Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guijs

<<Fazendo Bi-amplificação (3-way)>>

Recommended Posts

Fala pessoal,

Vou fazer bi-amp no meu som amanhã. Usar 2 canais do Clean pro tweeter e 2 para o mid. Vou fazer assim, vejam se está certo por favor:

- Desconectar os cabos do tweeter do crossover e liga-los na saida do amp que vai para o kit traseiro. Manter o crossover do HEX para os cortes do mid. Mudar a chave do Alpine para 3 way e cortar o tweeter em 4500hz que é a frequencia de corte do HEX. Mas, eu corto em quandos dB/8a? Eu posso imendar o fio do tweeter no fio do kit traseiro, ou perde qualidade? E no ganho do amp, tem q mecher (está no mínimo)?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai ligar o tweeter dianteiro junto com o kit traseiro?

Compartilhar este post

Link para o post
vai ligar o tweeter dianteiro junto com o kit traseiro?

não... ele vai utilizar o 3 way do Alpine!!

Guijs, acho que vc naum vai ter muito a ganhar com isso naum, pois o xover do sei diamond é perfeito.... eu naum ariscaria!

Compartilhar este post

Link para o post

Luizinho, é pra mandar mais potência pro kit q eu quero fazer isso. Em vez de mandar 100rms pro kit inteiro, vou mandar 200rms. Posso fazer um divisor pro tweeter tb. E aí, é isso mesmo então? Corto o tweeter em quantos dB/8a? O mesmo do crossover?

post-5-1095446558.jpg

Editado por Guijs

Compartilhar este post

Link para o post

Guijs... 100 rms já é muito.. oxxi.. eu mando 37 rms e já tenho voz o suficiente!!!

Tw tocando 100 rms, se aguentar vai ser uma caca.. vai ficar uma corneta no seu ouvido.. juro.. chato d+....

se vc quer mais voz... melhor pensar em outra coisa!

e outra, 99% de certeza que seu mid recebe 100 rms.. e o tw que tem atenuação.... isso se o mid naum tiver tb!

Compartilhar este post

Link para o post
Fala pessoal,

Vou fazer bi-amp no meu som amanhã. Usar 2 canais do Clean pro tweeter e 2 para o mid. Vou fazer assim, vejam se está certo por favor:

- Desconectar os cabos do tweeter do crossover e liga-los na saida do amp que vai para o kit traseiro. Manter o crossover do HEX para os cortes do mid. Mudar a chave do Alpine para 3 way e cortar o tweeter em 4500hz que é a frequencia de corte do HEX. Mas, eu corto em quandos dB/8a? Eu posso imendar o fio do tweeter no fio do kit traseiro, ou perde qualidade? E no ganho do amp, tem q mecher (está no mínimo)?

o crossover passivo vai pro armário....

Tweeter ligado no que era os canais dianteiros e o mid bass no que era canal traseiro.. CUIDADO pra não ligar o tweeter sem corte no player... Use 12 dB que deve ser o corte do cross do tweeter, pelo menos

Tô morrendo de vontade de fazer isso no meu carro... :unsure:

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Fala sepa,

Então, o tweeter é cortado em 4500hz 12dB/8a pelo crossover do HEX. Primeiro vou ajustar os cortes no player e depois fazer a ligação. Se eu fosse vc faria isso tb sepacheco. Lá fora o pessoal costuma mandar de 150 a 200rms para o HEX.

Compartilhar este post

Link para o post
Fala sepa,

Então, o tweeter é cortado em 4500hz 12dB/8a pelo crossover do HEX. Primeiro vou ajustar os cortes no player e depois fazer a ligação. Se eu fosse vc faria isso tb sepacheco. Lá fora o pessoal costuma mandar de 150 a 200rms para o HEX.

Tem grandes vantanges principalmente pra quem usa tweeters off axis (time correct)

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Luizinho, é pra mandar mais potência pro kit q eu quero fazer isso. Em vez de mandar 100rms pro kit inteiro, vou mandar 200rms. Posso fazer um divisor pro tweeter tb. E aí, é isso mesmo então? Corto o tweeter em quantos dB/8a? O mesmo do crossover?

Atualmente vc usa só dois canais do Clean???

