Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
paulo

o debate é sobre: ÓLEO

Recommended Posts

ae pessoal, cada vez que tenho de trocar o oléo do meu carro caio numa duvida sem fim sobre qual oleo utilizar

A VW emitiu uma nota agora de um novo oléo MINERAL 15w40 para os gol / parati turbos... nao sei se ponho esse ou continuo mantendo meu bom e velho semi-sintetico.

 

postem ae as experiencias de voces

 

Mineral x Semi x 100% Sintetico

[]s

Editado por paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Preciso mto saber disso...

logo logo tenho q trocar tb...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro colocar um óleo mais vagabundo ( aquele que é a especificação do fabricante... Geralmente SF ou SG, que são baratíssimos ) e troco com 1/3 da quilometragem pedida... E troca do filtro a cada duas trocas.

 

O motor da Parati sendo tratado assim, foi até os 140.000km, sem maiores dores de cabeça e com disposição... Tah bom que é 1.0... Mas ainda tinha quase todo o fôlego do original.

 

Só na moto que tô um pouco vagabundo... É para trocar com 3.000 segundo o manual... Já está chegando perto dos 4.000... :blink: E ainda não troquei.

 

Óleos mais baratos e trocas mais constantes podem ser melhores na parte de lubrificação, pois eles não ficarão contaminados por muito tempo no motor.

 

Se vc constantemente "judiar" do motor, aí sim compensa um óleo mais "apurado".

 

No seu caso de motor turbo, convém colocar um óleo um pouquinho melhor... A turbina é algo crítico para a lubrificação e algumas vezes coqueifação...

 

Convém não arriscar, né? ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
oleo.jpgentao loko, parece que o litro desse oléo novo da vw custa 9 reais, tava pensando em arrisca nele + filtro de 3 em 3 mil mesmo. Editado por paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest jcesar

oléo???? vamos chamar o tuca e com mais a minha experiência em sistema de lubrificação dos motores 1.0 16v da vw... tá completo... eheheheh

 

falando sério... se a vw recomenda, acho que não tem porque não usar... só não acredite naquelas quilometragens exageradas que eles dizem que o oleo "aguenta"... tipo 15.000 km ...

 

o meu 1.0 16v quando comprei zero km, era para trocar o sintetico com 15.000 km... troquei com 7.000 km...

 

o mineral (vw ou BR) que eu uso, eu troco a cada 5.000 km...

 

e sempre troco o oleo e o filtro, pois dentro do filtro fica entre 0,3 a 0,5 litros de oleo velho... então vc vai estar colocando oleo novo com 0,5 litro de oleo velho... e como o filtro não é nada exagerado em termos de valores, eu troco tudo (oleo + filtro)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso oleo 100 % sintetico da Agip , o Sint2000 , na faixa de 27 reais , e troco com 8.000 km , junto com o filtro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

La vai....

 

Tenho um Apollo ano 92 (comprado zero !!!) que está com exatos 326000 quilometros originais, motor lacrado, nunca mexido, até a embreagem e homocinéticas originais. Ele só escapa um pouco de óleo pelos retentores das valvulas, mas nada demais.

 

Sempre usei óleo mineral, com a melhor classificação API possível (SL no momento), Texaco ou BR de preferencia. Troco a cada 10.000 kms e sempre troco o filtro junto com o óleo (só uso Fram e Mann).

 

Acho q a marca do óleo pouco importa. O que importa é que o óleo seja trocado nos períodos certos, e o tipo de óleo seja igual ou superior ao que consta no manual. Eu (como entudante de engenharia) nunca seria arrogante o suficiente para me achar mais inteligente do que os engenheiros que projetaram o carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vo dize uma coisa que o maresca disse esses dias, e que concordei completamente... "oleo bom é oleo novo"... acho que dos que não são de fundo de quintal, qualquer oleo vai se bom, só troca em intervalos curtos (nao mais que 5mil km)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que marca de oleo tem diferença sim.Lmebro que na epoca do fuca usava mineral shell... "espumava".. era um lixo o oleo...depois só valvoline mantendo a mesma viscosidade... o barulho do motor mudo e não baixava uma gota de oleo.

