Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Primeiro carro da Hyundai tinha visual do VW Passat e motor Mitsubishi

Recommended Posts

hyundai_pony_6.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Hoje um dos dez maiores fabricantes de automóveis do mundo, a sul-coreana Hyundai ainda tem uma história razoavelmente recente para seu tamanho sucesso comercial.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A empresa criada por Chung Ju-Yung havia começado sua empreitada na indústria automotiva montando o Ford Cortina europeu sob licença em 1967. Na década seguinte, para dar seu primeiro passo importante rumo a sua autonomia, contratou o ex-dirigente da Austin Morris inglesa, George Turnbull.

hyundai_pony_3_5.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

A indústria automobilística local havia nascido modesta nos anos 50 com cópias do Jeep Willys. Mas nos anos 70 o governo do país resolveu fazer dela uma de suas principais fontes de divisas.

Em outubro de 1974, foram apresentados os primeiros frutos da Hyundai nesse sentido: um carro com design italiano, motor japonês e plataforma inglesa.

Pony ou Passat?

hyundai_pony_coupe_concept_6.jpgHyundai Pony Coupé ConceptDivulgação/Hyundai

Ao exibir no Salão de Turim o conceito Pony Coupé, desenhado por Giorgio Giugiaro na Italdesign, um estudo inicialmente chamado Asso di Fiori (ás de paus em italiano), a Hyundai já demonstrava disponibilidade para ousar.

Mas, se o Coupé era material para sonhos, ao lado dele também era apresentado o moderno, mas realista Pony de produção.

hyundai_pony_2-e1628084401881.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Cartada definitiva na autonomia da engenharia da Hyundai, criado também para exportação – a exemplo do que fazia a indústria japonesa –, o Hyundai Pony era um sedã fastback compacto, que estaria inicialmente disponível em versões de quatro portas, e hatchback, com duas portas.

Seu desenho reto e simples, marca registrada da Italdesign na época, lembrava o do Volkswagen Passat, também criação do estúdio italiano e que fora apresentado um ano antes.

hyundai_pony_4.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Dois motores Mitsubishi de quatro cilindros eram oferecidos, de 1.2 (55 cv) e 1.4 litro (68 cv). A transmissão também vinha do fabricante japonês e enviava a força para as rodas traseiras. Turnbull deixou deu legado ao ter usado a plataforma do Morris Marina como ponto de partida para a plataforma do Hyundai Pony.

Dissidentes britânicos

George Turnbull havia sido diretor da Austin Morris. Contratado pela Hyundai, ele “importou” cinco outros grandes engenheiros automotivos britânicos. Kenneth Barnett projetaria a carroceria, John Crosthwaite seria engenheiro do chassi, Peter Slater seria engenheiro chefe de desenvolvimento e os engenheiros John Simpson e Edward Chapman também integrariam a equipe. O projeto final também tinha peças aproveitadas do Ford Cortina. 

hyundai_pony_pickup_1.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

A comercialização local começou em 1975 e as exportações só teriam início no começo de 1976. Os principais compradores foram países sul-americanos: Chile, Argentina, Colômbia e Equador. Mas também houve vendas significativas para o Egito. Depois, chegou à Bélgica, aos Países Baixo e à Grécia.

hyundai_pony_wagon_1.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Ainda em 1976 ganhou uma versão picape (com capacidade de carga de meros 380 kg) e, no ano seguinte, uma perua. A segunda geração estreou em 1982 e marcou o início das exportações para o Reino Unido.

autowp.ru_hyundai_pony_hatchback_2-1-e1628084438671.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

O Hyundai Pony seguiu em produção até 1990, quando a Hyundai já exportava até para os Estados Unidos, com boa aceitação do Excel, que acabou por sucedê-lo.

Em busca de independência

O primeiro carro da Hyundai desenvolvido com tecnologia própria foi o Sonata, lançado em 1988. Mas foi apenas em 1991 que a Hyundai anunciou sua primeira transmissão e também seu primeiro motor, o Alpha. Era um quatro-cilindros 1.5 12V de 88 cv, que estreou no Scoupe.

Depois, o motor Alpha equipou a primeira geração do Accent, modelo pouco maior que o HB20S vendido no Brasil, que ocupa a posição do Pony na linha Hyundai. A família de motores Alpha só deixou de ser produzida em 2011.

Pony do século XXI

hyundai_pony_concept_2_0000000010e60bb2.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Principal carro elétrico da Hyundai atualmente, o Ioniq 5 foi responsável pelo lançamento de uma nova arquitetura para carros elétricos que será padrão entre os Hyundai e Kia. Mas seu design tem traços inspirados no clássico Pony.

hyundai_pony_concept_8_023b0000111f091e.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Isso, porém, não impediu a Hyundai de criar o Pony EV: um carro conceito ainda mais fiel ao design do Hyundai Pony dos anos 1970.

O conceito misturava o estilo antigo com itens modernos. Por exemplo, faróis e lanternas têm o formato original mas a iluminação é de leds. Os para-choques foram integrados à carroceria, o que não se fazia há quase 50 anos.

hyundai_pony_concept.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

No interior, combina formas do carro original com elementos e materiais mais atuais. O mais curioso, porém, é o velocímetro com layout que lembra os antigos equipamentos eletrônicos valvulados. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho

The post Primeiro carro da Hyundai tinha visual do VW Passat e motor Mitsubishi appeared first on Quatro Rodas.

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...