Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
BruxoDoAudio

Escolha do AF "ideal" para Caixa Corneta para graves

Recommended Posts

Saudações aos membros e administradores desse fórum. Minha gratidão a todos que colaboraram e colaboram para o desenvolvimento dessa ferramenta. Sou entusiasta do áudio e muito curioso em relação a esse fascinante mundo. Aprendi bastante nesse canal e sanei várias dúvidas. Porém, após algumas leituras e tempos dedicados a assistir vídeos, surgiu a seguinte curiosidade sobre Caixas Corneta para graves:

Como escolher o alto-falante (AF) atual que melhor se adeque às caixas cornetas para grave já projetadas/construídas?? É possível obter mais rendimento com um AF atual que o AF utilizado no projeto original da caixa? Quais parâmetros do AF devo levar em consideração??

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em resumo, basta procurar um falante com EBP acima de 100!

EBP: Produto de eficiência da largura de banda (Efficiency Bandwidth Product), indica se o alto-falante deve ser instalado em uma caixa acústica selada ou dutada, a fórmula aplicada é simples EBP = FS/QES.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 24/05/2022 at 13:08, blOom disse:

Em resumo, basta procurar um falante com EBP acima de 100!

EBP: Produto de eficiência da largura de banda (Efficiency Bandwidth Product), indica se o alto-falante deve ser instalado em uma caixa acústica selada ou dutada, a fórmula aplicada é simples EBP = FS/QES.

Cara tava olhando os gráficos do Triton 18sw1600 ele tem um ebp de 101 e é um alto falante atual,isa a mesma carcaça do shiver 3.8 de 18, é a linha profissional deles, era até meu sonho de consumo e até mais barato no magazine luiza esta uns 800,00 o frete pra mim sai a 178,00.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso de "falante atual" é a maior balela que existe. Eu BABO por um 18sw1p ou 18sub800.. todos criados no final dos anos 2000.... saíram de linha a mais de 5 anos! Não troco nenhum desses novos (nacionais) por um desses.

Pra ganhar deles em timbre+SPL, só B&C, Faital, 18sound, beyma.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, blOom disse:

Isso de "falante atual" é a maior balela que existe. Eu BABO por um 18sw1p ou 18sub800.. todos criados no final dos anos 2000.... saíram de linha a mais de 5 anos! Não troco nenhum desses novos (nacionais) por um desses.

Pra ganhar deles em timbre+SPL, só B&C, Faital, 18sound, beyma.....

Acho que ele falou atual no sentido que ainda é fabricado e mantem o reparo do mesmo jeito, tipo o eros sds 800 eles mudaram os parametros e provavelmente quem tem o modelo antigo num eventual troca de reparo pode acabar saindo com outro alto falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

7 horas atrás, higinomacedo disse:

Acho que ele falou atual no sentido que ainda é fabricado e mantem o reparo do mesmo jeito, tipo o eros sds 800 eles mudaram os parametros e provavelmente quem tem o modelo antigo num eventual troca de reparo pode acabar saindo com outro alto falante.

O sucessor do selenium 18sw1p (Creio que seja jbl 18sw5p), o sucessor do over 18sub800 (acho que é sub800xt, algo assim).. hpx 2180, esx 185 snake....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então qualquer AF com EBP acima de 100 tem boas chances de ficar bom com projetos tipo T18, IF18, projetos selenium como o HB1505d1 ( L 60 ), HB1502B1,  HB1505a1 (vulgo canhão), Whorn (HB1805a1) etc ? 

Exatamente, Higinomacedo... referi o termo "atual" não no sentido de ser o melhor AF em comparação com antigos, mas é difícil encontrar falantes nacionais antigos "originais" como o famoso "subão" da série SW1p, WPU**05 por ex. Li esse artigo¹ do Homero Sette e do saudoso Carlos Correia... surgiu a dúvida acima. São caixas bem eficientes e no caso de tamanho e peso não ser problema, provavelmente compensam na economia de energia, gastos na compra de AF etc. 

1 - Link para o artigo: https://www.studior.com.br/semea.pdf 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...