Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Met961

Ajuda com subwoofer em polo sedan

Recommended Posts

Boa tarde galera, tô com  problema que é o seguinte..

Tenho um polo sedan 2014 que esta com 

2 kit duas vias Bravox cs60 BK 

Um Pioneer 304r numa caixa selada pra Montana ( ela não encaixa no porta-malas então fica solta)

O problema é que não tem grave!

Os médios dos kits 2vias da mais grave que o subwoofer.

O que fazer nesse caso? Não pretendo gastar muito, pois eles estavam sendo empurrados por uma ir 400.4 da Stetson e me disseram pra trocar por uma da sound digital 800.4 pois o módulo estava "passando fome" pra só condições 200rms e o sub era de 300.

Nesse caso devo comprar um sub de 400 pra casar com o módulo? Se sim qual?Ou trocar minha caixa já que não é específica?

Já procurei em todo lugar mas não acho uma resposta "certa" e não queria ficar comprando muita coisa pra testar pq não conheço ninguém que tenha equipamentos só pra emprestar

obrigado dês de já amigos!

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando você diz que não tem grave, quer dizer que o grave é muito fraco ou que o sub dá grave nenhum?

Se o sub tá mexendo e não tem grave, pode ser fase invertida, precisaria conferir se foi tudo ligado corretamente. Mesmo usando 2/3 da potência RMS seu sub deveria pelo menos ser perceptível.

Quanto ao módulo, para seu sub o 800.4 parece boa ideia mesmo. Um SD 600.4 forneceria 300W em bridge, que é o mesmo que seu sub, mas é bom ter uma sobra. A potência informada do seu sub é RMS. RMS é a potência que o alto falante suporta continuamente gerando a menor distorção possível. Mas ele suporta picos frequentes do dobro dessa potência e picos esporádicos de potências bem maiores, porém, com grande distorção. E quando está tocando, o falante não toca o tempo todo exatamente na potência RMS dele ou na potência máxima regulada no módulo. O valor muda sem parar conforme a música, as vezes abaixo da potência RMS, as vezes acima.  O ponto é que um alto falante de 100RMS não tem o limite de potência de 100RMS. Isso varia de marca para marca e modelo para modelo... alguns são sensíveis, outros precisam de potência sobrando para se mostrarem, como dizem ser o caso dos Morel. Pode ser que você regule um falante para a potência RMS dele e ainda assim ele fique 'tímido'. Por isso o pessoal recomenda ter potência sobrando.

Então seu módulo e o sub não precisam ter a mesmíssima potência. Entre ter potência faltando e sobrando, melhor ter de sobra. Note que não estou dizendo para você colocar 400RMS de primeira no seu sub de 300RMS, comece de baixo, por segurança.

Já quanto a caixa estar errada, sinceramente não sei se ou quanto afeta o grave. Mas o ideal é a caixa ter a litragem recomendada pelo fabricante. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A litragem da caixa está dentro da especificação do fabricante "35lts" 

E já conferi polaridade e posicionamento, está tudo ok, 

E falar que não tem grave foi exagero, até tem um grave, mas se subir o volume, os médios praticamente engolem o sub, quase como se não tivesse.

Como já estou com a 800.4 acho que um upgrade de sub mataria a charada e gostaria de saber se tem algum custo benefício para sqpl que encaixe nesses 400 RMS em bridge

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite meu amigo! Te recomendo a testar em uma caixa dutada de acordo com os medidas especificadas no manual do fabricante.

Voce pode verificar também se a impedância final das bobinas estão casando certo com a saída do módulo.

Em relação ao módulo, para extrair todo potencial do seu alto-falante com segurança, o recomendado é usar o dobro do valor em rms do falante. Isso vale para músicas normais, tem algumas músicas (na maioria das vezes são músicas para racha) que judiam muito do falante, aplicando praticamente um sinal senoidal. Nesse caso o recomendo é baixar um pouco o volume para não correr risco de queima. Mas você pode usar o sound digital numa boa, tendo em vista que se você ligar em uma tensão entre 14v e 14.8v o módulo rende mais.

E não esquece que é necessário fazer um corte hpf e lpf, obedecendo a frequência de resposta do alto-falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...