Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
luizdanielcp

Construção dos pezinhos!!!

Recommended Posts

E ai pessoal blz?,

 

nesse fim de semana eu vou começar a construir os pezinhos para o meu carro (gol quadrado) e gostaria que quem ja tenha feito e quem estiver disposto a ajudar, me desse umas dicas de como fazer construir os pezinhos sem desperdiçar muito material e aproveitando da melhor forma o espaço disponivel.

 

ps:Eu ja le os artigos do autosom.net.

 

Se alguem quizer postar fotos melhor ainda!

 

Luiz Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Luiz, tive a mesma idéia que vc, e comecei a fazer os meus este fim de semana. Estou arriscando fazer de Fiberglass, exatamente o mesmo esquema baixei uns artigos do Autosom e mais uns artigos de gringos que encontrei na Net e tenho umas observações pra fazer pra que vc já fique atento a uns detalhes importantes...

 

1º Forre tudo e afaste o carpete o máximo possível, uma dica legal é deixar até uma saliência de fita crepe tipo "barricada" pra evitar de escorre onde vc não quer a resina.

 

2º forre os bancos do carro tb, pq aparentemente no meu nem encostei a fibra, mais vim trabalhar Hj e minha bunda tá toda pinicada.

 

3º O segredo está todo na mistura, portanto comece misturando apenas pequenas partes, fiz a porcaria de misturar 500ml num pote de maionese (daqueles de vidro da Hellmans), a 5 ML de Merk ( o que recomenda no auto som ); disparei o crônometro regressivo do meu relógio pra apitar em 15Min, e 7 min depois a resina firou pedra... O vidro esquentou tanto que trincou, portanto nas primeiras camadas misture pouco uns 200 ML de resina dá pra passar uma camada inteira, (olha que estou passando em uma boa área no meu caso)...

 

4º Tenha um pincel para cada camada que vc pretende passar, pois qdo a resina endurece, que é de uma hora pra outra, não há cristo que dissolva. O pincel demorou mais tempo pra secar tipo uns 35, 40min, Coloquei assim que terminei no Tinner e na Aguá ráz (Mergulhado) e não tem geito, seca a resina fica que nem pau.

 

5º Isso pode parecer cruel e trabalhoso, mais tente "separar" a fibra no meio, a fibra se for manta (Que nem a minha) é um entrelaçado composto por camadas, e dá pra dividir no meio (tipo uma gase), trabalhar com ela mais fina facilita a modelagem. Deixe já vários pedaços cortados ( no meu caso cortei pequenos quadrados e retângulos ). OBS se achar que não perde a sensibilidade use uma luva, pq vai te economizar muita coceira.

 

6º O cheiro da resina é Phoda, estilo cascolac, se o carro for muito pequeno vc vai penar com isso. Procure trabalhar num ambiente aberto pra ventilar...

 

7 º recomendo vc misturar em pote de plástico que seja mais grossinho, se não afunilar na boca é ideal, pq depois que seca vc dá uns apertões no pote e a resina que sobrou descola inteirinha, deixando o pete limpo, "copos descartáveis não servem" tentei com 5 um dentro do outro e a resina derrete em menos de 1 min os copos.

 

Quanto a mistura, eu peguei uma seringa pra dosar o Merk certinho e uma mistura boa de trabalhar foi pra uns 250ml de resina de 3 ml de Merk demora uns 20 Min pra endurecer e dá pra trabalhar melhor. Recomendo que nas primeiras camadas/demãos vc use menos Merk nas próximas vc terá pego a manha poderá ariscar misturas mais concentradas.

Outro detalhe importante, deixe tudo o que é preciso já a mão e já em posição pq passado o tempo a resina endurece quer vc quiera quer não e a reação é quase instantanea, não dá pra perceber que vai endurecer até ser tarde,

 

Depois posta ae se vc se deu bem, fim de semana vou continuar o meu, fechar, passar a massa plástica e lixar,

 

Um abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oi Luiz, tive a mesma idéia que vc, e comecei a fazer os meus este fim de semana. Estou arriscando fazer de Fiberglass, exatamente o mesmo esquema baixei uns artigos do Autosom e mais uns artigos de gringos que encontrei na Net e tenho umas observações pra fazer pra que vc já fique atento a uns detalhes importantes...

