Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
umarizal

Trocar alto-falantes originais Zafira Elite

Recommended Posts

Saudações amigos, tudo bom?

Os alto-falantes originais da minha GM Zafira Elite (2012) simplesmente "desmancharam" e não sei o motivo, estou com o carro há 3~4 anos e já vieram com furos naquela borracha ao redor do cone, mas tocavam muito bem.

Então, resolvi trocar e escolhi a Bravox pelo preço acessível e qualidade razoável (conforme indicações).

Uso cd-player original do carro que me atende muito bem (CD, MP3, USB, Bluetooth, comandos no volante, etc) e não tenho interesse em trocar tão cedo e nem usar módulo (embora eu tenha um Falcon HS1500T e uma caixa dutada com falante Bomber de 200W). Como os falantes originais são de 40W RMS, não quis gastar muito comprando falantes com nada muito além disso.

A minha ideia é usar kits 2 vias na frente e atrás, porém, como a grana está curta, optei por temporariamente ficar com:

  • Portas da Frente: Kit 2 vias Bravox CS60P de 60W RMS cada;
  • Portas de Trás: 2 x triaxiais Bravox B3X50X de 50W RMS cada (no futuro vou trocar por um kit igual ao da frente).

b3x50x.thumb.png.5484fd3b4e2eaf102e1163a403d381a2.pngcs60p.png.304993495420e455c94de68fa5a61336.png

Agora vem as dúvidas:

A Zafira já vem com tweeters separados dos falantes (midbass) de fábrica. Será que ela já possui algum crossover de fábrica? Na porta não vi nada.

Como os tweeters originais estão bons, de imediato, não substituí pelos que vem no kit da Bravox. Se o fizer, preciso usar o crossover que veio no kit?

Desde já, muito obrigado amigos!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal!

Poderia me dizer qual o esquema pra eu ligar o crossover?

É só eu ligar assim:

Cd Player -- [in crossover out] -- tweeter

esquema-de-ligacao-kit-2-vias-bavox.png.5a609824763ad5e734c6d3d8e2c72671.png

Obrigado desde já.

Editado por umarizal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, tudo bom?

Fiz uns testes e não senti muita diferente entre os tweeters originais e os tweeters que vieram no kit...

Ambos os tweeters são de 40W ... deve ser por isso, né?

Editado por umarizal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela participação...

Meus planos são de tirar esses triaxiais... coloquei só por serem baratos e eu não ter grana pra colocar 4 kits 2 vias...

Sobre os tweeters originais vs do kit.... vou ver ainda, porque eles não encaixam no local certo do original, então, vou ter que fazer uma adaptação dentro da porta logo abaixo da telinha que esconde os originais, se for usar os do kit.

Tô pensando em comprar tampinhas extras para fazer a adaptação sem estragar as originais que tem encaixe perfeito para os tweeters de fábrica... vi umas paralelas no MercadoLivre por R$20 cada (para as 4 portas vão R$ 80 nessa brincadeira).

tela-tweeter-gm-zafira.png.29bcdf3c1fc892b7547a296e2a18a625.png

Ah, só pra deixar claro... não estou buscando som potente, até porque estou usando o cd-player original... só quero algo com qualidade aceitável... e os falantes midbass do kit ficaram muito bons, muito gostoso mesmo o som... quando der ($$$) vou colocar atrás também.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 22/04/2022 at 20:11, umarizal disse:

A minha ideia é usar kits 2 vias na frente e atrás, porém, como a grana está curta, optei por temporariamente ficar com:

falantes atras so servem para dar vida á quem estiver no banco traseiro. e voce nao vai usar um kit 2 vias na traseira, salvo se o carro tiver local para colocar o tweeter -  para porta traseira o falante correto eh o COAXIAL, de preferencia da mesma linha do kit 2 vias.

