Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Risco de incêndio: Kia pede donos que estacionem carros em locais abertos

Recommended Posts

Kia-Sportage-GT-Line-QL-Frente-vermelho.jpgTodos os Sportage vendidos na Austrália entre abril de 2015 e outubro de 2020 estão sujeitos a incêndiosDivulgação/Kia

Dias após a Hyundai convocar recall de 277.045 carros por risco de fogo, a Kia solicitou a 57.000 de seus proprietários que, enquanto não realizarem o reparo de veículos problemáticos, evitem estacioná-los em garagens ou locais apertados.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

O aviso da Kia vale para o mercado australiano e diz respeito aos Kia Sportage de quarta geração, fabricados entre 2016 e 2021, e aos Stinger produzidos entre 2017 e 2019. Esse é o segundo chamamento do tipo, após convocação de 380.000 Sportage e Cadenza no mês retrasado.

Conforme detectado, os lotes específicos vêm com problemas na unidade de controle eletro-hidráulica, responsável pelo gerenciamento de sistemas de controle de tração, estabilidade e ABS. 

A falha crítica impede que a unidade de controle seja desligada após o corte do motor. Caso umidade do ar entre em contato com a HECU ligada, há riscos de curtos-circuitos, capazes de gerar incêndios no compartimento do motor mesmo “com a chave fora da ignição e o veículo estacionado”.

Continua após a publicidade
Kia-Stinger-GT-policia-australiana-frente.jpgAté viaturas da polícia australiana precisarão de passar pelo recallDivulgação/Kia

Além do risco natural de qualquer incêndio, a chance do fogo ocorrer sem ninguém por perto levou à Kia sugerir que todos os Sportage e Stinger em questão sejam estacionados ao ar livre, longe de outros carros e propriedades a fim de reduzir o risco de “ferimento e morte de ocupantes e pedestres e danos à propriedade”.

A medida vale até que o recall seja feito, com as concessionárias australianas já à disposição para o conserto gratuito. “Todos os veículos afetados serão equipados com novos fusíveis, instalados no relé do compartimento do motor. Alguns modelos afetados ainda terão o software do HECU atualizado”, disse a montadora.

Problema crescente

Kia-Sportage-Motor.jpgSportage é um dos que terão novos relés e fusíveis instalados no compartimento do motorDivulgação/Kia

O novo recall da Kia só amplifica problemas relacionados a fogo: em março de 2021, 380.000 unidades do Sportage e Cadenza foram convocados pelo mesmo problema da HECU, à época sob investigação. A solução do primeiro recall foi substituir os fusíveis do SUV por modelo de 30 ampère, ao invés dos de 40 A previamente instalados. No sedã Cadenza, a solução foi instalar fusíveis de 25 ampère e também recomendar estacioná-lo em locais abertos e amplos.

De acordo com a fabricante, sinais de incêndio envolvem fumaça, odor de queimado e alertas inconsistentes no painel dos veículos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas Abril

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...