Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Sophia.r

Onde encontrar informação?

Recommended Posts

Bom dia galera!

Sou nova no mundo do som mas acho super interessante e quero entender.

Comecei a ler artigos e assistir vídeos no youtube mas como vi que o assunto é bastante complexo, eu queria uma indicações para entender melhor.

Meu objetivo é fazer uma caixa de som residencial bem boa, não vai ser eu quem vai montar ela mas quero escolher as peças e entender como escolher.  Sei que posso simplesmente chegar na loja e comprar o que o vendedor vai recomendar, mas digamos que como geek eu gosto de entender antes de comprar (montei meu PC sozinha depois de comprar todas as peças, por exemplo). 

Tem canais de Youtube que vocês indicam? Sites que explicam bem? como vocês aprenderam? li alguns posts aqui e vi que tem uma galera que manja muito ^^

Obg!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui no fórum podem te ajudar a ajustar o projeto de uma forma bem eficiênte, mas como pretende entender um pouco do assunto antes aí vão duas dicas:

1) no YouTube o canal do Renan Lopes (projeto estudo do áudio)

2) os artigos aqui da autosom.net 

 

Explica melhor que tipo de som residencial pretende, para que vai usar (música para festa, filme, só um som ambiente). Saber para que tu quer esse som ajuda até para indicarmos pesquisas mais precisas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigada! já comecei a dar uma olhada, vai ajudar demais. Pra quem achar esse thread depois e tiver interesse também nas respostas, o canal de youtube que o STET falou é esse aí:

https://www.youtube.com/channel/UCEpMei8WqeE119dMcKqNpMQ

Aí tem os artigos:

http://autosom.net/artigos.asp

Esse especificamente tirou muitas das minhas primeiras dúvidas:

http://autosom.net/artigos/iniciantes.htm

2 hours ago, STET said:

Explica melhor que tipo de som residencial pretende, para que vai usar (música para festa, filme, só um som ambiente). Saber para que tu quer esse som ajuda até para indicarmos pesquisas mais precisas.

Então, moro num sítio e vou colocar esse som fora, numa varanda aberta. Quero poder usar ele nas festas, porque por enquanto tenho uma caixa da M*ndi*l que alguém deixou comigo, e acho o som dela horrível (chega a saturação muito rápido) e meio fraco (na caixa diz que é 300W). Por ser um lugar muito aberto, o som se dispersa muito facilmente e quase não sai da varanda.

Um amigo meu que tem muito interesse em som automotivo fez uma lista para mim e me falou pra comprar essas peças especificamente. Até confio nele, mas não gosto de comprar sem entender o que estou comprando, e queria poder adaptar a lista às minhas preferências também. Por isso resolvi estudar mais o assunto! Coisas de nerdzinha...

Ele bolou essa lista, já com os links para comprar e tudo:
- Alto Falante Eros 15 Polegadas 800w Rms E-815 Sds 8 Ohms
- Corneta D405 
- Super Tweeter JBL Selenium ST400 Trio 150W RMS
- Modulo Taramps Ts400 T400 X4 Digital 400 W 2 Ohms
- Módulo Amplificador STETSOM EX 1600 EQ 2 OHMS 1600W 1 Canal (1K6)
- Stetsom Fonte Automotiva Infinite 60a Bivolt Com Voltímetro Som
- Som Automotivo Pioneer MP3 Player Rádio AM/FM - Bluetooth USB Auxilia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como vai ser no sítio eu te sugiro pensar em amplificadores de uso profissional. Vão ter desempenho e qualidade melhor que os automotivos e não vai precisar ficar se preocupando com dimensionamento de fonte e bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, STET disse:

Como vai ser no sítio eu te sugiro pensar em amplificadores de uso profissional. Vão ter desempenho e qualidade melhor que os automotivos e não vai precisar ficar se preocupando com dimensionamento de fonte e bateria.

Boa noite, tudo bem? 

Hoje visando o que quer montar... automotivo (residencial), utilizam o modelo de caixas bob.

 

Eu concordo com o amigo Stet... porém amplificadores profissionais são bemmmmmmmmm mais caros que amplificadores taramps.

 

Montei um projeto 4 vias uma vez de adolescente. 

Par de caixas treeway... corneta titanium para agudo, falante de 12" para médio grave, falante de 15" para grave. (Utilizei replicas da Eaw).

Par de caixas sub... cerwin vega de 18" para sub grave. (Vídeo abaixo de internet). 

