Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Allanpk

[DIY] Instalando o seu projeto de som

Recommended Posts

Bom galera, to criando esse tópico aqui no intuito de conseguir dicas extras de como instalar o seu som sem precisar pagar por isso...

 

Pesquisei no forum e no site da autosom.net mas as informações que achei estavam ou não tão completas ou espalhadas por vários tópicos

 

Abaixo, um resumo de algumas dicas que encontrei

 

- Puxar o fio positivo direto da bateria com o porta fusivel a menos de 30cm

 

- Passar os fios RCA longe dos fios de alimentação

 

- Não deixar a carcaça do modulo em contato com o carro

 

- Tomar cuidado com pontas cortantes por onde passa os fios

 

- Ligar o negativo do módulo direto na bateria, ligar na lataria também é possível mas o mais recomendado é ligar na bateria

 

- Usar bitolas e fusíveis compatíveis com o seu sistema de som (isso ai fica a seu cargo de descobrir o que é ideal)

 

 

 

 

Dicas não fundamentais porém uteis

 

- Usar conduites (aqueles canos amarelos) nos fios para evitar corte e conseguente curto circuito

 

 

 

 

Algumas coisas que não achei explicações e que acho que seria bom saber

 

- Como faço a ligação do fio positivo na bateria??? (sei que tem aqueles terminais, mas gostaria muito de ver uma foto dele encaixado)

 

- Como faço a ligação do fio negativo na lataria???? (soldo????)

 

- Usar aqueles terminais para ligar os fios nos módulos prestam?? ou criam resistencia extra?

 

- Por onde devo passar os fios para ligar o modulo que estará no porta malas com a bateria e o player? (de baixo do caperte? alguem tem fotos)

 

- no caso da fiação seria bom, por exemplo, passar o cabo RCA e do kit 2x (que ficarão na frente) pelo lado direito do carro e o de energia pelo lado esquerdo

 

Irei acrescentando as dicas nessa msg conforme elas forem aparecendo

 

Se alguem tiver algumas fotos de instalação postem tb...

 

Vamo ve se esse tópico fica bom, quem sabe ele pode até ir para o HOT TOPICS

 

 

ps. desculpa usar o termo DIY (Do it yourself), mas achei que FIVM(faça isso vc mesmo) niguem iria entender

Editado por Allanpk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deixa eu compra todos meus equipamentos que vo faze um DIY com todas as fotos e possiveis explicações da instalação, que sera no padrão da iasca. Vai dar um puta trabalho mas vai ficar bala!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
deixa eu compra todos meus equipamentos que vo faze um DIY com todas as fotos e possiveis explicações da instalação, que sera no padrão da iasca. Vai dar um puta trabalho mas vai ficar bala!!

Instalação padrão iasca? aonde vejo mais coisas sobre isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Instalação padrão iasca? aonde vejo mais coisas sobre isso?

hehe no manual na iasca !!! mas não é nada do outro mundo!! só diz como deve ficar a instalação !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai andre! onde arrumasse esse manual? tambem me interessa :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa ninguem aqui tem nenhuma dica ou nenhuma resposta pras minhas duvidas??????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É importante ressaltar que alguns instaladores fazem uso de conduítes, aqueles amarelos ou pretos (mangueiras sanfonadas para fiação de construção), para a passagem do cabo positivo no interior do veículo, diminuindo assim o risco de cortes no cabo e, por consequência, evitando curto-circuito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sepacheco, leosport, deed, gusk4x4, Gohan, blaukpunk, noone, Rapha_4_bass, Papillon, Ronie,Crasher, Abreu, tiagomakoto, jvfonseca ...

po vcs devem saber alguma coisa neh!??!

Editado por Allanpk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ops dei dois "enviar" sem querer

Editado por Allanpk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É importante ressaltar que alguns instaladores fazem uso de conduítes, aqueles amarelos ou pretos (mangueiras sanfonadas para fiação de construção), para a passagem do cabo positivo no interior do veículo, diminuindo assim o risco de cortes no cabo e, por consequência, evitando curto-circuito...

já vi isso instalado tabém, é uma dica boa vou colocar na msg principal

Editado por Allanpk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehe todos que vc citou sabem bastante exceto o Blaupunkt que num sabe nada huahauha :lol: :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hehe todos que vc citou sabem bastante exceto o Blaupunkt que num sabe nada huahauha :lol: :lol:

hehehe eh que o blau já fez uma instalação na caranga dele! então pelo menos esperiencia com fiação ele tem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o som do bilau ele mandou instalar na instaladora! :P

mas foi ele que comprou tudin bem super-mega-hiper dimensionado (como ele :P)

 

Seguinte:

 

Meu som eu e a galera da autosom-recife instalamos aqui em casa.

