Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Som de Qualidade em São Paulo/SP domingo  21/Novembro/2021 *****

Sign in to follow this  
RobôAutoforum

[4r]Por que carros automáticos não podem ‘pegar no tranco’?

Recommended Posts

Por que em veículos com transmissão automática não é possível dar o famoso tranco para dar a partida, quando a bateria fica fraca?

Marcel Souza, São Paulo (SP)

 

Segundo o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil, esse ponto é realmente uma verdade para os sistemas de embreagem para câmbio automático, uma vez que são comandados por velocidade de rotação da roda, no caso dos conversores de torque. Além disso, sua pressurização de óleo é realizada de forma mecânica, de acordo com a rotação do motor.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Para câmbio automático do tipo CVT (Continuously Variable Transmis-sion) e embreagem sólida (como o primeiro Honda Fit – a maioria dos CVT atuais usa conversor de torque), a prática não é recomendada devido à operação em regime deficitário de lubrificação, mas haveria uma chance de partida no tranco se a bateria estivesse com mínima carga para comandar os elementos de atuação, embora fazer isso não seja recomendado. Melhor chamar o socorro mecânico.

Continua após a publicidade

Na verdade, não se recomenda dar tranco, o que consiste em um empurrão externo para girar o motor e assim dar partida, para nenhum tipo de automóvel.  A manobra é perigosa e pode provocar danos. De toda forma, só é possível executar em carros manuais, com embreagem.

Já os automatizados de uma só embreagem até conseguiriam ligar no tranco, pois seu funcionamento é muito próximo ao de veículos manuais. Porém, esse sistema de câmbio em geral usa fluido pressurizado por bombas elétricas para atuar nas engrenagens.

Se não houver energia na bateria, como ocorre no tipo de falha mais comum nessa situação, o conjunto não consegue acionar a embreagem e engatar a marcha.

Vale ressaltar: ao recorrer ao tranco para ligar um automóvel, é possível provocar danos severos ao catalisador, à transmissão e até o rompimento da correia dentada.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 751 quatro rodas

Continua após a publicidade

The post Por que carros automáticos não podem ‘pegar no tranco’? appeared first on Quatro Rodas.

View the full article

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...