Utilizei o amplificador da marca Hotsound (muito bom)... fiz up para uma linha premium da Crown (top).

http://hotsound.com.br

https://www.crownaudio.com/pt-BR

http://www.keybass.com.br

https://www.rcf.it

 

Os falantes eram da marca italiana Rcf... mas já utilizei nacional da marca keybass (muito bom)...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelos complementos de informação!

Até onde eu entendo, é um modelo de caixa Bob que vou montar, sim. 
Minha dificuldade é como escolher o material, visto que existem muitas variações e muitas sutilidades. Vou tentar fazer perguntas mais precisas, desculpa se tiver muitas asneiras, é tudo muito novo ainda pra mim.

No projeto que meu amigo sugeriu, tem um falante Eros de 800w RMS 15" de 8 ohms.
Me disse que Eros era uma marca confiável, procede?
800w RMS e 15" parece garantir uma potência boa - pelo que entendo, essa é a parte que cuida dos graves. Vejo que tem modelos com menos ou mais watt, ou tamanhos 12" ou 18"... como decidir?
Essa impendência de 8 ohms me parece alta, não quer dizer que devo ter um módulo com pelo menos a mesma impedência?

O driver é pro sons médios, se não me engano (instrumentos etc?). Olhei esse D405 que ele me recomendou e... tem muitos paramêtros e não consigo ver a importância deles. Vi outros projetos com um médio em vez do driver, e não entendo também a diferença.

Tem também dois módulos no projeto, e imagino que o Stetsom 1k6 é pro falante (mais porque 1k6 e não 800? e porque 2 ohms se o falante é 8 ohms?). O Taramps 400w 2 ohms deve ser pro driver e pro s. tweeter imagino (a impendência tem que casar também nesse caso? 2 ohms parece pouco).

Uma dúvida também sobre a fonte... ele colocou 60a mas li que a potência da fonte deve ser a potência do falante dividido por 20 (800w / 20 => 40a ?). Para quê uma fonte 60a nesse caso? traz alguma vantagem?

E finalmente, li que os aparelhos de som automotivo já vem com módulo embutido... ou entendi errado? esse aparelho daria um resultado melhor do que uma placa reprodutora com bluetooth? vi que outros projetos usavam esse tipo de 'placa chinesa'.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja Bem vinda! 

Minha sugestão é que se quer realmente aprender estude com calma e forme uma base de conhecimento, pois a ansiedade em montar a caixa vai "atropelar"  a busca pelo conhecimento.

Segue um link de um tópico do htforumbrasil, onde o usuário Cristiano Locatelli criou uma biblioteca virtual 

https://www.htforumbrasil.com.br/post/biblioteca-de-aprendizagen-aos-diyers-de-caixas-acústicas

 

Em 25/07/2021 at 17:50, Sophia.r disse:

No projeto que meu amigo sugeriu, tem um falante Eros de 800w RMS 15" de 8 ohms.
Me disse que Eros era uma marca confiável, procede?
800w RMS e 15" parece garantir uma potência boa - pelo que entendo, essa é a parte que cuida dos graves. Vejo que tem modelos com menos ou mais watt, ou tamanhos 12" ou 18"... como decidir?
Essa impedância de 8 ohms me parece alta, não quer dizer que devo ter um módulo com pelo menos a mesma impedância?

Eros é uma opção.

A decisão (15" ou 18") é em função do tipo e tamanho da caixa. Para via de graves considere no mínimo 15" que tende a ter maior sensibilidade que 12", pois pretende caixa para som externo.

Para saber mais a respeito de qual alto falante escolher

É importante não só a potência, mas sensibilidade e resposta de frequência.

Normalmente os alto falantes profissionais são disponibilizados na impedância de 8 ohms.

Se vc pensa em uma única caixa, é mais fácil aproveitar melhor a potência seu amplificador com subwooferes de 4 ohms ou menos.

 

Em 25/07/2021 at 17:50, Sophia.r disse:

O driver é pro sons médios, se não me engano (instrumentos etc?). Olhei esse D405 que ele me recomendou e... tem muitos paramêtros e não consigo ver a importância deles. Vi outros projetos com um médio em vez do driver, e não entendo também a diferença.

Tem também dois módulos no projeto, e imagino que o Stetsom 1k6 é pro falante (mais porque 1k6 e não 800? e porque 2 ohms se o falante é 8 ohms?). O Taramps 400w 2 ohms deve ser pro driver e pro s. tweeter imagino (a impendência tem que casar também nesse caso? 2 ohms parece pouco).

