Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
miKe!

Quando é que..

Recommended Posts

Então galera, uma dúvida minha que eu pensei que tinha esclarecido mas vi que não.

Quando é que se dá a famosa perda do fader?

Quando uso um AMP. somente (mosfet) de 4 canais, ligo o sub em bridge em 2 canais e os outros dois uso pro estéreo...

É assim ?

Se nao for, como é que é?

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fader pelo que eu sei é a capacidade de regular o som no eixo dianteiro-traseiro, ou seja, regular o "volume" dos falantes dianteiros e traseiros (tradicionalmente, pois pode ser tb regular o volume de um subwoofer ou o stereo), enquanto o balance regula os falantes qto aos lados esquerdo-direito.

 

No caso que vc colocou, se o seu player tiver no mínimo 2 pares de saída pré-amplificada (RCA), e vc utilizar dois cabos RCA, ligando os 2 pares do player nos 2 pares do amplificador separadamente, vc não perderá o Fader, pois conseguirá regular o ganho, por ex., aumentando o volume do subwoofer e diminuido o do stereo. Mas se vc estiver se referindo somente ao stereo, controlando o volume em relação aos falantes dianteiros e traseiros, se estes estiverem num mesmo canal, aí sim ocorre perda do fader.

 

Para mim, o ideal seria um player com 3 pares de RCA, com dois amplificadores, um para o stereo (4canais) e um para o(s) subwoofer (s) (2 canais, para ligá-los em bridge).

 

Neste caso que eu coloquei, vc ligaria os 2 pares front/rear no amplificador stereo, e manteria o fader dos falantes dianteiro-traseiro, e controlaria o subwoofer pelo próprio player no par RCA restante que se refere ao sub, alterando o seu corte ou o seu ganho pelo próprio player. Aí fica dez!

 

Eu juro que eu tentei te ajudar, e não te confundir! Heheh

 

Daqui a pouco os experts tão por aí te ajudando!

 

Nitrado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza eu entendi..

suponhamos então que:

Eu tenho um amp. de 4 canais (ex.: banda 4.8 ou até msm o audiobank ka 4100)

Tenho um sub de 250W RMS e o kit original (2 coaxiais na frente, 2 triaxiais atrás) e eu quero ligar tudo isso no sub .. 2 canais em bridge, lado esq. em // em 1 canal, lado dir em // em outro canal

suponhamos tb q meu player tenha 2 pares de rca (pionner DEH 1680 acho q eh isso, se nao for, suponhamos q eu tenha ele, pois eh o mais barato dos 'bons')

 

desse jeito q eu citei, ocorrerá a perda do fader?

e essa perda do fader seria muito prejudicial num som, isto é, deixaria ele muito debilitado ou interferirira na qualidade?

 

[]s!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e essa perda do fader seria muito prejudicial num som, isto é, deixaria ele muito debilitado ou interferirira na qualidade?

 

O problema da perda do fader é que qdo vc quiser tocar SOMENTE os falantes da frente, vc não vai conseguir, vão tocar somente os 4! Outro problema é quando vc está conversando com amigos no carro, e os que estão atrás pedem para vc baixar o volume para eles escutarem a conversa. Se vc tivesse o tal do fader, poderia por exemplo suprimir o volume dos traseiros sem afetar os dianteiros sacou? Ahh, tem algumas músicas (na verdade só escutei 1 até hoje que era assim), que fazer um loop com os falantes, tocando o som em cada um por vez. Vc se sente ambientado na música, pois tem a sensação que o som está te envolvendo com todos os falantes. Se vc tiver tb aquele par de 6x9 no tampão e eles te incomodarem, vc não vai poder atenuá-los simplesmente pelo fader, vai ter usar capacitores por exemplo. Agora se vc não tá nem aí pra esse tipo de coisa, a perda não seria tão problemática não!