 

1º Forre tudo e afaste o carpete o máximo possível, uma dica legal é deixar até uma saliência de fita crepe tipo "barricada" pra evitar de escorre onde vc não quer a resina.

 

2º forre os bancos do carro tb, pq aparentemente no meu nem encostei a fibra, mais vim trabalhar Hj e minha bunda tá toda pinicada.

 

3º O segredo está todo na mistura, portanto comece misturando apenas pequenas partes, fiz a porcaria de misturar 500ml num pote de maionese (daqueles de vidro da Hellmans), a 5 ML de Merk ( o que recomenda no auto som ); disparei o crônometro regressivo do meu relógio pra apitar em 15Min, e 7 min depois a resina firou pedra... O vidro esquentou tanto que trincou, portanto nas primeiras camadas misture pouco uns 200 ML de resina dá pra passar uma camada inteira, (olha que estou passando em uma boa área no meu caso)...

 

4º Tenha um pincel para cada camada que vc pretende passar, pois qdo a resina endurece, que é de uma hora pra outra, não há cristo que dissolva. O pincel demorou mais tempo pra secar tipo uns 35, 40min, Coloquei assim que terminei no Tinner e na Aguá ráz (Mergulhado) e não tem geito, seca a resina fica que nem pau.

 

5º Isso pode parecer cruel e trabalhoso, mais tente "separar" a fibra no meio, a fibra se for manta (Que nem a minha) é um entrelaçado composto por camadas, e dá pra dividir no meio (tipo uma gase), trabalhar com ela mais fina facilita a modelagem. Deixe já vários pedaços cortados ( no meu caso cortei pequenos quadrados e retângulos ). OBS se achar que não perde a sensibilidade use uma luva, pq vai te economizar muita coceira.

 

6º O cheiro da resina é Phoda, estilo cascolac, se o carro for muito pequeno vc vai penar com isso. Procure trabalhar num ambiente aberto pra ventilar...

 

7 º recomendo vc misturar em pote de plástico que seja mais grossinho, se não afunilar na boca é ideal, pq depois que seca vc dá uns apertões no pote e a resina que sobrou descola inteirinha, deixando o pete limpo, "copos descartáveis não servem" tentei com 5 um dentro do outro e a resina derrete em menos de 1 min os copos.

 

Quanto a mistura, eu peguei uma seringa pra dosar o Merk certinho e uma mistura boa de trabalhar foi pra uns 250ml de resina de 3 ml de Merk demora uns 20 Min pra endurecer e dá pra trabalhar melhor. Recomendo que nas primeiras camadas/demãos vc use menos Merk nas próximas vc terá pego a manha poderá ariscar misturas mais concentradas.

Outro detalhe importante, deixe tudo o que é preciso já a mão e já em posição pq passado o tempo a resina endurece quer vc quiera quer não e a reação é quase instantanea, não dá pra perceber que vai endurecer até ser tarde,

 

Depois posta ae se vc se deu bem, fim de semana vou continuar o meu, fechar, passar a massa plástica e lixar,

 

Um abraço

Felipe,

muito obrigado mesmo pela sua ajuda :rever1: .Com certeza ela vai fazer com que eu chegue mais facil ao meu objetivo.

 

Com certeza que se todos do forum ajudarem igual a vc o forum vai melhorar bastante. :legal:

 

ps: para o pincel não endurecer é só vc mergulhar ele na acetona.

 

Luiz Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando um UP, vejam a minha page aí da assinatura, tem um passo à passo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2º forre os bancos do carro tb, pq aparentemente no meu nem encostei a fibra, mais vim trabalhar Hj e minha bunda tá toda pinicada.

 

Também passei por este problema .... Um aspirador de pó à mão é muito bem vindo.