Mas lembre-se que se vc manda 100 Watts, para o kit, o x-over passivo só separa a frequencia, mas continua mandando 100 Watts para os tweeters, e 100 Watts para os mids!!! quer dizer usando o bi-amp, vai continuar mandando 100 Watts para os tweeters e 100 Watts para os mids. Vc vai conseguir melhorar o controle, isso é usar um ganho maior nos mids, diminuir os do tweeters, mas a potência vai continuar a mesma!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

hum, é isso? Mas, mandando 100 rms de um canal só essa potência não deveria ser "dividida" entre o mid e o tweeter? Bom, eu quero mesmo ter um ganho no midbass. Se eu perder um pouco do ganho nos tweeter não tem problema.. eu já uso eles atenuados no crossovers em -2dB. Bom, eu não vou descobrir nunca se eu não testar. Amanhã à tarde eu vou fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post
hum, é isso? Mas, mandando 100 rms de um canal só essa potência não deveria ser "dividida" entre o mid e o tweeter? Bom, eu quero mesmo ter um ganho no midbass. Se eu perder um pouco do ganho nos tweeter não tem problema.. eu já uso eles atenuados no crossovers em -2dB. Bom, eu não vou descobrir nunca se eu não testar. Amanhã à tarde eu vou fazer isso.

Não porque eles não comcorrem na mesma faixa de frequência, por conta do crossover..

Mas existem vantagens de controlo de volume e alinhamento de tempo, bem como transição de corte que você não tem hoje.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

eh muita sacanagem perder o cross do kit..... pq as marcas nao fabricam o mid e tw separados???

supondo q um TW desse HEX ae para de fuuncionar, onde tera outro para compra? ou tem reparo???

a rf por exemplo vende o TW mas vem o cross junto <_<

Editado por nO_feAR__

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto, fiz a mudança. Demorou umas 2 horas pq eu sabia desmontar o carro direito e onde passava a fiação, mas deu tudo certo. Não notei aumento de médio grave como eu esperava, mas a imagem sonora está mais nítida. Da pra perceber melhor os posicionamento dos instrumentos. O Palco parece q ganhou profundidade e largura também. Bom, não melhorou como eu esperava, mas valeu a pena.

PS: O corte do tweeter feito pelo crossover do HEX é de 4500hz, mas o Alpine só faz 4000 ou 5000. Então eu deixei em 4000 a 12dB/8a. , tem problema? Outra coisa que eu não entendi na instalação é que o cabo que vai do amplificador até o crossover (que fica embaixo do banco) passava pelo carro inteiro até o player, aí emendava com um mais grosso, e voltava pra debaixo do banco. Ou seja, porque o cabo é tão comprido? Não havia nescessidade dele ir até o player.. ou isso é normal?

Compartilhar este post

Link para o post

agora dá um gás no ganho dos canais dos midbass pra equilibrar com o do tweeter. é legal vc manter o xover do mid sim, ao menos nessa configuração atual, pq ele tem equalizador de impedância (o manual não fala se é zobel ou notch), mas pro tw rola corte só no player sim.

não tem problema cortar mais baixo, aliás quando eu tinha kit 2 vias no carro eu deixava em 2 KHz e 4ª ordem, não tive problemas, se bem que tava usando só 30W RMS pra cada tw. o palco dá uma subida legal e uma certa equilibrada, já que o mid começa a perder rendimento de médio a partir dessa frequência por causa da indutância da bobina móvel, mas vai continuar até certo ponto meio baixo.

essa instalação de fato tá pouco ortodoxa, não tem necessidade de ir cabo de falante até o player não, a menos que eles tenham feito a suprema asneira de ligar o kit no chicote original do carro... era o caso de vc ligar ou levar na loja e perguntar o pq. dar volta com cabo no carro não é legal, degrada o amortecimento do amp e causa perdas por causa da capacitância e resistência intrínsecas do cabo. também é melhor não fazer emendas, e se tiver que fazer, passar solda de boa qualidade e um espaguetezinho termo-retrátil por cima pra fechar direito. se vc tiver a oportunidade/chance/orçamento, refaz o cabeamento também, usando 12 AWG pros mids e 14 ou 16 ou cabo de rede pros tweeters, vai ficar legal.

Compartilhar este post

Link para o post
...E no ganho do amp, tem q mecher (está no mínimo)?

Talvez vc esteja com a deficiencia de medio-grave pois o ganho não esta ajustado corretamente, não liberando a potencia total do modulo (alguns falantes precisam de uma certa potencia minima para começar a tocar legal nessa faixa de frequencia)! Se a sua instalação foi feita em loja talvez o minimo é o que esta casando com o sua unidade principal, mas desconfio disso, pois o pessoal acerta de ouvido o ganho e não no osciloscopio como deve ser feita a regulagem. Da uma olhada no autosom.net nos artigos que tem uma matéria muito legal ensinando como regular o ganho precisamente, usando poucos componentes e o computador!

