Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro Som de Qualidade em São Paulo/SP domingo  29/Maio/2022 *****

Sign in to follow this  
jsKusahara

[Ajuda] Crossover por dentro

Recommended Posts

Oi pessoal, bom dia! Tudo bom?

Já fui muito ajudado aqui no fórum, por isso após falhar nas buscas pra tentar tirar essa dúvida, resolvi colocá-la aqui pra ver se alguém mais entendido pode ajudar...

Recentemente eu encontrei "um achado" que foi um kit 2 vias da multilaser novo, e o comprei por 120 reais. Eu fiquei muito feliz depois de ligá-lo no módulo (e não somente no player) pois o tweeter desse kit é misteriosamente muito bom, e pode talvez ser só impressão, mas senti mais detalhamento vindo dele do que do meu tweeter antigo, que era do kit mpk 165p.3 da Hertz... mas enfim, agora indo pra dúvida, o crossover que acompanha o kit é bem simples, e eu gostaria de saber se ele limita alguma coisa em questão de potência, e também em que frequência ele atua com seus cortes... Pois pretendo trocar o midbass do kit por outro futuramente e minha dúvida é justamente pra saber se posso usar alto falantes mais fortes conectados a ele, e também saber onde será feito o corte. Abaixo está a foto dele... eu não entendo nada dessa parte de capacitores etc e gostaria de ajuda pra entendê-lo melhor:

 

Desde já, obrigado!

crossover.jpg

Edited by jsKusahara

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos por partes...

 

1)      Esse crossover é bastante simples mesmo (um capacitor – que significa corte 1ª ordem para o tweeter em 12 khz, e pelo que parece,  um resistor em série atenuando por volta de 1 dB).

O que dá à entender é que o midbass “morre” pelo rolloff natural – pois não se enxerga nenhum elemento que faça o LPF no crossover- e em algum ponto impossível de adivinhar (6 khz? 8 khz?) ocorre o cruzamento com o tweeter.

 

2)      Na questão potência: a limitação teórica do divisor está escrito no capacitor: 100V (2500 watts a 4 ohms), certamente quem limita no conjunto  aí é a potência do midbass e tweeter.

Um alto falante de 15 watts, trabalha de 0 a 15 watts, além disso, teoricamente está arriscando danos.

Um alto-falante de 200 watts, pode trabalhar de 0 a 200 watts, além disso, teoricamente estaria sofrendo danos.

Então você pode casar aí um falante de 500w se quiser, que pode trabalhar de 0 a 500w. Mas se atochar 500w no kit, muito antes disso o tweeter abre o bico com certeza.

 

3)      Onde ocorrerá o cruzamento com o novo midbass? Só com medição acústica dos componentes para caracterizar. Aliás, esta é a única forma garantida para o que você quer.

Particularmente sou hobista também, adepto do DIY e o kit do meu carro é o vulgo chamado “frankestein”. Deixei tudo demais  original e instalei um tweeter GZ e crossover passivo DIY, que faz o ajuste.

Neste seu caso, certamente seria recomendado um divisor com corte mais baixo para um som mais consistente na altura do painel, com um slope mais agressivo, possivelmente cortado em 3ª ordem para não sacrificar o tweeter e baixar thd.

[ ]´s

Edited by dn_mosfet
revisão textual
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
On 8/11/2021 at 11:26 AM, jsKusahara said:

 

crossover.jpg

Em resumo, esse crossover é um engodo. Não corta nada o Mid, ele vai tocar em Full (fora o corte que vier do rádio ou módulo).

O corte do tw em 12k é mais alto que qualquer outro Cross, ficando arriscado colocar este tw em um Cross de outro kit.

Edit:

Se você gosta do tw, mantém ele ligado neste Cross e quando trocar o Mid, compra outro Cross para o Mid.

Edited by Rafa_wknd
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Talvez não haja impeditivo por limitação do tweeter adotar um corte mais baixo e em 2a ou 3a ordem. Possivelmente aqui o motivo deste corte em 1a ordem foi baratear o kit.

Tudo indica que possivelmente o crossover seja um engodo, mas se o ajuste resultante estiver ok, ou perto disso, (midbass morrendo naturalmente sem grandes picos) ele cumpriu sua função honrosamente hehehe.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...