 

No palio a fiat recomenda o Selenia...(que pra mim isso rola $$$ para certa montadora recomendar tal marca).Usava o semi Selenia e baixava um pouco o oleo de troca em troca... depois STP tb baixava um pouco... agora só vai AGIP Mineral mesmo.... vai de uma troca a outra sem baixar uma gota e o oleo sai bem limpo.

 

Eu iria de mineral e com troca com "baixa" km 3k-5k+ filtro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso o recomendado, troco de 5 em 5K...

 

NÃO RECOMENDO A NINGUÉM A TROCAR A MAIS DO QUE 6K, pois a FORD recomendava para os importados um óleo CARO PRA BURRO, 100% sintético, com as especificações dos carros americanos, mas esquecia da qualidade da gasolina brasileira. Para completar a bosta, ELES RECOMENDAVAM A TROCA DE 15K, COM TROCA DE FILTRO. caraleo, 15k! o que ocorreu com um FORD MONDEO daqui de casa foi: borra no óleo, então, quando trocamos o óleo "soltou" a borra e entupiu a bomba de óleo. então na PRIMEIRA vez que eu peguei estrada (putaqueopariu, aquele carro era uma delicia na estrada) eu fundi o motor, rasgou todos os aneis, rachou 2 pistões, queimou algumas válvulas e rachou o cabeçote... só o cabeçote era 4K e o jogo de bielas+ pistões+ aneis era 2K...

 

Troquem seu óleo o mais cedo possivel... não existe óleo ruim, Ruim é não ter óleo circulando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em se falando de carros originais, eh melhor mesmo trocar o óleo de 5k a cada 3k.

Em motores turbo eu uso o Mobil 4T, e troco a cada 2k e olha lá. Em carros preparados óleo naum se brinca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na alfa uso Semi Sintético da ELF.

Tenho o costume desde novo de não confiar nos óleos existentes no mercado nacional, então, pra mim quando falam que aguenta 5000 Km eu uso ele e troco com 2500 para garantir que tá pouco deteriorado!

Troco sempre o óleo o filtro junto pq no filtro fica até 0.5 l e acaba misturando óleo sujo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma coisa: Usei uma vez o óleo Agip SL mineral (não me lembro do nome dele). Normalmente digo q a marca do óleo tanto faz, mas esse Agip era ruim demais ... após uns 1000km rodados, meu carro começou a fazer um barulho estranho, tipo um ronco quando andava em 1a e 2a marcha. Fui logo trocar o óleo por um de outra marca (BR), e o barulho desapareceu por completo.

 

Agora estou usando o Castrol Alta Quilometragem (25w60), e realmente o consumo de óleo diminuiu bastante (+- 30%), mas o óleo faz muita espuma, talvez pelo excesso de viscosidade. Vou até mandar um email pra Castrol pra ver se eles me respondem.

 

Ainda confio cegamente no que está escrito no manual :) .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uso o recomendado, troco de 5 em 5K...

 

NÃO RECOMENDO A NINGUÉM A TROCAR A MAIS DO QUE 6K, pois a FORD recomendava para os importados um óleo CARO PRA BURRO, 100% sintético, com as especificações dos carros americanos, mas esquecia da qualidade da gasolina brasileira. Para completar a bosta, ELES RECOMENDAVAM A TROCA DE 15K, COM TROCA DE FILTRO. caraleo, 15k! o que ocorreu com um FORD MONDEO daqui de casa foi: borra no óleo, então, quando trocamos o óleo "soltou" a borra e entupiu a bomba de óleo. então na PRIMEIRA vez que eu peguei estrada (putaqueopariu, aquele carro era uma delicia na estrada) eu fundi o motor, rasgou todos os aneis, rachou 2 pistões, queimou algumas válvulas e rachou o cabeçote... só o cabeçote era 4K e o jogo de bielas+ pistões+ aneis era 2K...

 

Troquem seu óleo o mais cedo possivel... não existe óleo ruim, Ruim é não ter óleo circulando!

Hum ... meu carro é movido a GNV .... não sinto nenhuma saudade daquela borra nojenta ... quando troco meu óleo de 10.000km ele sai limpinho, como novo !

 

Meu carro também entupiu a bomba de óleo uma vez ao trocar o óleo, quando estava com 300000km, mas foi só desligar o motor, tirar o filtro de óleo, e funcionar o motor por 1 segundo, o suficiente pra ele vomitar uma gosma nojenta de óleo .... aí foi só recolocar o filtro q a luz do óleo apagou.

