Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Saulo_GPU

Ganho estranho com melhoria na filtragem do Bravox CS60D

Recommended Posts

Olá pessoal.
Recentement eu comprei um kit duas vias Bravox Cs60d e foi muito por causa de ser o primeiro da série da Bravox que possui Low-Pass para o wofer.

Acontece que eu não sabia que se tratava de um simples filtro de 6db. Bem diferente de outros concorrentes que usam 12db/8ª tanto para o Tweeter como para o falante. 
Resolvi então melhorar um pouco o sistema adicionando dois capacitores de 4,7 e 3,3 úF.

A filtragem nos agudos melhorou muito. O original repete muito e percebi um corte muito fraco.

Mas o que acontece é que ao adicionar um capacitor eu percebo um ganho de frequência entre 2KHz e 6KHz.

Lembrando que o corte original é em 4000Hz.
Testei algumas associações de capacitores e a que deu o melhor resultado foi essa de 3,3+4,7 (capacitores em paralelo). 

Pois bem. Não entendi porque acontece esse ganho nessa região. Alguém saberia me explicar? Acabou que com os capacitores o timbre dos falantes (por causa desse ganho) ficou pior, pois a repetição das frequências (wofer e Twetter)é pouco perceptível em músicas.

Obrigado desde já! 

IMG_20211221_163418_651.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colocando os capacitores você altera a resposta e o fator de qualidade do filtro, por isso teve esse ganho aparente. Para ter a resposta e linearidade desejadas precisa recalcular a bobina também baseado no modelo de filtro que você quer, além de precisar recalcular o filtro HP também, para evitar algum tipo de resposta estranha na transição entre vias.

https://www.electronics-tutorials.ws/filter/second-order-filters.html

Esse exemplo fala de filtros ativos mas dá para ter ideia do efeito do fator de qualidade Q na hora de calcular.

 

Editado por djchu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...