Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Clássicos: Engesa 4 era engolidor de buracos com mecânica do Opala

Recommended Posts

FLP1357-e1617797782622.jpgDesenhado em computador, mas parece que usaram apenas régua e esquadroFernando Pires/Quatro Rodas

A década de 1980 representou um momento muito criativo para nossa indústria automobilística, marcado pela ascensão de fabricantes nacionais dispostos a suprir as carências de um mercado fechado a importações. Foi nesse período que a Engesa (Engenheiros Especializados S/A) apresentou o jipe Engesa 4.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Fundada em 1958, a Engesa iniciou suas atividades produzindo peças e maquinários para a indústria petrolífera. A dificuldade de acesso aos campos de extração motivou a empresa paulista a desenvolver a Tração Total, um sistema 4×4 para utilitários cujo sucesso a levou para o mercado de veículos militares, como o EE-9 Cascavel, EE-11 Urutu e EE-3 Jararaca.

O bom relacionamento da Engesa com as Forças Armadas foi essencial para o projeto EE-14, viatura operacional desenvolvida para carregar até 1/4 de tonelada. O utilitário ganhou ainda mais força quando a Ford encerrou a produção do Jeep, em 1983: foi a oportunidade perfeita para a apresentação do Engesa EE-12 no Salão do Automóvel de 1984.

FLP1382.jpgPneus Pirelli Candango eram opcionaisFernando Pires/Quatro Rodas

A nova nomenclatura indicava que o produto final havia sido redimensionado para o transporte de até 1/2 tonelada. Produzido pela Fábrica Nacional de Vagões, seu chassi tubular foi desenvolvido pela própria Engesa, com suspensões de curso longo graças a um sofisticado sistema de ancoragem dos eixos rígidos por braços longitudinais e transversais, similar ao dos Mercedes Classe G.

FLP1391.jpgInstrumentação básica: conta-giros fazia faltaFernando Pires/Quatro Rodas

O resultado não poderia ter sido melhor: a ausência de componentes protuberantes nas extremidades do chassi proporcionava ângulos de entrada e saída muito superiores aos dos veteranos Jeep e Toyota Bandeirante. A dirigibilidade urbana era favorecida pela direção leve, com diâmetro de giro máximo de 12 metros e pelo conforto das molas helicoidais.

Sua tração 4×4 era similar ao sistema Tração Total, com apenas uma velocidade na caixa de transferência. A ausência de redução era compensada pela primeira marcha da caixa Clark 240V com relação 6,33:1 e diferenciais Dana com relação 4,88:1: arrancadas em uso normal eram realizadas em segunda marcha. Tudo impulsionado pelo motor de quatro cilindros e 2,5 litros do Chevrolet Opala.

FLP1370.jpgA moderna suspensão possibilitava ângulos de entrada e saída de 70º/50ºFernando Pires/Quatro Rodas

A aceleração de 0 a 100 km/h era realizada em 43,9 segundos e sua máxima chegava a 108,6 km/h, números absolutos que nada significavam frente à sua capacidade de superar trechos alagados com até 60 cm de profundidade, rampas com até 60% de inclinação e inclinações laterais de até 30%. O consumo médio de gasolina era de 4,77 km/l na cidade e de 6,35 km/l na estrada.

Sua versão civil foi rebatizada como Engesa 4 e as vendas tiveram início no final de 1985. Testado novamente em 1987, o Engesa 4 mostrou evolução considerável: a redução de atrito na transmissão atenuou o nível de ruído e melhorou o desempenho. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h caiu para 27,5 segundos e a máxima saltou para 116,9 km/h. No final do mesmo ano, foi apresentada sua primeira evolução: o Engesa 4 Fase II.

FLP1422.jpgApesar da simplicidade, era o mais confortável dos jipes nacionais. Entre-eixos de 2,16 metros tornava o espaço traseiro críticoFernando Pires/Quatro Rodas

O comprimento do modelo 1988 saltou de 3,56 para 3,76 metros graças ao acréscimo de 10 cm na distância entre os eixos e mais 10 cm no balanço traseiro. As novas medidas resultaram em mais espaço no banco traseiro e maior conforto de marcha. Redesenhado, o painel de instrumentos trocou botões por teclas e o volante passou a ser do tipo acolchoado.

A espera por uma versão movida a diesel acabou no Salão do Automóvel de 1988, ocasião em que o Engesa 4 foi apresentado com o aclamado motor Perkins Q20B de quatro cilindros e 90 cv. Uma versão ainda maior passou a ser oferecida na virada da década de 1990: conhecida como Fase III ou Jordânia, tinha cerca de 40 cm a mais no comprimento.

FLP1415.jpgMotor de 4 cilindros do Chevrolet Opala: confiabilidade totalFernando Pires/Quatro Rodas

A Engesa encerrou suas atividades em 1993, após reveses que resultaram na decretação de sua falência. Algumas unidades foram montadas pela paranaense Envesa nos anos 90 e o projeto acabou sendo resgatado pelas empresas paulistas Columbus e Ceppe nos anos 2000. O espírito do Engesa 4 sobrevive no Agrale Marruá, produzido atualmente tanto para uso militar quanto para uso civil.

Ficha Técnica do Engesa 4 1986

  • Motor: longitudinal, 4 cilindros em linha, 2.470 cm3, comando de válvulas simples no bloco, alimentação por carburador de corpo simples
  • Potência:81,5 cv SAE a 4.400 rpm
  • Torque: 17,1 kgfm a 2.500 rpm
  • Câmbio: manual de 5 marchas, tração 4×4 temporária
  • Dimensões: comprimento, 357 cm largura, 177 cm; altura, 190 cm; entre-eixos, 216 cm; peso, 1.500 kg
  • Pneus: 7,5 x 16

Teste QUATRO RODAS – Agosto de 1987

  • Aceleração: 0 a 100 km/h: 27,53 s
  • Velocidade Máxima: 116,9 km/h
  • Consumo Médio: 7 km/l
  • Preço: julho de 1987: Cz$ 3622.421. Preço atualizado: R$ 347.600 (referência: salário mínimo)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

WhatsApp-Image-2021-07-14-at-14.06.45-1.jpegA edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas!Quatro Rodas/Quatro Rodas

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...