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Ganho estranho com melhoria na filtragem do Bravox CS60D

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Olá pessoal.
Recentement eu comprei um kit duas vias Bravox Cs60d e foi muito por causa de ser o primeiro da série da Bravox que possui Low-Pass para o wofer.

Acontece que eu não sabia que se tratava de um simples filtro de 6db. Bem diferente de outros concorrentes que usam 12db/8ª tanto para o Tweeter como para o falante. 
Resolvi então melhorar um pouco o sistema adicionando dois capacitores de 4,7 e 3,3 úF.

A filtragem nos agudos melhorou muito. O original repete muito e percebi um corte muito fraco.

Mas o que acontece é que ao adicionar um capacitor eu percebo um ganho de frequência entre 2KHz e 6KHz.

Lembrando que o corte original é em 4000Hz.
Testei algumas associações de capacitores e a que deu o melhor resultado foi essa de 3,3+4,7 (capacitores em paralelo). 

Pois bem. Não entendi porque acontece esse ganho nessa região. Alguém saberia me explicar? Acabou que com os capacitores o timbre dos falantes (por causa desse ganho) ficou pior, pois a repetição das frequências (wofer e Twetter)é pouco perceptível em músicas.

Obrigado desde já! 

IMG_20211221_163418_651.jpg

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Colocando os capacitores você altera a resposta e o fator de qualidade do filtro, por isso teve esse ganho aparente. Para ter a resposta e linearidade desejadas precisa recalcular a bobina também baseado no modelo de filtro que você quer, além de precisar recalcular o filtro HP também, para evitar algum tipo de resposta estranha na transição entre vias.

https://www.electronics-tutorials.ws/filter/second-order-filters.html

Esse exemplo fala de filtros ativos mas dá para ter ideia do efeito do fator de qualidade Q na hora de calcular.

 

Edited by djchu

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