Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Alfa Romeo renascerá com clássicos, mas a história poderia ser outra

Recommended Posts

alfa_romeo_gtv_94.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Alfa Romeo

Cada vez mais as marcas estão se adiantando para eletrificar seus veículos. Para as que tem consumidores saudosistas, como a Alfa Romeo, pode ser difícil adaptá-los às novas tecnologias. Por isso, uma das principais estratégias é trazer de volta clássicos do passado.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

Pensando nessa estratégia, o CEO da marca italiana, Jean-Philippe Imparato, promete o GTV como carro-chefe do plano de eletrificação da italiana. “Não há anúncio neste momento, mas no GTV estou muito interessado”, disse ao site britânico Autocar.

Segundo o portal, existem várias possibilidades para o futuro GTV. Entre as propostas estão dois cupês: um cupê duas portas com visual retrô e outro com quatro portas, que aposta numa aparência mais moderna, assemelhando-se ao BMW Série 4 Gran Coupé. A motorização teria as opções híbrida e totalmente eletrificada.

Imparato parece gostar de usar modelos consolidados para promover novas tecnologias. Durante seu período na Peugeot, o ex-chefe da marca francesa aprovou com admiração o conceito do e-Legend, uma versão elétrica do 504 Coupé com estilo de muscle car que fora descartada por ser comercialmente inviável.

alfa_romeo_gtv_uk-spec_3.jpegO GTV permaneceu no mercado até 2005, quando foi sucedido pelo Brera.Divulgação/Alfa Romeo

E se o GTV vai voltar, claro que a sua versão conversível, o Spider, também pode estar próximo. Entretanto, Imparato foi um pouco mais cauteloso em relação a esse modelo: “Eu amo o Spider. Mas deixe-me levar a Alfa Romeo a um certo nível de desempenho econômico, e então conversamos.”

Embora esses clássicos sejam os mais aguardados desse novo plano da Alfa Romeo, a honra de ser o primeiro carro totalmente elétrico será de um estreante. O “Brennero” (como está sendo chamado até o momento) será um SUV leve feito sob a plataforma STLA Small, produzida pela Peugeot e anteriormente chamada de CMP. Essa plataforma é a mesma que equipa modelos como o Peugeot 2008 e o Citroen C4.

alfa_romeo_spider_au-spec_31.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Alfa Romeo

O novo veículo está planejado para ter sua produção iniciada em 2023, na Polônia. De acordo com a AutoCar, o Brennero contará com tração dianteira, motor elétrico de 135 cv (100 Kw) e uma bateria de 45 Kwh, o que daria ao carro uma autonomia de 320 km.

Mas antes do Brennero, a Alfa Romeo ainda lançará mais um SUV. O Tonale será o último veículo da marca a utilizar a plataforma FCA, a mesma tecnologia Compact Wide que é compartilhada com Jeep Compass e Renegade.

alfa-romeo-tonale-concept-1-1.jpgO Tonale compartilhará a mesma plataforma do Jeep Renegade e Compass e será o último veículo da Alfa Romeo a utilizá-la.Divulgação/Alfa Romeo

A pedido de Imperato, o Tonale teve seu lançamento adiado para o início de 2022. Segundo o CEO, o veículo precisa ainda melhorar o desempenho de seu sistema híbrido plug-in.

Como afirma a Autocar, outro que também irá voltar é o compacto Mito. A ideia é que ele, pela primeira vez, tenha cinco portas e também utilize a plataforma STLA Small. Existe a possibilidade do Mito substituir o Giulietta, atual compacto da marca, visto que uma segunda geração para ele não foi mencionada.

alfa_romeo_mito_imola_9.jpgO Mito foi vendido por 10 anos, entre 2008 e 2018, e agora está nos planos para retornar com uma plataforma eletrificadaDivulgação/Alfa Romeo

Os veículos maiores da Alfa Romeo também receberão atualizações. A ideia é substituir a arquitetura atual Giorgio, presente no sedã médio Giulia e no SUV Stelvio, pela nova plataforma STLA Large.

Segundo o veículo britânico, a nova arquitetura da Stellantis poderá equipar motores híbridos moderados, plug-ins e totalmente elétricos. Porém, para os novos Giulia e Stelvia, será necessário adaptar a suspensão e direção, a fim de preservar um pouco a dinâmica de direção oferecida pela antiga plataforma da Alfa Romeo.

Giullia e Stelvio estão programados para serem lançados em 2023 e 2024, respectivamente, junto com o Maserati Levante e Ghibli.

Alfa Romeo Stelvio vermelho visto de frente

Modernizando sem perder o estilo

A atual gestão de Imperato quer não só resgatar o veículos do passado, mas também trazer de volta a estética italiana da Alfa Romeo e a dinâmica de direção, que para o CEO são peças chaves para a identidade da marca.

Para isso, Alejandro Mesonero-Romanos foi contratado para chefiar a área de design da marca. O espanhol é ex-chefe de design da Dacia e é conhecido por seu trabalho na Seat, onde desenvolveu o recente Leon e os SUVs Arona, Ateca e Terraco.

seat_leon_fr_60.jpgSeat LeonSeat/Divulgação

A Alfa Romeo também dará sequência à parceria com a Maserati. As duas marcas premium italianas da Stellantis, reunirão mais seus departamentos de engenharia e desenvolvimento, além dos setores de vendas e serviços, para promover seus produtos nos EUA e China.

Como publicou a AutoCar, Imperator acredita que com esse plano de reestruturação, que conta com uma equipe de 49 gerentes, a Alfa Romeo “tem potencial de se tornar a marca premium global da Stellantis”. 

Um futuro que poderia ter sido diferente

Os planos de Imperator parecem ser promissores para o futuro da Alfa Romeo, porém tudo isso poderia ter sido diferente.

Em 2011, durante o Paris Motor Show, o ex-CEO da Volkswagen, Ferdinand Piech, mostrou toda a sua admiração pela marca italiana, dizendo que ela poderia florescer estando sob sua propriedade.

668-porsche-04.jpegO sonho do ex-CEO da VW era comprar a Alfa Romeo e fazer com que ela operasse sob o guarda-chuva da Porsche.Daniel Wollstein/

A ideia de Piech era que a marca operasse sob comando da Porsche. Entre as possibilidades, estava equipar os veículos da Alfa Romeo com os motores boxer de quatro cilindros, que equipavam o Cayman e o Boxster há cinco anos.

Com o passar do tempo, o desejo de possuir a empresa italiana sob os domínios da VW foi aumentando. Até que em 2018, por sugestão de Piech, o então chefe da Volkswagen, Herbert Diess, convocou Mike Manley, da FCA, para uma reunião.

boxter

A compra da Alfa Romeo foi o primeiro dos tópicos discutidos. Entretanto, segundo a AutoCar, a negociação logo foi encerrada, já que ao perguntar se a marca estava à venda, Diess recebeu um “não” como resposta.

Levando em consideração o plano de eletrificação da Alfa Romeo e o fato da Stellantis estar investindo pesado em todas as suas marcas, é bem provável que o sonho do falecido Ferdinand Piech não se realizará tão cedo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa-de-QUATRO-RODAS-746.jpgA edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas!Arte/Quatro Rodas

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...