 

4º Tenha um pincel para cada camada que vc pretende passar, pois qdo a resina endurece, que é de uma hora pra outra, não há cristo que dissolva. O pincel demorou mais tempo pra secar tipo uns 35, 40min, Coloquei assim que terminei no Tinner e na Aguá ráz (Mergulhado) e não tem geito, seca a resina fica que nem pau.

 

Se você lavar o pincel com thinner, mesmo que ele endureça depois, a propria resina, ao entrar em contato com o pincel vai fazer ele amolecer de novo.

Editado por agm2112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:vts Eu tava fazendo um molde para o crossover... ficou bleza, em forma de X, mas a massa correu pra baixo dos RCA e prendeu o crossover à massa, só percebi na hora de tirar pois ficou preso, a massa já estava dura...

Pra tirar deu um trabalhão, usei uma mini-serra eletrica com todo cuidado, mas acabei atingiu o RCA(fez um corte bem no meio do RCA), me deu uma raiva, pois nunca usei o crossover, ainda está embaladinho só que com um rca dividido no meio... :P

CUIDADO NA HORA DE USAR MASSA PLASTICA, POIS É MUITO DURA É PIOR QUE CIMENTO!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. eu admiro essas iniciativas... eu sou muuuito desajeitado pra fazer isso... provavelmente meu pezinho ficaria parecendo o Pao de Açucar ou o Corcovado... ou um monte de ***** !!!!

Bom, alguem tem idéia de qto sairia um pezinho pra um pug 206 ?

Em média, pra eu ter uma idéia...

 

Mal desvirtuar teu tópico !

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara.. eu admiro essas iniciativas... eu sou muuuito desajeitado pra fazer isso... provavelmente meu pezinho ficaria parecendo o Pao de Açucar ou o Corcovado... ou um monte de ***** !!!!

Bom, alguem tem idéia de qto sairia um pezinho pra um pug 206 ?

Em média, pra eu ter uma idéia...

 

Mal desvirtuar teu tópico !

[]´s

Olha só, antes de me aventurar a fazer procurei ver qto os caras cobravam pra fazer, primeiro que não é qualquer loja que faz, geralmente só as que participam de campeonatos, ae já viu né os caras rancam o couro. Qdo estava procurando aqui em SP a uns 6 meses atrás os caras tavam pedindo de 140 a 200 reais, só no trabalho com a fibra, modelagem regulagem e montagem. (Fora o que vc vai gastar no Kit 2 vias ou no Mid Range). Eu comprei bastante coisa, até pq comprei direto de uma fábrica em guarulhos e os caras só vendiam uma quntidade minima então e como eum pensava em me arriscar nos suportes do módulo em fibra, e alguma coisinha no porta malas tb, arrematei. Olha só pra ter + ou- idéia dos preços dos "ingredientes".:

 

3 Kilos Manta , 1,5mm

1 litro de Merk

100 ml acelerador Cobalto

7 Litros de Resina

 

Gastei 90 conto. Fiz a Base do meu KickP. Bem grande, tipo cobrindo toda a área do chão até o Painel, pq quero prendêlo nos parafusos de fixação do plastico de acabamento das laterais do corsa, pra não furar o chão do carro. Apliquei 3 camadas e diria que não gastei nem 800g de manta, mais já se foram 2 litros de resina, pq cabacei. Como disse acima na primeira tentativa estraguei meio litro de resina, que secou 7 minutos. Contando com os pincéis, lona pra forrar lixas, e a massa plástica, + as paradas da fibra com 50 ou 60 conto dá pra fazer, ou até menos se achar um lugar que venda em pequenas qtds. Coloquei ae o Link do distrubuidor de onde comprei (o mais barateiro da minha pesquisa).

 

http://www.vifiber.com.br/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu começei a fazer as bolsas que vão na porta do kadett. Tentei me acustumar com o pezinho mas não teve jeito . parti pras bolsas na portas e o trabalho ta ficando mto bom. vamos ver como que vai ficar.