 Pois então, procure estudar.

A definição do numero de vias (2, 3, 4, etc) é planejada para que ocorra a cobertura de todo espectro audível pelas vias que compõe o sistema.

Se escolheres usar driver, cortado a entre 800 hz - 5000 khz, por exemplo, precisaria que seu altofalante de graves fosse linear até este ponto.

Mas digamos que seu subwoofer responda até 200 hz, daí precisará de uma via de médio-graves na faixa de 200-800 hz, para integrar com o driver.  

A impedância do módulo é divulgada como sendo a IMPEDÂNCIA MINIMA suportada pelo módulo, e que coincide com a máxima potência do módulo.

Se usares uma carga (alto-falante) com uma impedância maior, não danificará seu módulo, mas ele não irá fornecer toda a potência q forneceria se usasse a carga de impedância menor.

 

Em 25/07/2021 at 17:50, Sophia.r disse:

Uma dúvida também sobre a fonte... ele colocou 60a mas li que a potência da fonte deve ser a potência do falante dividido por 20 (800w / 20 => 40a ?). Para quê uma fonte 60a nesse caso? traz alguma vantagem?

E finalmente, li que os aparelhos de som automotivo já vem com módulo embutido... ou entendi errado? esse aparelho daria um resultado melhor do que uma placa reprodutora com bluetooth? vi que outros projetos usavam esse tipo de 'placa chinesa'.

Amplificador GERA potência, alto falante DISSIPA potência.

Potência =  Tensão x Corrente, logo Corrente = Potência/Tensão (alimentação do sistema: 12V?); para 800W a corrente é 800/12 = 66,7 A

Dimensione sua fonte para a potencia máxima dos amplificadores, com alguma folga. Se usar uma fonte subdimensionada, ela irá baixar a potência do sistema.

A recomendação, se não utilizar distorção, é usar amplificadores com o dobro da potência do alto falante.

Estude Lei de Ohm, estude acústica, estude movimento ondulatório. 

 

Estude as opções, mas em termos de qualidade e praticidade, BT é uma ótima solução, principalmente se pensa em ter o player na sua mão.

Os players automotivos normalmente se limitam aos codecs BT AAC (máx 250 kbps) ou SBC (máx 328 kbps); se pega um receptor BT independente com aptx (máx 352 kbps), aptx HD (máx 576 kbps) obtém uma qualidade excelente no sinal.

Como disse, recomendo que vc pense em montar uma caixa depois de dominar bem mais o conhecimento.

[ ]´s

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 7/28/2021 at 8:48 PM, dn_mosfet said:

Minha sugestão é que se quer realmente aprender estude com calma e forme uma base de conhecimento, pois a ansiedade em montar a caixa vai "atropelar"  a busca pelo conhecimento.

É por isso que o topic chama "Onde encontrar informação?" e não "Como montar minha caixa?". O link que você passou no htforum com a biblioteca é ÓTIMO, já sei que vou passar horas explorando o contéudo dos recursos que ele juntou.

Sou quimista e não faz muitos anos que cheguei no Brasil, então quando me dizem "você tem que comprar isso e aquilo", não tenho como nem começar a entender do que estamos falando. Me perguntaram, aqui, do projeto que eu tenho, e entendi que isso podia ajudar a orientar as dicas, e ser menos genérico do que dizer "quero encontrar informações!". Aí também escrevi o que me passava pela cabeça olhando para o projeto que meu amigo fez, porque me parecia um jeito dentro de outros de identificar elementos que não entendo e puxar explicações. Funcionou por parte, porque obtive muitas coisas sobre quais pesquisar agora, graças as respostas aqui. Mas se também deixou a impressão que eu não estava procurando estudar o assunto, desculpa, porque não foi a intenção.

Desde a minha última mensagem, continuei lendo muito sobre acústica e eletricidade, porque minhas noções datam da época da faculdade (e são superficiais, como disse não é a minha área). No início, nem sabia sobre o que ler, porque nada fazia muito sentido de qualquer forma. Acho interessante a questão de poder entrar no assunto mesmo sendo leigos, mas não é fácil descobrir por onde começar, e espero que esse topic possa ajudar outros no futuro (especialmente graças à biblioteca do Cristiano Locatelli). Sou convencida também que existe diferentes níveis de granularidade e que dá para acompanhar o assunto sem ter todos os detalhes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...