 

Há outra possibilidade tb: uma loja instalou o som do meu amigo assim: diant/traz direitos num canal e diant/trazeiros esquerdos em outro. Ele ficou puto pq as 6x9 bomber encobriam o som dos mid-bass das portas. Aí eu inverti: os 2 dianteiros num canal 2 2 traseiros no outro. Aí vc perde o balance, o que eu acho que é muito pior do que perder o fader (já pensou naquela música que o contra-baixo toca somente no canal direito? Vc vai ouví-lo somente nos falantes traseiros! Fica horrível). Mas quebra o galho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Beleza eu entendi..

suponhamos então que:

Eu tenho um amp. de 4 canais (ex.: banda 4.8 ou até msm o audiobank ka 4100)

Tenho um sub de 250W RMS e o kit original (2 coaxiais na frente, 2 triaxiais atrás) e eu quero ligar tudo isso no sub .. 2 canais em bridge, lado esq. em // em 1 canal, lado dir em // em outro canal

suponhamos tb q meu player tenha 2 pares de rca (pionner DEH 1680 acho q eh isso, se nao for, suponhamos q eu tenha ele, pois eh o mais barato dos 'bons')

 

desse jeito q eu citei, ocorrerá a perda do fader?

 

Bom, veja se é isso mesmo que eu entendi:

 

os 4 canais formarão 2 (em bridge):

 

em cada um dos canais, vc ligaria 2 falantes do kit original e + 1 bobina do sub, é isso?

 

Se for, não funcionaria, pq além da impedância baixar para aquém de 2 ohms ( a não que vc use um sub de 2ohms e ligar em série, fazendo a impedância ficar em 4 ohms (o aceitável tanto pelo 4100 ou pelo banda 4.8), ou vc teria que comprar um amp que suportasse menos que 4 ohms qdo em bridge).

 

Ahh, tem outro problema: as bobinas devem receber o mesmo sinal (ou as duas tocam o left ou tocam o right), pois poderiam mover-se para sentidos opostos e assim destruiria o seu falante. O recomendado, para o banda e para o Audiobank, seria vc utilizar o sub em brigde de 2 canais, e os outros 2 vc liga o stereo, perdendo fader, porém casando corretamente as impedâncias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo que nitrado falow..

 

 

mas vc poderia atenuar os falante traseiros, pois geralmente eles tem posição mais favorável que os falantes dianteiros!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mas vc poderia atenuar os falante traseiros, pois geralmente eles tem posição mais favorável que os falantes dianteiros!

 

Foi isso que eu falei, mas é que o texto que eu fiz é tão grande que passa despercebido hehe: :legal:

 

vc não vai poder atenuá-los simplesmente pelo fader, vai ter usar capacitores por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc pode també atenuar os falantes traseiros.... em 3dB (metade do volume da frente) ou em 6dB (1/4 do volume da frente)....

 

Abçs,

 

Rapha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz, entendi perfeitamente agora o q eh fader e a falta q ele pode fazer. Pelo visto eh MENOS PIOR, ou digamos, eh MELHOR, q se faça o possível para nao perdê-lo!

 

 

Bom, veja se é isso mesmo que eu entendi:

 

os 4 canais formarão 2 (em bridge)

 

NAO, seria dois canais em bridge empurrando o sub e os outros dois eu nao faria ligação nenhuma, ligaria os falantes da esq. em 1 canal e os falantes da dir em outro canal.

 

O recomendado, para o banda e para o Audiobank, seria vc utilizar o sub em brigde de 2 canais, e os outros 2 vc liga o stereo, perdendo fader, porém casando corretamente as impedâncias.

 

se eu fizer isso q eu disse (q eh o mesmo q vc disse ai em cima) eu perderei o fader? mesmo com um player com 2 pares de rca? ou nao tem nada haver, ou seja, a perda do fader para sistemas com apenas um AMP empurrando o sub+ estéreo será inevitável ? (essa eh a minha maior dúvida agora!)

Ah, e valeu nitrado pela paciência e pela explicação, vc nao confundiu nao! Explicou mto bem!

Valeu pessoal tb!

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amp 4canais e player 4canais

 

2 canais estereo frontal

2 canais subwoofer (bridge)

 

se vc quer amplificar os traseiros sem perder o fader,

vc teria q ter mais 1 amp 2canais OU fazer o trimode com um divisor passivo (caso o amp aceite, a maioria mais moderna aceitA)

 

se vc quer amplificar mas nao faz questao de um controle variavel da intensidade dos traseiros

 

liga em paralelo com os frontais, e atenua em -6db com resistores os traseiros.

 

e se vc quer manter o equilibbrio, ou o player só tem 2 rca, deixe os 69 no player direto.

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...