Esses conduites sanfonados sao chamados ELETRODUTOS.

No caso eu usei para conduzir o cabo + pelo cofre do motor e pela firewall (a parede que fica entre o motor e o carro) ja que ali eh a regiao mais sujeita a corte, aquecimento etc do cabo!

 

Tambem usei no porta-malas mas somente para nao deixar os cabos soltos e com perigo de alguma coisa enganxar etc... daih usei logo eletrodutos amarelos para chamar atencao! (eh uma instalacao provisoria)

 

 

Para ligar o cabo + na bateria.. Sem ter aqueles terminais de ouro etc etc no cabo +... Compre um terminal argola para bateria! Acho que a maioria suporta ate cabo 21mm²... Quando for mecher de novo, ou tiver alguma opotunidade eu tiro foto! Bem voce pega esse terminal e crimpa ele no cabo, depois disso recomendo uma solda entre o cabo e o terminal ja pra nao soltar facil!

 

Pro aterramento:

Compre outro terminal argola desses e aterre em algum local que seja direto na lataria!

Exemplos: Parafuso na mala (maioria dos carros sempre tem), ou intao nos parafusos que sustentam os cintos de seguranca do banco traseiro... levante o banco traseiro e voce os vera! eh soh tira-los E NAO ESQUECER DE LIXAR O LOCAL! eh MUITO recomendavel que o terminal entre em contato direto com a lataria! portanto voce deve lixar tanto o terminal quanto a lataria, quanto o negocinho do suporte do cinto de seguranca ate sair a tinta!!! depois eh soh colocar o terminal em contato direto com a lataria e em cima dele colocar a paradinha do cinto de seguranca e em cima a rosca! As vezes o local eh chatinho, daih voce precisara daquelas chaves de boca regulaveis!

 

Na verdade... seria melhor o aterramento ser direto no polo - da bateria.. maaaaaas como as vezes nao da cabo suficiente :P

 

 

Terminais nos cabos de audio:

Eu acho imprescindiveis!

Os que comprei eram daqueles modelos placa (uma plaquinha lisa) e fiz um furo no meio com o mesmo diametro dos parafusos do audiobank! assim eu crimpei os terminais no cabo e ainda soldei (pra nao largar) e quando vou ligar os cabos no modulo, tenho que tirar todo o parafuso para o terminal poder sair! Acho isso bom... ainda mais para carros rebaixados que pulam e trepidam muito... podendo afrouxar os parafusos e se os terminais forem do tipo garfo eles podem terminar se soltando e causar alguma confusao por la... (sei nao... mas depois que um falante meu tava em curto e deu milhares de bronca no meu ab eu fiquei muito receoso!) com esses terminais.. os parafusos podem afrouxar e o cabo nao saira! soh se retirar todo o parafuso!

Pros terminais dos falantes... comprar terminais do tipo femea! Tem que ver como sao os terminais do falante... tem uns que o + eh maior ou menor que o -... tem que dar uma olhada antes de comprar!

 

Terminais de cabo de forca pro modulo:

Recomendo comprar aqueles de R$10 que o wagner vende (se o teu cabo for ate uns 16mm² ou 21mm²... Mas nem em todos os modulos os terminais entram... no audiobank entrou acochado! acho legal porque nao gosto de trabalhar com cabos "abertos"... se tiver que trabalhar com cabos descascados... eu pelo menos estanho (soldo) a parte descascada pra nao espanar com facilidade.

 

 

Encostar a carcaca do modulo na lataria:

Como fiquei um pouco receoso, eu peguei uma tabua de madeira que tinha aqui em casa e fixei o audiobank em cima dela junto com os xovers do kit 2 vias e essa tabua eu fixei no banco de tras com apenas 2 parafusos.

 

Recomendo passar o cabo do remote do player com o fio +, embora na parte do banco de tras pra mala eu tenha passado ele junto com o cabo -. :\

 

Para ligar 2 modulos e/ou mais coisas:

Recomendo usar um Rele!

Altamente recomendado!

E eh facil ligar!

Um de 1A ou 2A ja ta de otimo tamanho!

(nao que um de maior amperagem atrapalhe)

 

O esquema eh o seguinte:

Ligar o remote do player no acionador do rele

Puxar um cabo + pro rele (nao precisa ser direto da bateria, puxe da luz de iluminacao da mala, ou da placa etc...)

