Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
doviliojr

como eu ligo !?

Recommended Posts

Procurei e nao achei moçada...

COmo faço p/ ligar os leds em serie SEM RESISTOR !???

alguem tem o esquema !?

abraços !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é soh ligar o negativo de um no positivo do outro... coloque 4 leds em serie (cada led funciona a 3v)

para saber qual perninha eh negativa e qual eh positiva, pegue um multimetro coloque no ohmimetro e bote no led... se aparecer menos alguma coisa (-x) é pq vc ligou invertido se não aparecer é pq o fio vermelho do ohmimetro estah no positivo do led

um jeito mais facil eh ver o led mesmo, em sua base há um pequeno chanfro reto daonde sai uma perninha, essa ai eh o negativo (o problema que dependendo do fabricante isso é ao contrario)

recomendo vc ligar tb um CI7812 em serie com os leds pois como a tensão do carro varia muito, isso evitaria a queima deles!

Compartilhar este post

Link para o post
Procurei e nao achei moçada...

COmo faço p/ ligar os leds em serie SEM RESISTOR !???

alguem tem o esquema !?

abraços !

ae dovilio se vc for ligar os leds em serie é bom vc saber que se por acaso um led queimar os outros nao irao mais acender tbm pois a corrente que passa em todos é interrompida , por isso eu acho melhor a ligaçao em paralelo , usa um resistor pra 5 6 ou mais leds ...

e calcula o valor do resistor nesse link :calculo resistor

onde diz" voltage drop across led " >> coloca "3"

e onde diz "desired LED current" >> COLOCA "20"

qq coisa me fala...

Editado por Alexandre Bento

Compartilhar este post

Link para o post

allan não tem tensão suficiente pro 7812

é melhor ligar em paralelo mesmo - como disse o alexandre, a ligação em série é meio instável (como o próprio site da autosom cita na seção de artigos, e pude verificar pessoalmente)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei, eh que o cara perguntoucomo ligar leds em SERIE e SEM resitor

tensão suficiente????

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei o que ele perguntou, não estava mais falando da sua resposta, e sim dando minha opinião pro autor do tópico

é.. não tem tensão no carro pra usar um regulador desses, ou "voltagem" (argh) como preferir

Compartilhar este post

Link para o post
eu sei o que ele perguntou, não estava mais falando da sua resposta, e sim dando minha opinião pro autor do tópico

é.. não tem tensão no carro pra usar um regulador desses, ou "voltagem" (argh) como preferir

tensão no carro? ainda num entendi o que quis dizer com isso!

esse CI serve para corrigir voltagens não reguladas, se vc entra com 13~14 volts ele libera 12v.... o problema dele é que só funciona a baixa amperagem, mas como vc estará usando leds (uma associação de 4leds consumirá mais ou menos 80mA) não tem problemas.

uso esse CI no meu carro pois desenvolvi uma ritmica de leds que piscam conforme a batida do bumbo... tava tendo problemas de picos de voltagem que estava estragando os leds (não queimando, mas mudando a luminosidade deles)

Editado por Allanpk

Compartilhar este post

Link para o post
esse CI serve para corrigir voltagens não reguladas, se vc entra com 13~14 volts ele libera 12v.... o problema dele é que só funciona a baixa amperagem, mas como vc estará usando leds (uma associação de 4leds consumirá mais ou menos 800mA) não tem problemas.

uso esse CI no meu carro pois desenvolvi uma ritmica de leds que piscam conforme a batida do bumbo... tava tendo problemas de picos de voltagem que estava estragando os leds (não queimando, mas mudando a luminosidade deles)

primeiro, CORRENTE e não "amperagem" (argh again)

segundo, nunca vi um led de 100mA, talvez 1/5 desse valor fosse mais apropriado

terceiro, o regulador LM7812 precisa duns 15 volts no mínimo pra ter uma tensão de saída que preste, com menos que isso ele só vai acrescentar perdas e não vai regular nada

Por fim, dentro do carro não temos picos de tensão, a máxima será atingida com o carro ligado e nenhum equipamento utilizado e pronto, nada de picos

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
ok mestre

EI !!! algum dos senhores lembrou que o LED é um diodo e como todo semicondutor tem mais problemas com corrente que tensão ?

O Resistor serve para limitar a corrente entre a junção e não necessáriamente a tensão... logo não entendi usar um regulador de "vortage".....

O 7812 Trabalha bem se colocar 20 V nele sai com 12 V retinhos e com mais de 1 A...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
esse CI serve para corrigir voltagens não reguladas, se vc entra com 13~14 volts ele libera 12v.... o problema dele é que só funciona a baixa amperagem, mas como vc estará usando leds (uma associação de 4leds consumirá mais ou menos 800mA) não tem problemas.

primeiro, CORRENTE e não "amperagem" (argh again)

segundo, nunca vi um led de 100mA, talvez 1/5 desse valor fosse mais apropriado

terceiro, o regulador LM7812 precisa duns 15 volts no mínimo pra ter uma tensão de saída que preste, com menos que isso ele só vai acrescentar perdas e não vai regular nada

Por fim, dentro do carro não temos picos de tensão, a máxima será atingida com o carro ligado e nenhum equipamento utilizado e pronto, nada de picos

Abraços

Opa, cuidado... no momento da partida, alimentamos um tremendo motor elétrico... isto pode causar transientes chatos na linha de alimentação... aí já viu, pode mesmo mandar as coisas pro beleléu... mas se aplica mais a dispositivos ultra sensíveis (computador, por exemplo... hehehe) do que a LEDs.

Mas ok, se é pra ligar em série, vc tem que saber qual a tensão em que ele tem q trabalhar. Leds vermelhor precisam de 1.6V pra acender. Azuis, se não me engano, 4V. Portanto, vc pode botar 3 LEDs azuis em série. Só que se a tensão da bateria baixar, apaga.

Nada melhor q a solução com resistor mesmo. Resistores são baratos (uns 10 centavos cada). Liga todo mundo em paralelo, e vc não vai ter problemas com a tensão. E não precisa de 7812 não galera... nele perdemos 3V na junção. Precisa de no mínimo 15V pra regulagem funcionar. Abaixo disto a tensão da saída vai caindo tb.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...