 

ps: só troco o óleo em casa. Ninguem além de mim encosta no meu carro.

Editado por agm2112

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu acho que marca de oleo tem diferença sim.Lmebro que na epoca do fuca usava mineral shell... "espumava".. era um lixo o oleo...depois só valvoline mantendo a mesma viscosidade... o barulho do motor mudo e não baixava uma gota de oleo.

 

No palio a fiat recomenda o Selenia...(que pra mim isso rola $$$ para certa montadora recomendar tal marca).Usava o semi Selenia e baixava um pouco o oleo de troca em troca... depois STP tb baixava um pouco... agora só vai AGIP Mineral mesmo.... vai de uma troca a outra sem baixar uma gota e o oleo sai bem limpo.

 

Eu iria de mineral e com troca com "baixa" km 3k-5k+ filtro

O óleo sair limpo na hora da troca é mau sinal (para um carro a gasolina). Significa que ele não está mantendo o motor limpo (a sujeira fica em suspensão no óleo, e é removida no momento da troca). Desta forma o motor está ficando sujo, e não o óleo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

troco o oleo (do motor do carro) a cada 5k e o filtro a cada 10k

 

qdo troco o oleo, tiro ele por baixo (removendo aquele "parafuso"), espero parar d sair e talz dai coloco o oleo novo, agora uma pergunta: qual a diferença c tirar o oleo usando aquele "aspirador" q tira o oleo pela "vareta" do nivel? ele não sai todo e nem sai direito a sujeira né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
troco o oleo (do motor do carro) a cada 5k e o filtro a cada 10k

 

qdo troco o oleo, tiro ele por baixo (removendo aquele "parafuso"), espero parar d sair e talz dai coloco o oleo novo, agora uma pergunta: qual a diferença c tirar o oleo usando aquele "aspirador" q tira o oleo pela "vareta" do nivel? ele não sai todo e nem sai direito a sujeira né?

Parece que se a vareta for a adequada pro carro (existem vários tipos de varetas, e o posto (deveria) ter todas elas), não tem problema. Mas eu não confio não :ph34r:

 

Prefiro tirar o óleo pelo carter mesmo ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
oleo.jpgentao loko, parece que o litro desse oléo novo da vw custa 9 reais, tava pensando em arrisca nele + filtro de 3 em 3 mil mesmo.

Paulo, vc conhece alguem q usa este?

soh tem em concessionária?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dan, no site do golturbo tem uma porrada de gente que ja esta usando. topico sobre esse oleo: http://forum.golturbo.com.br/viewtopic.php?t=4793

 

Procurei aqui em sao jose e nao encontrei em nenhum lugar, agora na hora do almoço vou passar na concessionaria pra ver. E ja vou por, pq nunca vi um carro consumir tanto oleo quanto o meu... PQP !

Editado por paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Humm...

 

Um dos grandes problemas dos lubrificantes é a contaminação, seja por combustíveis, seja por sujeira física ( pedaços de borras, ciscos, "cavacos" de metal, etc... ).

 

De nada adianta andarmos com óleo 100% sintético em uma Belina 70 :rolleyes: e tentar trocar ele com 20.000km. O projeto do motor/materiais utilizados na construção dele, não foram projetados para rodar tanto com o mesmo óleo, digamos assim. Nesse caso, compensa mais andar com um mineral bom e trocar de 3.000 em 3.000/5.000 em 5.000 km, a ter uma perda na lubrificação por "prolongar" demasiadamente o uso do lubrificante.

 

Até no posto já me perguntaram pra que serveria entaum um óleo 100% sintético...

 

Eu, particularmente, vejo o uso de óleo sintético para motores que REALMENTE são submetidos a situações críticas... Não um motor que simplesmente anda "normalmente" no dia-a-dia com uma eventual "esticada" ou outra...

 

Acredito ser válido o uso deles em competições, motores turbo-adaptados que constantemente sejam exigidos ( como subir serras, viajar a velocidades "moderadamente" :rolleyes: alta, provas de endurance ), etc... Esses motores acabam pro trabalhar com altas cargas por um período "prolongado".