O material é ode sempre

Resina

Fibra de Vidro

Catalizador

Pincel

Solvente p/ limpar o pincel

Luvas bem compridas pq essa zorra de fibra pinica pra kct.

Fita crepe. Mta fita crepe. Pra fazer a bolsa de uma porta gastei 2 rolos de 25m hehe. não queria aquela zorra de resina gruada no curvim. E depois que seca sai facim facim.

Ah tb tem que ter um pulmão bem resistente pq aquela porcaria gera gases mto ruim. Não usei mascara, mas estava trabalhando em um local totalemente aberto. Mas quem for trabalhar em garagem fechada, compre uma com certeza pq aquela zorra enjoa!!

Ah mais uma coisa. NÂO TRABALHA COM FIBRA AO AR LIVRE EM DIA COM MTO VENTO ela se espalha no ar e daqui a pouco c ta até respirando aquilo hehe.

É isso. to tirando fotos dos passos que eu faço. qdo terminar, posto elas. VALEU.

 

Aff. cansei hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu começei a fazer as bolsas que vão na porta do kadett. Tentei me acustumar com o pezinho mas não teve jeito . parti pras bolsas na portas e o trabalho ta ficando mto bom. vamos ver como que vai ficar.

O material é ode sempre

Resina

Fibra de Vidro

Catalizador

Pincel

Solvente p/ limpar o pincel

Luvas bem compridas pq essa zorra de fibra pinica pra kct.

Fita crepe. Mta fita crepe. Pra fazer a bolsa de uma porta gastei 2 rolos de 25m hehe. não queria aquela zorra de resina gruada no curvim. E depois que seca sai facim facim.

Ah tb tem que ter um pulmão bem resistente pq aquela porcaria gera gases mto ruim. Não usei mascara, mas estava trabalhando em um local totalemente aberto. Mas quem for trabalhar em garagem fechada, compre uma com certeza pq aquela zorra enjoa!!

Ah mais uma coisa. NÂO TRABALHA COM FIBRA AO AR LIVRE EM DIA COM MTO VENTO ela se espalha no ar e daqui a pouco c ta até respirando aquilo hehe.

É isso. to tirando fotos dos passos que eu faço. qdo terminar, posto elas. VALEU.

 

Aff. cansei hehe

Valeu Bigbota,

quando vc acabar, poste as fotos para galera ver. :legal:

 

 

Luiz Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu começei a fazer as bolsas que vão na porta do kadett. Tentei me acustumar com o pezinho mas não teve jeito . parti pras bolsas na portas e o trabalho ta ficando mto bom. vamos ver como que vai ficar.

O material é ode sempre

Resina

Fibra de Vidro

Catalizador

Pincel

Solvente p/ limpar o pincel

Luvas bem compridas pq essa zorra de fibra pinica pra kct.

Fita crepe. Mta fita crepe. Pra fazer a bolsa de uma porta gastei 2 rolos de 25m hehe. não queria aquela zorra de resina gruada no curvim. E depois que seca sai facim facim.

Ah tb tem que ter um pulmão bem resistente pq aquela porcaria gera gases mto ruim. Não usei mascara, mas estava trabalhando em um local totalemente aberto. Mas quem for trabalhar em garagem fechada, compre uma com certeza pq aquela zorra enjoa!!

Ah mais uma coisa. NÂO TRABALHA COM FIBRA AO AR LIVRE EM DIA COM MTO VENTO ela se espalha no ar e daqui a pouco c ta até respirando aquilo hehe.

É isso. to tirando fotos dos passos que eu faço. qdo terminar, posto elas. VALEU.

 

Aff. cansei hehe

poxa..mas acho o cheiro taum bom!! :pirou: e cola de contato entaum! :rolleyes:

 

gente usem mascara pra fazer qualquer serviço deste tipo!..mas não serve akela mascara que só segura pó!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, pintou uma duvida agora!

 

Eu faço o molde da base sobre o carpete ou eu tenho que tirar o carpete e fazer diretamente na lataria do carro?

