Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Por que carros automáticos não podem ‘pegar no tranco’?

Recommended Posts

Por que em veículos com transmissão automática não é possível dar o famoso tranco para dar a partida, quando a bateria fica fraca?

Marcel Souza, São Paulo (SP)

 

Segundo o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil, esse ponto é realmente uma verdade para os sistemas de embreagem para câmbio automático, uma vez que são comandados por velocidade de rotação da roda, no caso dos conversores de torque. Além disso, sua pressurização de óleo é realizada de forma mecânica, de acordo com a rotação do motor.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Para câmbio automático do tipo CVT (Continuously Variable Transmis-sion) e embreagem sólida (como o primeiro Honda Fit – a maioria dos CVT atuais usa conversor de torque), a prática não é recomendada devido à operação em regime deficitário de lubrificação, mas haveria uma chance de partida no tranco se a bateria estivesse com mínima carga para comandar os elementos de atuação, embora fazer isso não seja recomendado. Melhor chamar o socorro mecânico.

Continua após a publicidade

Na verdade, não se recomenda dar tranco, o que consiste em um empurrão externo para girar o motor e assim dar partida, para nenhum tipo de automóvel.  A manobra é perigosa e pode provocar danos. De toda forma, só é possível executar em carros manuais, com embreagem.

Já os automatizados de uma só embreagem até conseguiriam ligar no tranco, pois seu funcionamento é muito próximo ao de veículos manuais. Porém, esse sistema de câmbio em geral usa fluido pressurizado por bombas elétricas para atuar nas engrenagens.

Se não houver energia na bateria, como ocorre no tipo de falha mais comum nessa situação, o conjunto não consegue acionar a embreagem e engatar a marcha.

Vale ressaltar: ao recorrer ao tranco para ligar um automóvel, é possível provocar danos severos ao catalisador, à transmissão e até o rompimento da correia dentada.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 751 quatro rodas

Continua após a publicidade

The post Por que carros automáticos não podem ‘pegar no tranco’? appeared first on Quatro Rodas.

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...