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Yurisom

Dúvida voltagem da bateria

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Galera dúvida de leigo, tenho um trio eletrico no meu carro, e uma bateria nova de 100A, com o carro desligado o voltimetro marca 11.2 V, com o carro ligado marca 12,5V ou  13V, a bateria do cofre é 60 A, não entendo muito bem, ate que amperagem posso tocar sem me preocupar, meu som necessita apenas de 70 A de bateria

Editado por Yurisom

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Vc falou voltagem (tensão) no título, mas comentou coisas sobre os Ampéres (Corrente). Esses 11.2, 12.5 e 13 são AMPERES ou Volts? Ficou confuso

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Em 14/10/2021 at 11:39, blOom disse:

Vc falou voltagem (tensão) no título, mas comentou coisas sobre os Ampéres (Corrente). Esses 11.2, 12.5 e 13 são AMPERES ou Volts? Ficou confuso

@blOom é a voltagem da bateria com o som ligado, acho que deveria marcar mais de 12v

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Rapaz, abaixo de 12v tá descarregando.. 12.6v é estável (carga cheia numa bat normal) e acima de 12.6v tá carregando. Ideal é chegar até 14.4v

E não existe uma voltagem segura. Tem carro que consegue dar partida com bateria quase descarregada, e outros precisam dela pelo menos nos 12v. O que eu recomendo é vc colocar um disjuntor separando as baterias.. do som pra do carro! Quando for tocar sem fonte e com o carro desligado, desliga o disjuntor, pra SE zerar a bateria, só zera a do som! 

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Em 14/10/2021 at 11:39, blOom disse:

Vc falou voltagem (tensão) no título, mas comentou coisas sobre os Ampéres (Corrente). Esses 11.2, 12.5 e 13 são AMPERES ou Volts? Ficou confuso

 

Editado por Yurisom

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3 horas atrás, blOom disse:

Rapaz, abaixo de 12v tá descarregando.. 12.6v é estável (carga cheia numa bat normal) e acima de 12.6v tá carregando. Ideal é chegar até 14.4v

E não existe uma voltagem segura. Tem carro que consegue dar partida com bateria quase descarregada, e outros precisam dela pelo menos nos 12v. O que eu recomendo é vc colocar um disjuntor separando as baterias.. do som pra do carro! Quando for tocar sem fonte e com o carro desligado, desliga o disjuntor, pra SE zerar a bateria, só zera a do som! 

 

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@blOom tem um disjuntor de 100 A, eu nao entendo muito bem, o instalador disse o seguinte, com o carro andando eu deixo o disjuntor ligado pra carregar as duas baterias, e qnd eu desligar o carro eu devo desligar o dijunstor, mas nao disse nada de quando o som tiver ligado e o carro parado, nesse caso com carro desligado e som tocando o dijunstor deve ficar ligado ou desligado? Toquei 2 horas com o carro parado, a bateria saiu de 11.4 pra 11v, rodei no carro hj e marcou 11.2, carregou um pouco, a bateria pro som tem 100A, é estacionaria, obrigado

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Bota um 60a mesmo... 

Aí fica assim:

carro ligado? Disjuntor ligado
carro desligado? Depende.. se tá com a fonte ligada, disjuntor ligado. Se tá com a fonte desligada, disjuntor desligado!

Dessa forma, vc nunca vai ficar sem ter como dar partida

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Exato! Aí deixa a bat auxiliar só pro som.. e só liga o disjuntor com o carro em movimento!

Apesar que, fonte anda tão barato.. tem fonte de 200 conto.. recomendo DEMAIS pra quando for tocar "parado". 

 

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@blOom Ja tem a bateria só pro som de 100 A estacionária ,ela é nova, não compensa eu usar uma de 60A,e ela esta ligada com a do cofre, mas tenho dúvida, será que essa de 100A estacionária esta com defeito?, se ela é nova ela nao deveria vim carregada mostrando os 12v ou mais? Tbm desconfio do voltimetro, ele é simples talvez nao esteja marcando corretamente

Editado por Yurisom

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Problema resolvido, era o voltimetro ligado errado, o remote e o positivo estavam invertidos

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Em 16/10/2021 at 21:37, Yurisom disse:

@blOom Ja tem a bateria só pro som de 100 A estacionária ,ela é nova, não compensa eu usar uma de 60A,e ela esta ligada com a do cofre, mas tenho dúvida, será que essa de 100A estacionária esta com defeito?, se ela é nova ela nao deveria vim carregada mostrando os 12v ou mais? Tbm desconfio do voltimetro, ele é simples talvez nao esteja marcando corretamente

pra saber se o voltímetro tá com diferença, só testando com um outro voltímetro ou multímetro! 

 

4 horas atrás, Yurisom disse:

Problema resolvido, era o voltimetro ligado errado, o remote e o positivo estavam invertidos

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Em 16/10/2021 at 20:55, blOom disse:

Exato! Aí deixa a bat auxiliar só pro som.. e só liga o disjuntor com o carro em movimento!

Apesar que, fonte anda tão barato.. tem fonte de 200 conto.. recomendo DEMAIS pra quando for tocar "parado". 

 

Bom dia. Poderia me recomendar uma fonte barata dessas?

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Lembrando que quanto maior a potência, mais aguenta o som tocando alto enquanto carrega a bateria. Uma 10a só evitaria do som zerar a bateria, mas à depender da potência dele, não aguenta tocando forte! Porém, é melhor ter uma 10a do que nada! Deixa ela carregando as bats em casa antes de sair...

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Comprei uma de 36 amperes. to esperando chegar. creio que vai me atender para um módulo de 400 rms que tem um pico de 32 amperes; 
comprei mais pra carregar a bateria do que pra tocar. pois rodo pouco com o carro e minha bateria nao carrega suficiente. neste momento ela esta em 11,6 volts.

