Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Conceito BMW dos anos 90 antecipava design e tecnologias dos carros atuais

Recommended Posts

Quando vemos um design que foge do padrão que estamos acostumados, normalmente tendemos a não gostar da ideia. É o que acontece com a Tesla Cybertruck, considerado futurista e completamente diferente das picapes atuais.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

Mudanças são estranhas no começo e leva um tempo para que o público se familiarize com o que está sendo proposto. O melhor exemplo disso é o protótipo que a BMW apresentado no último vídeo da série “Inside BMW Classics”. O designer veterano Joji Nagashima, que trabalhou em diversos veículos da marca alemã, apresenta um conceito do início dos anos 90 com elementos e equipamentos para lá de atuais.

O ZBF-7er é o carro-conceito que previa o futuro dos veículos Série 7. Sua principal característica era a grande grade na vertical, utilizada nos dias de hoje e bem diferente para o estilo da época. Outros detalhes que o colocavam à frente de seu tempo eram o capô mais alto, faróis horizontais e faixas cromadas no para-choque dianteiro totalmente integrado.

O modelo também tinha outras peculiaridades interessantes, como as câmeras que substituíam os retrovisores tradicionais. Hoje, quase 30 anos depois, ainda não é comum vermos carros com essa tecnologia, mas eles já existem e estão à venda no Brasil. As maçanetas são no estilo pop-up, que junto das câmeras, são soluções que ajudam a melhorar a aerodinâmica do veículo.

BMW-7-Series-Concept-40.jpgPara-lamas eram robustos por conta das rodas grandes e uma câmera substituía os espelhos retrovisores.Reprodução/BMW

O resto da carroceria – feita de metal batido à mão, na Itália, usando antigas técnicas de construção – segue com um padrão bem discreto, exceto pelas rodas. Segundo Nagashima, elas foram encomendadas e feitas – também à mão – sob medida, já que na época as maiores disponíveis tinham apenas 19 polegadas.

BMW-7-Series-Concept-26.jpg<span class="hidden">–</span>Reprodução/BMW

Infelizmente, as filmagens mostram muito pouco da traseira, apenas uma parte das lanternas horizontais e alongadas e a faixa cromada, presente por todo o veículo.

E quem iria imaginar que nos anos 90 um carro já teria central multimídia? Embora a tela fosse pequena comparada às modernas, o sistema vinha integrado com o quadro de instrumentos analógico e era um grande salto tecnológico para a época.

BMW-7-Series-Concept-10.jpgCluster com botões analógicos para controlar a tela de infoentretenimentoReprodução/BMW

Outra tendência que o protótipo adiantou foram os botões divididos entre o volante e túnel central, permitindo que as saídas de ventilação ocupassem o centro do painel.

BMW-7-Series-Concept-29.jpg<span class="hidden">–</span>Reprodução/BMW

A viagem para o futuro fica completa quando vemos dois laptops, acoplados aos bancos dianteiros, para uso dos passageiros que viajam atrás. Além disso, eles também dispõem de mesa expansível e um conjunto de botões que lembra o atual sistema BMW iDrive.

Embora o veículo seja completo e pronto para dirigir, não foi dito no vídeo qual motor equipa o protótipo. Também não foi explicado o porquê do ZBF-7er nunca ter sido apresentado publicamente, mesmo ele tendo sido bem aceito pelos chefes da BMW da época, como explica Nagashima.

laptop protótipo BMW anos 90

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...