Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro Som de Qualidade em São Paulo/SP domingo  29/Maio/2022 *****

Sign in to follow this  
robertojunior27

Som residencial impedancia

Recommended Posts

Posted (edited)

Tenho um som sharp 4 em 1 onde a impedancia mínima é de 8ohms. Tenho duas caixas de som com um tweeter e um woffer os dois com 8ohms cada !. Se eu ligar em paralelo fica com 4 ohms e toca bem mais está abaixo do recomendado. Liguei em série e tocou muito mais muito baixo. A pergunta é essa informação de impedancia mínima no aparelho quer dizer por canal ou geral ?? Obrigado !! Liguei em série pra ir pra 16ohms e tocou muito baixo !!

Edited by robertojunior27
Completar informação

Esse valor divulgado é impedância mínima por canal.

Mas um tweeter / woofer de 8 ohms cada resultam numa caixa de 8 ohms!

Isto pq a impedância aparente do tweeter é 8 ohms na sua região de sua resposta de frequências, e bem mais alta na região que deve ser respondida pelo woofer; o woofer se comporta de forma análoga ao tweeter, ajudados nisto pelo divisor de frequências.

Certo então neste caso é usar um divisor de frequência de 8ohms ? Pois estou usando só uma capacitor de corte no tweeter !

1 hora atrás, robertojunior27 disse:

Mas a ligação de dois alto falantes de 8ohms em paralelo não resulta em 4ohms ?

Dois drivers de mesma faixa de resposta, ou 2 tweeteres ou 2 wooferes no mesmo canal, aí sim derruba a impedância pela metade, na faixa de frequencias que eles atuam.

Como disse, um woofer e um tweteer por canal, não divide a impedância por dois.

1 hora atrás, robertojunior27 disse:

Certo então neste caso é usar um divisor de frequência de 8ohms ? Pois estou usando só uma capacitor de corte no tweeter !

Um capacitor é um filtro passa-alta de 1a ordem. É um crossover simples, mas pode ser suficiente.

Geralmente a impedância do woofer já vai estar bem alta na região de trabalho do tweeter.  O critico normalmente é a região do grave. A curva de impedância do seu woofer é conhecida?

Ok entendi tudo que o Sr falou !! A curva da impedância não está informada no alto falante e eles são antigos e difícil de descobrir !! Muito obrigado pelas informações !! Vou colocar um divisor de frequência nas caixas pra dar segurança a mais qualidade.