 

Óleos sintéticos são 100% produzidos em laboratórios e não extraídos do petróleo, como os minerais, e por terem um elevado grau de pureza, em relação aos óleos de base mineral ( grau de pureza é a quantidade de moléculas de componentes químicos lubrificantes sobre a quantidade de materiais que não são lubrificantes ) eles costumam ser mais "estáveis", ou melhor, é mais "previsível" o comportamento do lubrificante sintético, qnd ele deixará de lubrificar, qual e/ou quais situações/condições que ele deixará de atuar.

 

Eu, particularmente, não vejo o pq de utilizar um óleo "caro" como os sintéticos em motores que não trabalhem em situações "críticas". É válido sim! Não vamos dizer que não vale... Vale sim! Mas é caaaro, financeiramente falando...

 

Outra coisa...

 

Os lubrificantes contaminam-se com o tempo... Ou melhor... Ficam contaminados com o tempo.

 

Se não estou enganado, basta 1ml de combustível no óleo para perder praticamente todo o poder lubrificante de 1 litro de óleo!!! Logo, se um motor estiver com algum probleminha de anéis/camisas ricadas, convenhamos que será um alvo "fácil" para ser contaminado, sem dizer que o motor perde compressão, consequentemente aumenta consumo e diminui a potencia, etc...

 

Contaminação TAMBÉM são as impurezas que, com o tempo, junta-se ao lubrificante. Borras, limalhas, ciscos, pedriscos, cavacos, etc... são exemplo de contaminantes.

 

As partes que entram em atrito diretamente umas com as outras ( anéis/camisas/pistões, bielas/mancais/pinos/vira, retentores, ressaltos dos comandos/hastes/guia de válvulas/tuchos/balancins, engrenagens, etc ) , são feitas/tem um tratamento para irem desgastando-se com o tempo, normalmente como qualquer outro sistema em que exista atrito. Desgastar, para quem nunca imaginou algo assim gera um "pózinho". Esse "pózinho", com o tempo vai sendo acumulado onde?!? Aí, com o tempo, esse "pózinho" já está com uma boa quantidade lá dentro...

 

Algo análogo a isso ( eu sei que o Tio Eric vai querer comer meu fígado ainda cru... Mas é verdade o que vou escrever agora ) seria a mesma coisa que "transar na areia da praia... Se entra uma "sujeirinha" por menor que seja... :blink: Nem preciso dizer o que acontece com as "partes" que entram em atrito, né?!? Huehuehue!!! Bani eu não Tio, pls!!!

 

Como o sistema de filtragem do lubrificante não possui um filtro absoluto ( filtro do tipo para salas cirúrgicas, salas de fabricação de semicondutores - onde não se passa nada além do que deve-se passar no caso delas somente ar, sem passar nem ácaros/particulas de fuligem/etc ) há sim matéria "extranha" no lubrificante... Logo... Caimos na situação da praia... *rs*

 

Outra... Os lubrificantes possuem aditivos como detergentes, anti-espumantes, melhoradores de viscosidade, etc...

 

Parte dos aditivos o tornam "multiviscosos", o que mantém uma certa "linearidade" no poder de lubrificação conforme os componentes "esquentam", vamos dizer assim.

 

Os anti-espumantes, como o nome diz, não deixa que o fluído "espume"/forme bolhas de ar, com facilidade....

 

Os detergentes... Isso é importante tmb!

 

Não é difícil vc escutar um história do tipo: "Pô! Eu troquei o óleo não faz nem 500km e agora me fundiu o motor!!!"... Pq?!?

 

Os detergentes, não precisa dizer qual a função de um detergente, né?!? :P servem para literalmente "limpar" as partes que o óleo entra em contato.

 

Ocorre que, com o tempo, a degradação do óleo vai aumentando, e vai sendo formado as famigeradas "borras", que a grosso modo, podemos dizer que são óleo queimado mais algumas "porcarias" que vão grudando umas nas outras e formando aquelas crostas pretas... Beleza! Tah lá vc com aquele óleo que rodou 30.000km no motor e já, há muuuuito tempo formou aquelas borras, e vc inventa de trocar o óleo.... O poder dos detergentes do óleo velho já acabou faz muuito tempo... Vem os detergentes do óleo novo e desgruda aquela crosta que mais parece um "iceberg" de carvão sai "flutuando" no carter. Logo, logo o bicho é sugado pelo pescador do óleo... E como esse "iceberg" é maior que a entrada/duto dos pescador, a merd@ tah feita... Não circulará lubrificante.