 

Luiz Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem que fazer sobre o lugar onde vai fixar... Vc vai tirar o carpete do carro pra colocar o pezinho embaixo dele?!!?!??! :P Brincadeira...

Mas faça por cima, q é onde vai fixá-lo.... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Você tem que fazer sobre o lugar onde vai fixar... Vc vai tirar o carpete do carro pra colocar o pezinho embaixo dele?!!?!??! :P Brincadeira...

Mas faça por cima, q é onde vai fixá-lo.... :legal:

É uma ideia, PEZINHOS EMBUTIDOS ! :pirou:

 

Valeu MARCOMANHO. :legal:

 

Luiz Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Você tem que fazer sobre o lugar onde vai fixar... Vc vai tirar o carpete do carro pra colocar o pezinho embaixo dele?!!?!??!  :P Brincadeira...

Mas faça por cima, q é onde vai fixá-lo....  :legal:

É uma ideia, PEZINHOS EMBUTIDOS ! :pirou:

 

Valeu MARCOMANHO. :legal:

 

Luiz Daniel

Essa idéia de pezinhos embutidos é perfeitamente viável... Já vi diversos carros assim.... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara ai vai passo a passo.

 

1-retire todo po ou tranquera q estiver onde vao ser colocados,deixando tudo limpo.

2-passe fita crepe em todo o lugar a ser moldado o bixinho, passar a fita em um espaco um pouco mais q seu futoro pezinho para evitar q a resina escorra.

3-primeiro passe uma camada de resina ja catalizada no local e antes de secar coloque a manta de fibra e com o pincel empurre tal contra a fita crepe,faca a mistura resina / catalizador em pequenas quantidades passe novamente aresina e espere secar,apos a secagem em torno de 40 minutos repita novamente o processo quantas vzs achar necessario ,eu geralmente coloco 4 camadas de manta.importante deixar secar bem para retirar o molde do local nao tenha pressa pois se tirar e ainda estiver em fase de secagem, a fibra pode entortar perdendo o contorno exato do local,se acontecer isso no final vc vai ter uma grande dor de cabeca para recuperar a peca,apos tudo pronto com um pincel ou um lapis desenhe o formato de seu pesinho no molde de fibra,recorte e tire o excesso para q nao atrapalhe.

4-coloque o molde no carro,recorte com uma serra tico tico dois aros para q o falante fique embutido dentro da peca de madeira pode ser mdf de 6 m,nao faca os arcos com bordas muito grandes pois pede ocupar espaco demais e atrapalhar na hora de dirigir,deixe els com 1 cm.com os aros prontos compre um pedaco de abracadeira em fita usada em encanamentos hidraulicos fixe uma ponta no molde de fibra e a outra ponta nos arcos para vc posiciona los no carro,compre mdf de 2 mm e corte em fitas de 2 cm,com os arcos posicionados na angulacao desejada recorte esses pedacinhos de mdf de 2 em e cole com patex em toda a volta do pesinho colando uma ponta na fibra e a outra no arco,apos tudo fechadinho vc ja tera o formato do pesinho,importante nao deixar buraco entre as fitinhas de madeira e tb deixar um espacinho de + ou - meio cm na bordinha na base em fibra e no arco de mdf esta pronto o molde do pesinho.

5-passe massa plastica catalizada em torno do mesmo espere secar e lixe. aquele espacinho de 1/2 cm e onde a massa vai preencher,importante deixar uma superficie bem lisinha sem buracos se for usar courvim,se for usar carpete nao a nescessidade de ficar tao lienar assim pois o mesmo disfarca as arregularidades.

6-cole o acabamento e fixe-o com um parafuso ao carro e esta pronto

 

 

7-para se ter um bom rendimento no pezinho e nescessario q calcule a litragem de acordo com o q o falante pede q nem sempre e pouco,o posicionamento do falante nele tb e fundamental para q tenha um bom palco sonoro.

