Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Elemeent

Dúvida sobre multimidia e falantes

Recommended Posts

Fala pessoal, beleza?

Estou montando uma adaptação na minha moto e pra isso vou instalar um multimidia e um par de alto falantes marinizados (aqueles de barco a prova d'água) e estou com algumas dúvidas em relação a potência de saída de som e dos falantes.

Pretendo comprar um multimidia android que possui 4 saídas (2 L-R) de 45w cada (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1950764979-multimidia-universal-m1-android-10-carplay-octa-2gb-tv-dig-_JM).

Os falantes que o customizador tem são os Boss Mr60W, de 100w cada (totalizando 200w) e impedância de 4 ohms (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-981471043-alto-falante-marinizado-boss-marine-65-pol-200w-nautico-par-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=b3c8a6d9-c91f-4fb7-a1a6-5ea87f891e76).

Vcs acham que essa combinação sem módulo amplificador pode gerar muita distorção ou queimar os falantes? Entendo que 45w é menos da metade da potência de um falante de 100w (e imagino que não sejam 45w reais dado que os multimídias ponta de lança no quesito som como os da Pioneer oferecem, pelo manual, saídas de 23w). Vale a pena pensar em um módulo pra essa combinação? Ou é melhor pegar um falante mais próximo da wattagem de saída do multimídia?

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde:

A capacidade de potencia do alto falante informa a potência máxima que ele suportaria, sem sofrer danos.

Isso não significa que ele não possa ser utilizado nem funcione perfeitamente com potências menores.

Bom, a outra parte do problema é se vc exigir demais de uma saída amplificada da central, que normalmente não tem muita potencia. Mandar sinal distorcido, mesmo em menor potencia, pode sim queimar seu alto falante.

Um alto falante de 100 wrms vc consegue queimar numa saída de 25wrms distorcendo, ou tocar sem sofrer danos numa saída de 200 wrms, a pleno, desde que o sinal esteja limpo.

 

[ ]´s

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
55 minutos atrás, dn_mosfet disse:

Boa tarde:

A capacidade de potencia do alto falante informa a potência máxima que ele suportaria, sem sofrer danos.

Isso não significa que ele não possa ser utilizado nem funcione perfeitamente com potências menores.

Bom, a outra parte do problema é se vc exigir demais de uma saída amplificada da central, que normalmente não tem muita potencia. Mandar sinal distorcido, mesmo em menor potencia, pode sim queimar seu alto falante.

Um alto falante de 100 wrms vc consegue queimar numa saída de 25wrms distorcendo, ou tocar sem sofrer danos numa saída de 200 wrms, a pleno, desde que o sinal esteja limpo.

  

[ ]´s

 

 

 

 

 

 

Boa tarde amigo, muito obrigado pela resposta!

Entendi que o som pode funcionar perfeitamente bem mesmo com uma potência de saída bem inferior ao limite de potência do falante, mas fiquei com dúvida na segunda parte.

Existe uma grande probabilidade desse multimidia de 45wrms enviar um sinal distorcido pro falante? É algo que eu possa corrigir com instalação ou tudo depende da qualidade do produto? Eu consigo garantir de alguma forma que o sinal que está chegando pro falante é suficiente pra não queimá-lo a longo prazo, ou isso só se descobre com o tempo? rsrs

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A distorção aparece na medida que exige potência acima do limite do amplificador das saídas.

Você tenta aumentar o volume e percebe o som "sujando".

Se estiver escutando ainda dentro de uma condição que a amplificação dê conta (não consegue perceber nenhuma alteração na inteligibilidade nas passagens de "maior energia" da música) não existe distorção considerável.

Na prática, pra realmente queimar um alto falante por distorção, quase que vc tem que agir com dolo pra realmente fazer isso, ou ser "sem noção total" no volume hehehe, isso porque numa situação assim o meliante precisa estar "surrando" o som além da conta hehehe.

Não tem a ver com instalação ou qualidade da central. O ceifamento tem a ver com condição de uso mesmo. A partir do momento que vc tenta mandar na saída uma tensão maior que a tensão da fonte, o amplificador distorce.

Faça seu projeto e escute: se achar que a potência da central não permitir o volume que vc gostaria, aí não adianta, invista num amplificador.

No meu carro, estou usando o som a alguns meses sem módulo. Aí sei que a potência é limitada.

[ ]

Editado por dn_mosfet

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, dn_mosfet disse:

A distorção aparece na medida que exige potência acima do limite do amplificador das saídas.

Você tenta aumentar o volume e percebe o som "sujando".

Se estiver escutando ainda dentro de uma condição que a amplificação dê conta (não consegue perceber nenhuma alteração na inteligibilidade nas passagens de "maior energia" da música) não existe distorção considerável.

Na prática, pra realmente queimar um alto falante por distorção, quase que vc tem que agir com dolo pra realmente fazer isso, ou ser "sem noção total" no volume hehehe, isso porque numa situação assim o meliante precisa estar "surrando" o som além da conta hehehe.

Não tem a ver com instalação ou qualidade da central. O ceifamento tem a ver com condição de uso mesmo. A partir do momento que vc tenta mandar na saída uma tensão maior que a tensão da fonte, o amplificador distorce.

Faça seu projeto e escute: se achar que a potência da central não permitir o volume que vc gostaria, aí não adianta, invista num amplificador.

No meu carro, estou usando o som a alguns meses sem módulo. Aí sei que a potência é limitada.

[ ]

Boa cara, suas observações foram cirúrgicas. Vou seguir dessa maneira, instalar o projeto e testar. Acho que ter a consciência que vc está com a potência limitada é meio caminho andado pra não fazer besteira rsrsrs.

Muito obrigado mais uma vez!

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...