Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Toyota RAV4 híbrido plug-in tem potência de BMW e roda muito sem gasolina

Recommended Posts

Toyota-RAV4-PHEV-24.jpgVersão plug-in ostenta grade dianteira mais esportivaDivulgação/Quatro Rodas

A Toyota nunca teve pressa em fazer lançamentos, e com a primeira versão híbrida plug-in do RAV4 não foi diferente. O primeiro híbrido recarregável em tomada da marca foi o Prius, lá nos idos de 2007. Mas parece que a espera compensou. O RAV4 PHEV (sigla que designa os híbridos plug-in), vendido por 49.500 euros (R$ 305.910), na Europa, tem muito mais que uma entrada de força para recarga.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Para começar, a potência combinada entre os três motores (um a gasolina e dois elétricos) chega a 306 cv. É a potência do BMW M235i xDrive Gran Coupé. O motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson gera 185 cv, enquanto os elétricos agregam outros 236 cv, dos quais 182 cv fornecidos pela unidade montada na dianteira e 54 cv pelo propulsor, na traseira.

Como comparação, o RAV4 híbrido vendido no Brasil emprega três motores elétricos, porém gera 222 cv. O 2.5 entrega 178 cv, enquanto o trio elétrico rende outros 120 cv. Quando o motorista convoca todos os 306 cv (o torque não é declarado pela marca, mas estima-se que fique entre 40 e 50 kgfm), o SUV passa a exibir comportamento de esportivo, caso da aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos.

Toyota-RAV4-PHEV-3.jpgAcabamento: melhor no alto do painel e nas laterais das portas dianteirasDivulgação/Quatro Rodas

Ao contrário da quase totalidade dos híbridos da Toyota, o RAV parte no modo elétrico mesmo em acelerações fortes, e permanece assim até os 135 km/h, desde que a bateria tenha pelo menos 10% de carga. A propósito, ela é formada por 96 células, pesa 155 kg, tem 18,1 kWh e está instalada no piso. Isso resultou em um centro de gravidade 2 cm mais baixo do que no híbrido normal, além de 260 kg a mais no peso total (1.910 kg).

O câmbio é automático CVT e a tração é integral, garantida pelo motor elétrico na traseira. Com muito silêncio dentro e fora do carro, saímos para a experiência ao volante do RAV4 PHEV e percebemos boas reações, mesmo sem a participação do motor a gasolina.

À medida que a velocidade aumenta, o torque elétrico instantâneo perde um pouco de sua explosividade, mas a resposta é sempre satisfatória. Um dos responsáveis por isso é o motor elétrico dianteiro, que tem praticamente a mesma potência do motor a combustão.

Toyota-RAV4-PHEV-6.jpgHá seletor de modos de condução para gestão de energia, mostrados no painel. Cabo para recarga tem lugar no porta-malasDivulgação/Quatro Rodas

Outro aspecto positivo tem a ver com o comportamento equilibrado, fruto da plataforma GA-K, que tem feito maravilhas pelos novos Toyota. Graças a ela, o motorista se sente mais envolvido na condução, com melhor controle dos movimentos da carroceria. A suspensão independente nas quatro rodas também ajuda.

Além dos modos de dirigir que já existiam (Eco, Normal, Sport e Trail), que alteram a resposta de direção, climatização, acelerador e sistema 4×4, existem programas específicos.

Toyota-RAV4-PHEV-8.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Um deles mantém a carga elétrica (quando se pretende economizar para uso urbano) e outro carrega a bateria usando o motor a gasolina. O volante tem borboletas que permitem variar a intensidade do grau de recuperação de energia.

No nível mais forte dá para dirigir praticamente sem usar o pedal do freio. Basta soltar o acelerador para parar o carro. Quanto mais o RAV plug-in rodar na cidade, mais longa será a autonomia. Pode até ficar muito próxima dos 98 km informados pela Toyota, o que significa que muitos motoristas podem fazer o trajeto diário sem poluir.

