Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Classico: Mini Pick-up era a mais compacta das picapes

Recommended Posts

O ano de 1959 marcou para sempre a história da indústria automobilística mundial. Foi nesse período que a British Motor Corporation apresentou o Mini, um automóvel minúsculo com motor transversal e tração dianteira desenvolvido pelo projetista Alec Issigonis. Dois anos depois surge uma de suas variações mais interessantes: o Mini Pick-up.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Prática, econômica e fácil de manter, a picapinha com linhas assinadas por John Sheppard media apenas 3,31 metros de comprimento e compartilhava a mesma estrutura monobloco da perua comercial Mini Van, com entre-eixos 25 centímetros maior que o do Mini original. A pequena caçamba de 1,20 x 0,85 m era capaz de transportar mais de 300 kg de carga.

Seu comportamento dinâmico era notável, vazia ou carregada. A suspensão independente nas quatro rodas seguia o projeto original de Issigonis, com subchassis dianteiro e traseiro, coxins de borracha como elemento elástico e curso maior de trabalho no eixo traseiro.

DSS_7671.jpgAs lanternas eram as mesmas do Rover P4Diogo sallaberry/Quatro Rodas

O sistema de direção usava caixa com pinhão e cremalheira, e as minúsculas rodas de 10 polegadas abrigavam freios a tambor.

Para impulsionar seus 621 kg o trem de força era o mesmo do Mini de entrada: o motor BMC de quatro cilindros, 0,8 litro de cilindrada rendia 34 cv a 5.500 rpm, transmitidos às rodas dianteiras por um câmbio manual de quatro marchas. Seu caráter utilitário era reforçado pela ausência de uma grade dianteira: no lugar dela era instalada uma chapa de aço com entradas de ar estampadas. O consumo anunciado era de 17 km/l.

O interior era igualmente frugal, com janelas laterais corrediças: a falta de revestimento nas portas aumentava o espaço para objetos, já favorecido pela prateleira abaixo do para-brisa.

O volante era de dois raios e o conjunto de instrumentos estava posicionado no meio do painel, com velocímetro, termômetro, manômetro de pressão do óleo e luzes de advertência.

DSS_7649.jpgDobradiças aparentes e vidros corrediçosDiogo sallaberry/Quatro Rodas

Os itens de série oferecidos tanto pela Austin (Se7en Pick-up) quanto pela Morris (Mini Pick-up) eram limitados: lavadores de para-brisa, luz interna de cortesia e garras nos para-choques. A lista de opcionais seguia igualmente enxuta: aquecedor, cintos de segurança, para-brisa laminado e capota de lona.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O motor de 1 litro de cilindrada e 38 cv entra para a referida lista em 1967 e no ano seguinte o câmbio passa a contar com primeira marcha sincronizada.

A formação da British Leyland Motor Corporation unificou o nome oficial da picape, que a partir de 1969 passou a ser denominada apenas Mini Pick-up.

DSB_2093.jpgA tampa traseira tinha 1 metro exato de larguraDiogo Sallaberry/Quatro Rodas

Outras melhorias foram incorporadas em 1972: câmbio com sincronizadores mais eficientes, juntas homocinéticas com coifas redimensionadas e sistema elétrico com alternador no lugar do dínamo.

Outros aprimoramentos foram incorporados ao longo da década de 1970: trambulador do câmbio no assoalho, cintos de segurança retráteis, recalibração dos sistemas de alimentação e ignição, escapamento com dois abafadores, comandos de luzes e limpador de para-brisa na coluna de direção e volante do Austin Allegro.

DSB_2055.jpgRara unidade com volante no lado esquerdo. Cabine mede apenas 1,16 x 1,17 metroDiogo Sallaberry/Quatro Rodas

Apesar de suas limitações, a Mini Pick-up teve boa aceitação em antigas colônias britânicas como a África do Sul. Em 1978, ela foi rebatizada como Mini 95, uma referência ao peso bruto total de 0,95 tonelada. Em 1980, o motor de 0,8 litro deixou de ser oferecido.

A Mini Pick-up que ilustra a reportagem pertence ao entusiasta Delmar Luiz Perizzollo, presidente do Club Mini do Rio Grande do Sul. “Ela é tão confiável que a uso diariamente”, diz o proprietário.

DSB_2068.jpg<span class="hidden">–</span>Diogo sallaberry/Quatro Rodas

“Nos últimos sete anos, já percorremos mais de 20.000 km, prestigiando eventos de automóveis antigos em Santa Fé (Argentina) e Punta del Este (Uruguai)”, explica. “Desconheço outra unidade da Mini Pick-up no Brasil”, afirma.

Estima-se que pouco mais de 58.000 unidades deixaram a fábrica de Longbridge, na Inglaterra, até 1982, número que representa apenas 1% de todos os Mini produzidos. “Por se tratar de um veículo comercial, a maioria foi usada até o fim de sua vida útil, o que faz dela uma das versões mais raras do Mini no mundo”, conta o colecionador, especializado em microcarros, Eugênio Chiti.

DSB_2051.jpgPioneirismo: motor transversal de quatro cilindros em linhaDiogo Sallaberry/Quatro Rodas

Ficha Técnica – Mini Pick-up 1968

Motor: transversal, 4 cilindros, 998 cm3, alimentação por carburador de venturi variável
Potência: 38 cv a 4.750 rpm
Torque: 7,12 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: manual de 4 marchas, tração dianteira
Carroceria: fechada, 2 portas, 2 lugares
Pneus: 145-10
Dimensões: comprimento, 331 cm; largura, 141 cm; altura, 136 cm; entre-eixos, 214 cm; peso, 621 kg

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...