 

8-vai gastar em materiais cerca de 100 reais.um bom proficional cobra em media 250 para tal servico.se nao tiver experiencia vai penar nos primeiros depois pega o jeito hehehhehhe, ja fiz uns 15.hehehehehhe

 

8-se e um hobista vale a pena mas se for por aventura aconselho q contrate um proficional,nao e por nada mas vale a pena hehehehehe,da um trabalhaooooooo

 

abracos e espero ter te ajudado.

 

 

depois e so curtir :mac2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai galera blz..

 

vou dar algumas dicas.

 

:) 1º PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE

Forre tudo o carro, inclusive os bancos, pra evitar que caia fibra em cima dele e depois vc fique com a bunda pinicando heheh, ou até mesmo pra evitar que caia resina, porque se pingar resina no banco ou no carpete é embaçado pra tirar hein. Então forre toda a área onde irá passar resina com fita crepe, eu usei aquelas marrom (de embalar caixas) da Adelbrás, mas parece que tem fita crepe de 50mm agora, se tiver use ela, pois a marrom dependendo do local, tipow o tapete do carro, fica com um pouco da cola da fita.. o carpete não, mas o tapete sim!

Compre uns dois rolos de fita, pois gastei um rolo pra cada pezinho..

 

OBS.: Em hipótese alguma tire o carpete do carro pra fazer na lata, porque depois que o pezinho estiver pronto vai dar diferença, e talvez o pezinho não irá encaixar perfeitamente! Então forre o carpete pra tirar o molde com o carpete.. caso não irá trocar os tapetes, eu aconselharia até a passar a fita em cima dos tapetes, que é o que fiz.. assim posso colocar os tapetes por baixo dos pezinhos. (ao olhar as fotos entenderam melhor)

 

:) 2º PREPARAÇÃO E APLICAÇÃO DA RESINA

Para preparar a resina, corte o fundo de uma garrafa de Coca-Cola de 2litros e coloque 200ml de água e marque com uma caneta esferográfica o local onde ficou a água! Jogue a água fora, e pegue o fundo da garrafa para colocar resina, encha de resina até o local onde vc tinha marcado anteriormente (pode ficar sussegado que 200ml de resina dá pra fazer uma camada e mais um pouco, nada de por 500ml ou mais porque se não vc irá acabar estragando a resina, porque depois de alguns minutos ela endurece).. Coloque 40ml de Monomero de Estireno, pra diluir a resina, pois ela ficará mais "líquida" e mais fácil pra trabalhar, ele é vendido em lojas que vendem resina, (você poderá fazer sem ele também, só que a resina vai ficar mais "pastosa", difícil de trabalhar e acabará utilizando mais resina). Acrescente 1g (cerca de 20gotas) de Acelerador de Cobalto, misture bem e logo em seguida adicione 4g (cerca de 120 gotas), ai teremos um tempo de trabalho de 8 a 12 minutos, e irá demorar cerca de 30 a 1hora pra "secar" a resina. Vixi tá parecendo receita de bolo da minha mãe...kkkk, é claro que vc poderá colocar mais ou menos catalizador, só que terá um tempo de trabalho maior ou menor.. dependendo da mistura..

 

Para a fibra, o aconselhável é cortá-la em pedaços pequenos, tipo 10x10cm ou 10x15cm, pois assim facilita o trabalho.., eu aconselharia você usar uma luva, daquelas descartáveis, pois quando começa a grudar resina na mão e depois pega fibra por cima, fica um saco, e depois.. embaça pra sair. e recomendo deixar tudo a mão.

 

De preferência trabalhe em locais abertos e ventilados, pois o cheiro da resina é phoda, se preferir compre uma mascara, vc usará mais pra frente pois o Adesivo de Contato e a Massa Plástica também tem um cheiro desagradável..heheh

 

Eu aconselharia a fazer o pezinho com 2 ou 3 camadas, mais que três vc poderá ter problemas com a resina..

 

Por enquanto é só mas qualquer coisa estamos ai..