Em 20/10/2021 at 12:20, blOom disse:

Lembrando que quanto maior a potência, mais aguenta o som tocando alto enquanto carrega a bateria. Uma 10a só evitaria do som zerar a bateria, mas à depender da potência dele, não aguenta tocando forte! Porém, é melhor ter uma 10a do que nada! Deixa ela carregando as bats em casa antes de sair...

 

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Ueee.. pensei q tu usasse mais amp! Prum amp q tem 32a de pico, uma fonte 10a já supria de boas! Mas, pense diferente.. vc já tem fonte sobrando prum eventual upgrade!

Falo pq eu tinha um som com:

Stetsom 5k2
DAD 3k
SD250

...e na fonte (150a) tocando música no talo, consumia uma média de 80a! 

MAs, como vc falou, serve pra carregar a bateria também! Quando estiver de fonte ligada, deixa as duas bats plugadas tb, já carrega tudo! 

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Em 02/11/2021 at 20:18, blOom disse:

Ueee.. pensei q tu usasse mais amp! Prum amp q tem 32a de pico, uma fonte 10a já supria de boas! Mas, pense diferente.. vc já tem fonte sobrando prum eventual upgrade!

Falo pq eu tinha um som com:

Stetsom 5k2
DAD 3k
SD250

...e na fonte (150a) tocando música no talo, consumia uma média de 80a! 

MAs, como vc falou, serve pra carregar a bateria também! Quando estiver de fonte ligada, deixa as duas bats plugadas tb, já carrega tudo! 

Eu só tenho uma bateria kk
Meu som é simples só pra um gravezinho interno mesmo. E ainda por cima eu só ligo o som quando to dirigindo. meu problema é a bateria mesmo porque como eu rodo pouquíssimo com o carro ela ta sempre com nível baixo.
EU queria pegar a fonte de 60 amperes porque a diferença de preço é pouca, mas como a fiação do meu carro é de 6mm nao seria suficiente. então peguei a de 36a mesmo.
Agradeço novamente pelas informações amigo

Editado por Dionvx

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26 minutos atrás, Dionvx disse:

Eu só tenho uma bateria kk
Meu som é simples só pra um gravezinho interno mesmo. E ainda por cima eu só ligo o som quando to dirigindo. meu problema é a bateria mesmo porque como eu rodo pouquíssimo com o carro ela ta sempre com nível baixo.
EU queria pegar a fonte de 60 amperes porque a diferença de preço é pouca, mas como a fiação do meu carro é de 6mm nao seria suficiente. então peguei a de 36a mesmo.
Agradeço novamente pelas informações amigo

Na real vc podia ter pego a 60a! a diferença é que não ia fornecer nunca os 60a.. ia ficar sempre abaixo do nominal. Mas vc já teria energia de sobra prum eventual upgrade! 

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11 horas atrás, blOom disse:

Na real vc podia ter pego a 60a! a diferença é que não ia fornecer nunca os 60a.. ia ficar sempre abaixo do nominal. Mas vc já teria energia de sobra prum eventual upgrade! 

Pensei nisso. porem a de 60 amperes que eu pensei em comprar (da JFA) nao possibilita diminuir a corrente como aquelas da Usina fazem. Ela estaria operando sempre a 60 amperes. a fiação minha não iria aguentar por ter apenas 6mm. Aí eu teria q trocar a fiação o que derrubaria meu argumento de que a diferença de preço seria pouca kkkk 

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Mas, entenda: A fonte não manda 60a se vc tem 10a de som! Ela só vai mandar os 10a

E por estar lidando com 10a, vc não precisa de fiação pra 60a. 6mm estaria bom demais pro que vc precisa. 

Logicamente, quando vc fosse aumentar o som, teria que trocar a fiação também

 

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5 horas atrás, blOom disse:

Mas, entenda: A fonte não manda 60a se vc tem 10a de som! Ela só vai mandar os 10a

E por estar lidando com 10a, vc não precisa de fiação pra 60a. 6mm estaria bom demais pro que vc precisa. 

Logicamente, quando vc fosse aumentar o som, teria que trocar a fiação também

 

Sim entendi.
Mas falo em relação a carregar a bateria. ela mandaria 60 amperes para carrega-la certo? assim a fiação não aguentaria. Ou eu estou enganado? Eu não entendo bem como essa fonte lida com amperagem ja que nao tem como regular.
É aquele modelo de 36 amperes da jfa. Instalei ela ontem. Testei por meia hora só pra ver se os fios aqueciam e foi tranquilo. embora minha fiação seja de 6 milímetros acho q densidade de cobre baixa, a capa de plastico é mt grossa. Por isso mesmo com a de 35 fiquei meio receoso de início.

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20 horas atrás, Dionvx disse:

Sim entendi.
Mas falo em relação a carregar a bateria. ela mandaria 60 amperes para carrega-la certo? assim a fiação não aguentaria. Ou eu estou enganado? Eu não entendo bem como essa fonte lida com amperagem ja que nao tem como regular.
É aquele modelo de 36 amperes da jfa. Instalei ela ontem. Testei por meia hora só pra ver se os fios aqueciam e foi tranquilo. embora minha fiação seja de 6 milímetros acho q densidade de cobre baixa, a capa de plastico é mt grossa. Por isso mesmo com a de 35 fiquei meio receoso de início.


Não, a fonte manda os amperes de acordo com o consumo.

Se não tem consumo, ela entra em modo 'carga lenta', onde manda uns ~10a pra bateria.. e quando ela chega na tensão máxima (beirando 100%), ela entra em "flutuação", onde manda ~1% da carga máxima (coisa de 0.6 a 1a). 

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