 

Esse é um dos casos de borras. Se convém ou não utilizar aqueles produtos de limpeza ( tipo STP Engine Flush ) já é outra história...

 

Uma maneira "boa" de se verificar se o óleo/motor estão bons é cheirando o óleo... *rs* Huehuehue... Cômico... Mas verdade.

 

Se vc sentir um "cheirinho" de combustível no óleo ( é mais fácil perceber em motores a gasolina ), é provável que seu óleo já não esteja 100% eficaz... Nem seu motor... *rs*

 

A constante troca de óleo é eficaz tanto no que se diz referente a sujeira acumulada ao longo do funcionamento do motor, qnt nos poderes de "limpeza" dos detergentes.

 

Ontem troquei o óleo e os filtros, tanto da Belina qnt da CB...

 

Na Belina, pelo fato do motorzinho dela já estar com quase 150.000 km e 15 anos de uso, eu coloquei o Castrol para motores de Alta Kilometragem ( E ganhei um "lindo" protetor de painel da Castrol... Eca!!! ) API SL 25W / 60... Meio grossinho, mas é preferível para um motor com alta km. R$8,49 o litro. Ainda não rodei com ela pra dizer as impressões... Tmb troquei o filtro.

 

Na CB, tmb troquei o óleo e o filtro... Castrol para motos 4T... R$9,20 o litro e troquei o filtro... Detalhe... Nela é para ser trocado a cada 3.000km segundo o manual... Troquei com 4.500 e com 70% do uso em cidade e com o motor frio...

 

Óleo sempre foi um assunto polêmico... Cada um tem sua opinião. Mas uma coisa que não podemos cair é: Esse óleo é para tantos mil km... Isso é errado! Quem desgasta é o motor! Óleo contaminado, por melhor que seja, não lubrifica condizentemente. Óleo velho não retira as borras/crostas/sujeiras que estão começando a acumular. Óleo velho + filtro velho = cagad@ na certa! Boa parte da sujeira está "parada" no filtro. Filtro velho, além de manter um bom tanto de óleo velho no motor, manter muuuito da sujeira do óleo anterior... Além de elevar o esforço da bomba, pois o filtro já encontra-se parcialmente "entupido".

 

Creio não justificar o valor de um filtro de óleo ( paguei R$9,80 no filtro Delco para a Belina AP 1.8 ) como fator de economia. Na moto ( só acho o filtro na conscessionária... R$53,00... )aí sim eu troco uma vez sim, outra não.

 

Lembrem-se de lubrificação assim como vcs vão "brincar de médico" com a gostosona da sua vizinha... Qualquer sujeirinha, por menor que seja, traz um desconforto danado nas partes que entram em atrito!!!

 

Qnt a esvaziar o óleo... Eu ainda prefiro a força da gravidade agindo em todas as partes... Eu costumo deixar um tempão escorrendo... Umas horas até... Chego a ligar o motor em marcha-lenta por uns 10 segundos... Sempre ele dá uma "cuspida" a mais de óleo... *rs* Ao menos, sei que grande parte da sujeira "desce" e sai pelo parafuso do cárter... Tenho cá minhas dúvidas qnt a apirar o óleo por máquina...

 

Para quem não usa o motor com muito "vigor", um óleo mineral de boa qualidade ( API SI/SJ/SL ) já está de boa relação custo/benefício.

 

Motores turbo, convém que seja adotado um óleo um pouco melhorzinho... Mas não nescessariamente sintético.

 

Motores de endurance/competição sim. Mas aqui já é outro terreno.

 

As trocas regulares e constantes ainda é o melhor lubrificante.

 

:legal:

Editado por Loko

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom.... acabei de vir da concessionaria.

Paguei 8,92 no litro do oleo ELAION 15w40 mineral + 16 reais de filtro. Ao todo deu 43 e un quebradinhos.

 

Sangue novo!!! :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ULTRA "CUT" DO QUOTE DO LOKO.

PQP!

 

 

oscar1.jpg

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Paulo, vc conhece alguem q usa este?

soh tem em concessionária?

Acho q vc encontra o Elayon nos postos YPF (se é que eles ainda existem) ... acho q aqui no Rio só tinha um ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...