Pessoal do forum, se eu estiver falando alguma besteira, favor me corrigir! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O ganho do amp está ´no mínimo para todos os canais. O único cabo com emenda do kit é o que vai para o tweeter, q eu tive q juntar com o q ia pro crossover. Emendei e passei fita isolante pq eu não tinha nada a mais q isso no momento. Amanhã vou diminuir os cabos então... vou pesquisar/testar essa história do ganho para o mid e posto aqui. Abraço pessoal, valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, só tem cagada nessa minha fiação então! Sai um fio fino do amp, q depois que chega até o player era emendado num de 16awg e ia para o crossover, depois voltava para o tweeter/mid !!!!!!!! :angry: . Agora o midbass está ligado assim: O mesmo fio fino vai do amp para o cross e do cross sai o de 16awg e vai para o mid. O tweeter ainda sai o fino do amp q é emendado no 16awg pro tweeter. Bom ta meio confuso, a pergunta é : POSSO LIGAR O MIDBASS COM !ÄWG TAMBÈM? OU SÓ O TWEETER?

zorra, resumindo é: Sai um fio fininho do amp, q é emendado em um mais grosso no meio do caminho e vai pro falante!!!

Editado por Guijs

Compartilhar este post

Link para o post

Na boa Guijs... essa historia das emendas eh coisa de ESTALADÔ..... fiquei assustado com isso pq sei onde vc fez a instalacao!

Guijs, qto ao 3 way....

algumas coisas sao engracadas no kit hex... pelo manual, o tw eh 8 ohms... entao o tw recebe 50w, apesar de teoricamente aguendar mais de 100w....

se vc ta achando o som muito agudo, faça um teste: pegue um cd de demonstração de alguma gravadora ou fabricante audiofila pra escutar... se nao sobrar agudo entao os seus cds rotineiros q estao "errados"...

quando mudei pro alpine, achei q o som estava com excesso de agudos, q nao tinha medios nem medio-graves... tirei o cd "comercial" e coloquei o autosom.... perfeito! medio-graves ate demais.... dai coloquei um da chesky.... perfeito tbem... um de demonstracao da B&W... mais medio-graves ainda.... dai testei uns 10 cds comerciais: uns 8 ficaram "estridentes"....

obs: nao esqueca q o mid tem corte hp E lp

Compartilhar este post

Link para o post
Fala pessoal,

Vou fazer bi-amp no meu som amanhã. Usar 2 canais do Clean pro tweeter e 2 para o mid.  Vou fazer assim, vejam se está certo por favor:  

- Desconectar os cabos do tweeter do crossover e liga-los na saida do amp que vai para o kit traseiro. Manter o crossover do HEX para os cortes do mid.  Mudar a chave do Alpine para 3 way e cortar o tweeter em 4500hz que é a frequencia de corte do HEX. Mas, eu corto em quandos dB/8a?  Eu posso imendar o fio do tweeter no fio do kit traseiro, ou perde qualidade?  E no ganho do amp, tem q mecher (está no mínimo)?

o crossover passivo vai pro armário....

Tweeter ligado no que era os canais dianteiros e o mid bass no que era canal traseiro.. CUIDADO pra não ligar o tweeter sem corte no player... Use 12 dB que deve ser o corte do cross do tweeter, pelo menos

Tô morrendo de vontade de fazer isso no meu carro... :unsure:

[]

Sandro

fala sandro,

e no caso ele faz outro filtro de impedancias? pq o crossover do mid já vem com o filtro, e ele nao toca 100% sem o filtro.

nesse caso acho interessante ou fazer ofiltro ou usar o passivo original apenas p/ isso.

Guijs,

cuidado pra nao torrar os tweeters, eles sao mais fracos e bastante sensiveis.

o Zetec usou os cortes do alpine pra alterar a freq de corte dos tw, usando esatamente como vc esta e no mesmo amp, ele deixou o corte mais bbaixo, acho q em 1.6khz.

cascalho! essas emendas na isntalaçao sao estranhissimas!!! tem coisa errada (e bem) ae... e me lembro q fez em lugar bom e caro sua instalaçao.

Editado por Papillon

Compartilhar este post

Link para o post

Guilherme

corte em 3000 hz, mas use um resistor

e teste bem baixo o volume para não forçar.

o tw é 8 ohms (isto ja garante a atenuação)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou tirar umas fotos hj da fiação, antes de mudar qualquer coisa! Eu preciso saber de quantos AWG é o fio que estão indo para o tweeter e para o mid (são iguais). Me diz uma coisa: Quanto menor o AWG, mais grosso o fio, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu vou tirar umas fotos hj da fiação, antes de mudar qualquer coisa! Eu preciso saber de quantos AWG é o fio que estão indo para o tweeter e para o mid (são iguais). Me diz uma coisa: Quanto menor o AWG, mais grosso o fio, é isso?

sim

A CORRELAÇÃO pode ser vista nos artigos autosom.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, o fio que está sendo usado para ligar os componentes é um prateado da Fosgate de 16 awg. Aquele fio fino que eu havia falado NÃO veio com o kit de fiação... e ele sai do amp e é emendado com fita isolante no fio prateado. Vou mudar essa merd.a hj.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...