Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Concessionária cobra a mais, mas não faz revisão completa da Fiat Strada

Recommended Posts

A Fiat Strada retornou do recesso do fim do ano pronta para sua quarta parada na oficina, mas não sem antes trocarmos o par de pneus que já estava próximo do limite de segurança. Chegou a hora das rodas aro 16 opcionais cobrarem seu preço novamente.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Pneus aro 16 têm fama de não serem comuns ou baratos. E confirmamos isso: não encontramos os pneus originais, Dunlop Enasave EC300+ na medida 205/55 R16 91V, a pronta entrega em São Paulo, nem mesmo nas revendas ou no site da marca.

IMG_20220106_114456.jpg“melado” em um dos amortecedores. Aparentemente, nada graveLeonardo Barbosa/Quatro Rodas

Em uma delas, ofereceram os Dunlop SP Sport FM800 por R$ 509. Passamos a buscar, então, um pneu de mesma medida com bom preço e índices de desempenho e desgaste melhores que os do pneu original.

 

Vale deixar registrado que o índice de durabilidade (treadwear) do Enasave é 280 (quanto mais alto, melhor) e tem nota E para resistência a rolagem e C para desempenho na chuva.

Fiat Strada Longa Duração

O Michelin Primacy4 205/55 R16 91V foi considerado. Tem nota B em resistência a rolagem, nota A em piso molhado e treadwear 340; custa em média R$ 600. Mas foi justamente em um revendedor Michelin que encontramos o Bridgestone EcoPia EP150, original do Toyota Corolla, por R$ 445.

Além do preço interessante, tem notas C para resistência a rolagem e no molhado, e treadwear 380 – poderá alcançar quilometragem maior que a dos pneus Dunlop.

Pneus Fiat Strada Longa Duração

Mas a loja não queria trocar apenas os pneus e as válvulas (R$ 15, cada uma) e fazer alinhamento e balanceamento (R$ 150). Ofereceram troca de óleo (que desta vez quase não baixou o nível) e depois condenaram as pastilhas de freio (ainda boas) e o amortecedor traseiro esquerdo com resíduo de óleo, que deixamos para verificar em garantia, na revisão. O serviço ficou em R$ 1.070.

Revisão ou troca de óleo?

A Fiat Strada partiu, então, para a revisão dos 40.000 km na Fiat Amazonas Leste, no Ipiranga.

Deixamos o carro logo cedo com apontamentos para travamentos na central multimídia ao usar Android Auto com e sem fio, o vazamento no amortecedor e sobre a luz de injeção que acendeu e apagou depois de um tempo, além do pedido de substituição do filtro de cabine, deixando claro que não queríamos fazer a higienização do sistema, que empurraram em revisões anteriores.

Fiat Strada Longa Duração

Este serviço inclui a troca do óleo, do filtro de óleo, do filtro de ar do motor, a primeira troca de velas de ignição e a substituição dos fluidos do freio e do sistema de acionamento hidráulico da embreagem.

Continua após a publicidade

Tudo dentro do valor da revisão, tabelada em R$ 1.272 no site da Fiat. Mas foi curioso o técnico ter sugerido a troca do fluido de freio como algo à parte e também a substituição do líquido de arrefecimento, que disse “ser importante para aumentar a vida útil da bomba d’água”. Para nosso carro, 2020/2021, a troca só é feita a cada dois anos. A partir dos 2021/2021, o manual passou a indicar a troca após dez anos ou 240.000 km rodados.

Na devolução, no meio da tarde, o carro já estava estacionado e lavado. A questão da central multimídia teria sido resolvida com um reset do sistema e a leitura da memória do módulo não apresentava o erro que motivou a luz de injeção.

Vareta de óleo da Fiat Strada de Longa Duração

Mas o “melado” no amortecedor, de acordo com o técnico, “é normal”. De fato, uma certa “transpiração” é normal e ajuda na lubrificação da haste do pistão. Mas não se manifestou do outro lado, então acompanharemos de perto a condição deste amortecedor.

Revisao-Fiat-Strada-40.000-km-amazonas-2.jpgFiltro de óleo sempre deve ser trocado junto com o óleo do motorLeonardo Barboza/Fiat

As grandes surpresas vieram na hora de pagar, com um total de R$ 1.370, sendo R$ 1.036,50 da revisão (R$ 236 mais barato que o previsto), mais R$ 123,87 para troca de filtro de cabine em um pacote com higienização do ar-condicionado e ozonização (que havíamos dispensado) e outros itens que não foram mencionados ou aprovados: descontaminação de bicos via tanque – um nome prolixo para aditivo de gasolina, que o manual não sugere – a R$ 76,23, além de kit lubrificação (R$ 57,17) e a “revisão de carroceria de um ano” (R$ 76,23).

Por sinal, o plano de revisão inclui uma revisão de carroceria, que não passa de “verificação quanto a danos, inclusive as proteções inferiores da carroceria” e deveria ser feita em todas as paradas a partir da segunda revisão.

A cara de pau da concessionária não veio especificada na nota, assim como o fluido hidráulico do freio e da embreagem ficou de fora. Ficou a sensação de que eles não foram trocados. E, de fato, muitas das peças incluídas na revisão não foram trocadas. Além de cara da cara de cobrar o que não foi pedido, a concessionária agiu com má fé.

Revisao-Fiat-Strada-40.000-km-amazonas-4.jpgVela de ignição não foi substituídaLeonardo Barboza/Fiat

Por questões de isolamento devido à Covid-19, não foi possível verificar a realização dos serviços na Fukuda Motorcenter a tempo do fechamento da edição impressa, mas agora trazemos em primeira mão no site o resultado da análise pós-revisão. 

Revisao-Fiat-Strada-40.000-km-amazonas-1.jpgFiltro anti-pólen do ar-condicionado foi trocado, mas amassado na instalaçãoLeonardo Barboza/Fiat

Primeiro, o técnico Fábio Fukuda notou que o filtro de óleo do motor (R$ 36) não foi substituído, depois reparou que todas as bobinas de ignição (elas são individuais) continuavam com suas marcações intactas, indicando que nem sequer verificaram as velas. E, de fato, o jogo de velas, que representou R$ 548 da revisão, não foi trocado.

Reclamações de renite dos usuários após a revisão dos 40.000 km não foram sem motivo. A concessionária deixou de fazer a limpeza do sistema do ar-condicionado e ainda colocou um filtro novo completamente amassado dentro da caixa de ar. Não havia filtração alguma. Fukuda ainda sinalizou que a tampa do filtro de ar do motor estava com o parafuso frouxo.

Revisao-Fiat-Strada-40.000-km-amazonas-3.jpgTampa da caixa do filtro de ar do motor foi encontrada com o parafuso frouxoLeonardo Barboza/Fiat

Nós, obviamente, não deixaremos a Fiat Strada com a revisão incompleta. É história para o próximo mês. Mas, definitivamente, não indicamos a Fiat Amazonas. O consumidor comum não faz checagem após a revisão, confia no serviço da rede autorizada e, neste caso, teria sua saúde e a saúde do seu carro comprometidas.

Nova Fiat Strada – 40.007 km

Ficha técnica:
Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 6.508
Gastos no mês: Combustível: R$ 1.468
Pneus: R$ 1.070
Revisão: R$ 1.370
Consumo: No mês: 11,8 km/l com 47,4% de rodagem na cidade
Desde fev/21: 12,6 km/l com 33,7% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Continua após a publicidade

The post Concessionária cobra a mais, mas não faz revisão completa da Fiat Strada appeared first on Quatro Rodas.

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...