Puxar um cabo - pro rele (ACHO que pode ser direto de onde o modulo ta aterrado... nao sei se isso causaria chiado ou interferencia) (fiz assim pra ligar 2 modulos e 2 coolers e nao deu bronca nenhuma)

e o pino dos utilitarios voce puxa um cabo... e um pouco mais na frente voce o descasca e liga la todos os cabos + dos perifericos que voce quiser usar! o - deles... voce aterre na lataria em outro ponto... ou no mesmo ponto! ou ainda ACHO que no cabo - do rele!

 

Acho rele uma otima porque protege a saida remote do player... e alem do mais a saida remote do player nao eh la forte suficiente pra ligar todas essas geringoncas! :P Pegando direto do + de verdade... aih funciona legal :P

 

 

 

Evitando ruidos:

FAZER O MAXIMO PRA PASSAR RCA LONGE DE CABO DE FORCA!

:P

De preferencia... passar forca de um lado, rca no meio e falantes do outro lado (nao precisa ser nessa ordem... desde que sejam os 3 separados.. e rca passe longe da bomba de gasolina e de outros lugares afins...

 

 

Na ligacao final do modulo:

Ligar primeiro o negativo e ainda com o portafusivel sem fusivel ligar em seguida o positivo, e depois (antes de ligar o remote) coloque o fusivel... se o fusivel queimar eh porque teu modulo ta com defeito (curto na fonte)

Se tudo tiver normla e nao queimar nenhum fusivel... retire o fusivel do cabo +... e proceda a instalacao colocando os cabos de audio, depois o remote e depois os rca.

(isso tudo neh um criterio obrigatorio nao! mas eu gosto de fazer assim)

 

Tava bem baguncado aih: :P

andredferreira-IMG3703.jpg

Editado por deed

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faz um desenho da ligação desse relê ae p/ remote por favor???

 

qtos amps pode pendurar num remote? 2 tá bom?:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem... ai vai um esquema de rele de 5 pinos

andredferreira-rele.JPG

 

Tem rele que eh de 4 pinos...

dai eu acho que nao existe a saida 87a :|

 

Voce pode ligar o que quiser... eh soh respeitar a amperagem maxima do rele...

por exemplo.. farol de milha usa rele pra ser ligado (que nois aproveitamos um em desuso e ligamos no som do meu amigo... amperagem maxima de 30A)...

 

Mas pra ligar 2 modulos... coolers... leds... um de 1A... 2A... 3A ja da...

 

[]'z

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh pouco... bem pouco mesmo...

Coisa de alguns miliAmperes (mA)... Afinal eh soh para indicar ele para estar ligado ou nao :P

 

Coolers se nao me engano consomem cerca de 350mA ou 125... por aih (pouquinho tambem)

 

Quanto aos leds e/ou neon... ja nao lembro

 

[]'z

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehe no manual na iasca !!! mas não é nada do outro mundo!! só diz como deve ficar a instalação !!

 

Bigbota seu D.I.Y já saiu? (apesar de este tópico ser antigo me interessa muito!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o som do bilau ele mandou instalar na instaladora! :P

mas foi ele que comprou tudin bem super-mega-hiper dimensionado (como ele :P)

 

Seguinte:

 

Meu som eu e a galera da autosom-recife instalamos aqui em casa.

Esses conduites sanfonados sao chamados ELETRODUTOS.

No caso eu usei para conduzir o cabo + pelo cofre do motor e pela firewall (a parede que fica entre o motor e o carro) ja que ali eh a regiao mais sujeita a corte, aquecimento etc do cabo!

 

Tambem usei no porta-malas mas somente para nao deixar os cabos soltos e com perigo de alguma coisa enganxar etc... daih usei logo eletrodutos amarelos para chamar atencao! (eh uma instalacao provisoria)

 

 

Para ligar o cabo + na bateria.. Sem ter aqueles terminais de ouro etc etc no cabo +... Compre um terminal argola para bateria! Acho que a maioria suporta ate cabo 21mm²... Quando for mecher de novo, ou tiver alguma opotunidade eu tiro foto! Bem voce pega esse terminal e crimpa ele no cabo, depois disso recomendo uma solda entre o cabo e o terminal ja pra nao soltar facil!

 

Pro aterramento:

Compre outro terminal argola desses e aterre em algum local que seja direto na lataria!

Exemplos: Parafuso na mala (maioria dos carros sempre tem), ou intao nos parafusos que sustentam os cintos de seguranca do banco traseiro... levante o banco traseiro e voce os vera! eh soh tira-los E NAO ESQUECER DE LIXAR O LOCAL! eh MUITO recomendavel que o terminal entre em contato direto com a lataria! portanto voce deve lixar tanto o terminal quanto a lataria, quanto o negocinho do suporte do cinto de seguranca ate sair a tinta!!! depois eh soh colocar o terminal em contato direto com a lataria e em cima dele colocar a paradinha do cinto de seguranca e em cima a rosca! As vezes o local eh chatinho, daih voce precisara daquelas chaves de boca regulaveis!