 

FOTOS em:

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/redbull_m...m/ph//my_photos

Editado por redbull_ms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cara ai vai passo a passo.

 

1-retire todo po ou tranquera q estiver onde vao ser colocados,deixando tudo limpo.

2-passe fita crepe em todo o lugar a ser moldado o bixinho, passar a fita em um espaco um pouco mais q seu futoro pezinho para evitar q a resina escorra.

3-primeiro passe uma camada de resina ja catalizada no local e antes de secar coloque a manta de fibra e com o pincel empurre tal contra a fita crepe,faca a mistura resina / catalizador em pequenas quantidades passe novamente aresina e espere secar,apos a secagem em torno de 40 minutos repita novamente o processo quantas vzs achar necessario ,eu geralmente coloco 4 camadas de manta.importante deixar secar bem para retirar o molde do local nao tenha pressa pois se tirar e ainda estiver em fase de secagem, a fibra pode entortar perdendo o contorno exato do local,se acontecer isso no final vc vai ter uma grande dor de cabeca para recuperar a peca,apos tudo pronto com um pincel ou um lapis desenhe o formato de seu pesinho no molde de fibra,recorte e tire o excesso para q nao atrapalhe.

4-coloque o molde no carro,recorte com uma serra tico tico dois aros para q o falante fique embutido dentro da peca de madeira pode ser mdf de 6 m,nao faca os arcos com bordas muito grandes pois pede ocupar espaco demais e atrapalhar na hora de dirigir,deixe els com 1 cm.com os aros prontos compre um pedaco de abracadeira em fita usada em encanamentos hidraulicos fixe uma ponta no molde de fibra e a outra ponta nos arcos para vc posiciona los no carro,compre mdf de 2 mm e corte em fitas de 2 cm,com os arcos posicionados na angulacao desejada recorte esses pedacinhos de mdf de 2 em e cole com patex em toda a volta do pesinho colando uma ponta na fibra e a outra no arco,apos tudo fechadinho vc ja tera o formato do pesinho,importante nao deixar buraco entre as fitinhas de madeira e tb deixar um espacinho de + ou - meio cm na bordinha na base em fibra e no arco de mdf esta pronto o molde do pesinho.

5-passe massa plastica catalizada em torno do mesmo espere secar e lixe. aquele espacinho de 1/2 cm e onde a massa vai preencher,importante deixar uma superficie bem lisinha sem buracos se for usar courvim,se for usar carpete nao a nescessidade de ficar tao lienar assim pois o mesmo disfarca as arregularidades.

6-cole o acabamento e fixe-o com um parafuso ao carro e esta pronto

 

 

7-para se ter um bom rendimento no pezinho e nescessario q calcule a litragem de acordo com o q o falante pede q nem sempre e pouco,o posicionamento do falante nele tb e fundamental para q tenha um bom palco sonoro.

 

8-vai gastar em materiais cerca de 100 reais.um bom proficional cobra em media 250 para tal servico.se nao tiver experiencia vai penar nos primeiros depois pega o jeito hehehhehhe, ja fiz uns 15.hehehehehhe

 

8-se e um hobista vale a pena mas se for por aventura aconselho q contrate um proficional,nao e por nada mas vale a pena hehehehehe,da um trabalhaooooooo

 

abracos e espero ter te ajudado.

 

 

depois e so curtir :mac2

Ei Mac não entendi direito a utilização da "abracadeira em fita " no processo...

 

Outra coisa qual a "formula" pra calcular a litragem ideal, dependendo do falante que se vai usar?

 

Eu mesmo estou pensando em colocar Mid Range, e não Mid Bass no pezinho, pra sobressaltar mais as médios altas do que as médio graves. Os mid Bass estarei colocando nas laterais das porta e tweeter na coluna...

 

Tenho todos os "fatores"dos falantes (QTS;QAS'Xmax; etc,...)

 

Vleu :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

viiixxxx

esse tópico foi pros meus favoritos :legal:

 

Endu®ance, me lembre de nunca comprar kit 2 vias usado de vc! :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...