Para viagens longas, nem vale a pena pensar na média homologada de 100 km/l, porque quando a bateria se esgota o RAV4 consome gasolina, e ainda por cima levando nas costas todo o peso do sistema híbrido plug-in.

Toyota-RAV4-PHEV-9.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro RodasToyota-RAV4-PHEV-12.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Nesse caso, o melhor é considerar médias perto dos 12 km/l. A Toyota divulga alcance de 75 km no modo elétrico entre cidade e estrada. Segundo a montadora, o carregamento em tomadas domésticas de 2,3 kW (16 A) leva 7h30, e o tempo cai para 2h30 em pontos de 7,4 kW (32 A).

Externamente o RAV4 PHEV ostenta grade mais esportiva, além de alterações nos dois para-choques, pintados de preto brilhante na parte inferior. Por dentro não há grandes novidades. Os materiais de revestimento são suaves ao toque na parte alta do painel e nas portas dianteiras, mas a zona intermediária do painel e as portas traseiras não receberam o mesmo cuidado. Segundo a fábrica, os vidros dianteiros são laminados com duas películas intercaladas por resina, para isolamento acústico.

A central multimídia com tela tátil de 9” inclui vários botões físicos, para facilitar o manuseio. O mesmo vale para os comandos de climatização, localizados abaixo da tela. O senão é que o visual dos controles e grafismo do visor estão ultrapassados. A qualidade de imagem da câmera traseira também não agrada. Da mesma forma, o aspecto do quadro de instrumentos é datado. Apenas a zona central é digital, enquanto as laterais são preenchidas por mostradores analógicos.

Toyota-RAV4-PHEV-22.jpgDuplo escapamento contrasta com proposta ecológica da versãoDivulgação/Quatro Rodas

A cabine acomoda cinco adultos sem grandes problemas. O porta-malas tem 520 litros, ou 60 litros a menos que na versão híbrida normal, por causa da bateria. Há menos área útil sob a base do compartimento, embora ela possa ser utilizada para acomodar o cabo de carregamento.

Demorou. Mas, no conjunto, a versão plug-in é mais evoluída. Pena que a Toyota ainda não decidiu se vai oferecer esta versão no Brasil.

Veredicto: A inclusão de uma tomada para recarga, com a retirada de um motor elétrico, na comparação com a versão híbrida convencional, fez bem ao RAV4.

Toyota-RAV4-PHEV-4.jpgBaterias ficam sob o piso, mas o espaço da cabine não mudou.Divulgação/Quatro Rodas

Toyota RAV4 PHEV

Toyota-RAV4-PHEV-10.jpgApenas o porta-malas encolheu 60 lDivulgação/Quatro Rodas

 

Toyota-RAV4-PHEV-18.jpgRecarga leva 7h30 em tomada doméstica. Motor a combustão gera 185 cv e 23,1 kgfm de torqueDivulgação/Quatro RodasToyota-RAV4-PHEV-16.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Ficha Técnica: Toyota RAV4 PHEV

  • Preço: 49.500 euros
  • Motor: 4 cil., 16V, injeção direta, 2.487 cm3; 185 cv a 6.000 rpm, 23,1 kgfm a 3.200 rpm
  • Elétricos – 182 cv/27,5 kgfm e 54 cv /12,3 kgfm
  • Câmbio: autom. CVT, tração 4×4
  • Direção: elétrica, diâm. giro, 11,8 m
  • Suspensão: duplo A (diant.), multi-braços (tras.)
  • Freios: disco ventilado nas quatro rodas
  • Pneus: 225/50 R19
  • Dimensões: comprimento, 460 cm; largura, 185,5 cm; altura, 169 cm; entre-eixos, 269 cm; peso, 1.805 kg; porta-malas, 520 l; tanque, 55 l
  • Desempenho: 0 a 100 km/h, 6 s; veloc. máx., de 180 km/h; tempo de recarga, 7h30 (2,3 kW) e 2h30 (7,4kW)

 

The post Toyota RAV4 híbrido plug-in tem potência de BMW e roda muito sem gasolina appeared first on Quatro Rodas.

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...