 

Na verdade... seria melhor o aterramento ser direto no polo - da bateria.. maaaaaas como as vezes nao da cabo suficiente :P

 

 

Terminais nos cabos de audio:

Eu acho imprescindiveis!

Os que comprei eram daqueles modelos placa (uma plaquinha lisa) e fiz um furo no meio com o mesmo diametro dos parafusos do audiobank! assim eu crimpei os terminais no cabo e ainda soldei (pra nao largar) e quando vou ligar os cabos no modulo, tenho que tirar todo o parafuso para o terminal poder sair! Acho isso bom... ainda mais para carros rebaixados que pulam e trepidam muito... podendo afrouxar os parafusos e se os terminais forem do tipo garfo eles podem terminar se soltando e causar alguma confusao por la... (sei nao... mas depois que um falante meu tava em curto e deu milhares de bronca no meu ab eu fiquei muito receoso!) com esses terminais.. os parafusos podem afrouxar e o cabo nao saira! soh se retirar todo o parafuso!

Pros terminais dos falantes... comprar terminais do tipo femea! Tem que ver como sao os terminais do falante... tem uns que o + eh maior ou menor que o -... tem que dar uma olhada antes de comprar!

 

Terminais de cabo de forca pro modulo:

Recomendo comprar aqueles de R$10 que o wagner vende (se o teu cabo for ate uns 16mm² ou 21mm²... Mas nem em todos os modulos os terminais entram... no audiobank entrou acochado! acho legal porque nao gosto de trabalhar com cabos "abertos"... se tiver que trabalhar com cabos descascados... eu pelo menos estanho (soldo) a parte descascada pra nao espanar com facilidade.

 

 

Encostar a carcaca do modulo na lataria:

Como fiquei um pouco receoso, eu peguei uma tabua de madeira que tinha aqui em casa e fixei o audiobank em cima dela junto com os xovers do kit 2 vias e essa tabua eu fixei no banco de tras com apenas 2 parafusos.

 

Recomendo passar o cabo do remote do player com o fio +, embora na parte do banco de tras pra mala eu tenha passado ele junto com o cabo -. :\

 

Para ligar 2 modulos e/ou mais coisas:

Recomendo usar um Rele!

Altamente recomendado!

E eh facil ligar!

Um de 1A ou 2A ja ta de otimo tamanho!

(nao que um de maior amperagem atrapalhe)

 

O esquema eh o seguinte:

Ligar o remote do player no acionador do rele

Puxar um cabo + pro rele (nao precisa ser direto da bateria, puxe da luz de iluminacao da mala, ou da placa etc...)

Puxar um cabo - pro rele (ACHO que pode ser direto de onde o modulo ta aterrado... nao sei se isso causaria chiado ou interferencia) (fiz assim pra ligar 2 modulos e 2 coolers e nao deu bronca nenhuma)

e o pino dos utilitarios voce puxa um cabo... e um pouco mais na frente voce o descasca e liga la todos os cabos + dos perifericos que voce quiser usar! o - deles... voce aterre na lataria em outro ponto... ou no mesmo ponto! ou ainda ACHO que no cabo - do rele!

 

Acho rele uma otima porque protege a saida remote do player... e alem do mais a saida remote do player nao eh la forte suficiente pra ligar todas essas geringoncas! :P Pegando direto do + de verdade... aih funciona legal :P

 

 

 

Evitando ruidos:

FAZER O MAXIMO PRA PASSAR RCA LONGE DE CABO DE FORCA!

:P

De preferencia... passar forca de um lado, rca no meio e falantes do outro lado (nao precisa ser nessa ordem... desde que sejam os 3 separados.. e rca passe longe da bomba de gasolina e de outros lugares afins...

 

 

Na ligacao final do modulo:

Ligar primeiro o negativo e ainda com o portafusivel sem fusivel ligar em seguida o positivo, e depois (antes de ligar o remote) coloque o fusivel... se o fusivel queimar eh porque teu modulo ta com defeito (curto na fonte)

Se tudo tiver normla e nao queimar nenhum fusivel... retire o fusivel do cabo +... e proceda a instalacao colocando os cabos de audio, depois o remote e depois os rca.

(isso tudo neh um criterio obrigatorio nao! mas eu gosto de fazer assim)

 

Tava bem baguncado aih: :P

andredferreira-IMG3703.jpg

 

Deed! Muito bom! Estou aprendendo por conta instalar som automotivo, essa sua explicação foi show!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...