Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

BruxoDoAudio

Escolha do AF "ideal" para Caixa Corneta para graves

Recommended Posts

Posted

Saudações aos membros e administradores desse fórum. Minha gratidão a todos que colaboraram e colaboram para o desenvolvimento dessa ferramenta. Sou entusiasta do áudio e muito curioso em relação a esse fascinante mundo. Aprendi bastante nesse canal e sanei várias dúvidas. Porém, após algumas leituras e tempos dedicados a assistir vídeos, surgiu a seguinte curiosidade sobre Caixas Corneta para graves:

Como escolher o alto-falante (AF) atual que melhor se adeque às caixas cornetas para grave já projetadas/construídas?? É possível obter mais rendimento com um AF atual que o AF utilizado no projeto original da caixa? Quais parâmetros do AF devo levar em consideração??

Posted

Em resumo, basta procurar um falante com EBP acima de 100!

EBP: Produto de eficiência da largura de banda (Efficiency Bandwidth Product), indica se o alto-falante deve ser instalado em uma caixa acústica selada ou dutada, a fórmula aplicada é simples EBP = FS/QES.

Posted
Em 24/05/2022 at 13:08, blOom disse:

Em resumo, basta procurar um falante com EBP acima de 100!

EBP: Produto de eficiência da largura de banda (Efficiency Bandwidth Product), indica se o alto-falante deve ser instalado em uma caixa acústica selada ou dutada, a fórmula aplicada é simples EBP = FS/QES.

Cara tava olhando os gráficos do Triton 18sw1600 ele tem um ebp de 101 e é um alto falante atual,isa a mesma carcaça do shiver 3.8 de 18, é a linha profissional deles, era até meu sonho de consumo e até mais barato no magazine luiza esta uns 800,00 o frete pra mim sai a 178,00.

Posted

Isso de "falante atual" é a maior balela que existe. Eu BABO por um 18sw1p ou 18sub800.. todos criados no final dos anos 2000.... saíram de linha a mais de 5 anos! Não troco nenhum desses novos (nacionais) por um desses.

Pra ganhar deles em timbre+SPL, só B&C, Faital, 18sound, beyma.....

Posted
15 horas atrás, blOom disse:

Isso de "falante atual" é a maior balela que existe. Eu BABO por um 18sw1p ou 18sub800.. todos criados no final dos anos 2000.... saíram de linha a mais de 5 anos! Não troco nenhum desses novos (nacionais) por um desses.

Pra ganhar deles em timbre+SPL, só B&C, Faital, 18sound, beyma.....

Acho que ele falou atual no sentido que ainda é fabricado e mantem o reparo do mesmo jeito, tipo o eros sds 800 eles mudaram os parametros e provavelmente quem tem o modelo antigo num eventual troca de reparo pode acabar saindo com outro alto falante.

Posted

7 horas atrás, higinomacedo disse:

Acho que ele falou atual no sentido que ainda é fabricado e mantem o reparo do mesmo jeito, tipo o eros sds 800 eles mudaram os parametros e provavelmente quem tem o modelo antigo num eventual troca de reparo pode acabar saindo com outro alto falante.

O sucessor do selenium 18sw1p (Creio que seja jbl 18sw5p), o sucessor do over 18sub800 (acho que é sub800xt, algo assim).. hpx 2180, esx 185 snake....

Posted

Então qualquer AF com EBP acima de 100 tem boas chances de ficar bom com projetos tipo T18, IF18, projetos selenium como o HB1505d1 ( L 60 ), HB1502B1,  HB1505a1 (vulgo canhão), Whorn (HB1805a1) etc ? 

Exatamente, Higinomacedo... referi o termo "atual" não no sentido de ser o melhor AF em comparação com antigos, mas é difícil encontrar falantes nacionais antigos "originais" como o famoso "subão" da série SW1p, WPU**05 por ex. Li esse artigo¹ do Homero Sette e do saudoso Carlos Correia... surgiu a dúvida acima. São caixas bem eficientes e no caso de tamanho e peso não ser problema, provavelmente compensam na economia de energia, gastos na compra de AF etc. 

1 - Link para o artigo: https://www.studior.com.br/semea.pdf