dois Speed Six clássicos, um de 1929 e outro de 1930. O mais antigo faz parte da coleção Heritage da Bentley e é um modelo com carroceria de quatro lugares, conhecido como “Vanden Plas”. Esse, será usado, principalmente, para adquirir dados do motor l-6, de forma que seu desempenho e manuseio sejam iguais, ou até melhores, que os originais.

Já o de 1930 é um legítimo campeão, que venceu Le Mans naquele ano e ficou conhecido como “Velho Número Três”. Além dos modelos, a empresa também usará um projeto 3D assistido por computador (CAD), que utiliza a planta original do Speed Six como referência.

Bentley-Speed-Six-Continuation-Series-8.webp<span class="hidden">–</span>Divulgação/Bentley

No passado, apenas 182 exemplares foram construídos pela Bentley, em sua fábrica no norte de Londres, e a nova coleção adicionará mais 12 exemplares à família. O Speed Six “Zero” de 2022 ficará exposto na Bentley, junto de outro clássico refeito, o Bower, também de 1929.

Compartilhe essa matéria via:

Cada um dos “remakes” saíra por um total de U$ 1.838.873, aproximadamente R$ 9,6 milhões na cotação atual. Mas não ache que você irá conseguir comprá-lo por esse valor. Todos os exemplares já estão pré-reservados, ou seja, é provável que em uma revenda seu preço seja ainda maior.

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...