 

Em 22/04/2022 at 20:11, umarizal disse:

A Zafira já vem com tweeters separados dos falantes (midbass) de fábrica. Será que ela já possui algum crossover de fábrica? Na porta não vi nada.

voce sempre vai querer usar o cross over que o kit vem, este ja é minimamente "acertado" para o correto funcionamento do kit.

 

Em 22/04/2022 at 20:11, umarizal disse:

Como os tweeters originais estão bons, de imediato, não substituí pelos que vem no kit da Bravox. Se o fizer, preciso usar o crossover que veio no kit?

sempre use o cross over do kit 2 vias.

 

18 horas atrás, umarizal disse:

Fiz uns testes e não senti muita diferente entre os tweeters originais e os tweeters que vieram no kit...

claro, esse kit que voce comprou eh pra aquele publico que nao tem pretensão alguma de qualidade, simplesmente o colocam quando os falante originais queimam..

 

18 horas atrás, umarizal disse:

Fiz uns testes e não senti muita diferente entre os tweeters originais e os tweeters que vieram no kit...

Ambos os tweeters são de 40W ... deve ser por isso, né?

a proposta do kit que voce comprou eh esta. ser muito parecido com um sistema OEM. Potencia ~ qualidade.

 

13 horas atrás, umarizal disse:

Sobre os tweeters originais vs do kit.... vou ver ainda, porque eles não encaixam no local certo do original, então, vou ter que fazer uma adaptação dentro da porta logo abaixo da telinha que esconde os originais, se for usar os do kit.

voce quer colocar os tweetrs dentro da porta? nao faça isso. coloque eles no painel se cruzando mais o menos no freio de mao -  ideal seria na coluna.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, a Zafira já vem original com kits de 2 vias... muuuuiiiiitoooo fracos (40W), mas são kits 2 vias... sendo falantes midrange embaixo e tweeter em cima, ambos nas portas dianteiras e também nas traseiras. A diferença para o kit 2 vias vendido a parte é que o original ao invés de ter o divisor de frequências a parte, vem uns capacitores no próprio tweeter que, imagino eu, faça a mesma função do crossover...

Como fiquei com os triaxiais nas portas de trás só para quebrar um ganho por serem mais baratos... vou no futuro colocar outro kit 2 vias igual atrás também no lugar desses triaxiais.

Como eu disse, não quero potência, apenas o mínimo de qualidade dentro do meu orçamento modesto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve amigos!

Juntei mais um dinheirinho e estou pra comprar um novo par de falantes para as portas traseira (para substituir os triaxiais que coloquei no improviso).

Posso pagar até uns R$250 estou vendo esses aqui, o que acham:

Bravox CS60P de 6" (igual usei nas portas da frente)
Potência de 120 Wrms total (60 Wrms cada)
Impedância de 4Ohms
Resposta em frequência : 60 Hz a 20 KHz
Preço: R$170,00

Falcon F280C de 6"
Potência de 140 Wrms total (70 Wrms cada)
Impedância de 4Ohms
Resposta em frequência : 45 Hz a 20 KHz
Preço: R$220,00

Pioneer TS-C170BR de 6"

Potência de 120Wrms total (60 Wrms cada)
Impedância de 4Ohms
Resposta em frequência : 35 Hz a 20 KHz
Preço: R$240,00

Acho que com o Falcon ou Pioneer conseguiria um pouco mais de médio-graves, não acham, por causa dos 35~45Hz que são mais baixos que os 60Hz do Bravox?

Lembrando que o orçamento é apertado... e vou usar no som original da GM Zafira (Clarion CA 289 USB) de 20W x 4 por enquanto (devido a crise, upgrades sem previsão nos próximos meses)...

Para o futuro, já tenho:
- Módulo Falcon HS1500T (preciso de mais um módulo estéreo de pelo menos 2 canais para conseguir fazer o balance e fader funcionarem certinho)
- Caixa Dutada com Subwoofer Bomber Dub 12";

Desde já, muito obrigado amigos!!!

Editado por umarizal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...