Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Porque os novos motores 1.3 de Fiat e Jeep têm quatro e não três cilindros

Recommended Posts

Fiat_Toro_Volcano-16.jpgMotor 1.3 GSE Turbo da Fiat Toro 2022: suavidade é ponto forteFernando Pires/Quatro Rodas

Nos últimos anos os fabricantes concentraram seus esforços na simplificação das famílias de motores e na otimização do consumo, da potência e do tamanho deles. Com isso surgiram motores modulares e os três cilindros ganharam espaço.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Em tese, motores de três cilindros têm menos atrito interno, seja com componentes móveis ou mesmo atrito dinâmico com o óleo no cárter. Porque máquinas sem atrito só existem em exercícios de física. Também teriam a vantagem de entregar maior torque em rotações mais baixas. Mas isso nem sempre é regra.

Aproveitando o lançamento do novo motor 1.3 GSE Turbo na Fiat Toro 2022 e no Jeep Compass 2022, QUATRO RODAS questionou a Stellantis sobre o motivo dos seus motores 1.3 terem quatro e não três cilindros.

De acordo com o diretor técnico de motores e transmissões da Stellantis, Vittorio Doria, “um motor maior de três cilindros poderia ser desenvolvido, mas, neste nível de performance, a irregularidade das forças de inércia de primeira ordem típica dos motores 3 cilindros geraria a necessidade de ter eixo contra-rotativo (balanceador ou árvore de balanceamento) e coxins de sustentação do motor mais sofisticados”.

whatsapp-image-2019-05-23-at-00.34.051.jpegBlocos dos motores Fiat Firefly 1.0 de três e 1.3 de quatro cilindrosDivulgação/Fiatimagem-1-e1617201739785.jpgMotor 1.3 GSE Turbo que equipa os novos Jeep Compass e Fiat Toro 2022Divulgação/Fiat

“Isso adicionaria mais custo, mais peso e maior atrito devido ao eixo contra-rotativo, além de perder a modularidade com a versão 1.0 de três cilindros”, completa Doria.

Os motores três-cilindros 1.0 e o quatro-cilindros 1.3, que nasceram com as fabricantes que pertenciam à FCA, são modulares. Nos dois motores, o volume de cada cilindro será sempre 333 cm³: o 1.0 tem 999 cm³ e o 1.3, 1.332 cm³. Compartilham o mesmo tamanho de biela, bronzinas, válvulas e pistões.

Basicamente, mudam o bloco, o virabrequim ganha novo mancal e suportes, os comandos ganham o acionamento para mais válvulas e é possível manter acessórios como alternador, bombas e motor de partida. Diâmetro (70 mm) e curso dos pistões (86,5 mm) nunca mudam.

Continua após a publicidade
Último motor global

Os GSE (Firefly) e GSE Turbo serão os últimos motores pequenos a combustão da Stellantis. Além dos Jeep e Fiat, também poderão equipar carros de Lancia, Alfa Romeo, Peugeot, Citroën e Opel nos próximos anos. O novo Peugeot 208 nacional poderá ser um dos primeiros do lado francês a fazer essa transição.

Estratégias diferentes

Motores de três e quatro cilindros precisam lidar com vibrações diferentes. Nos quatro-cilindros, é como se cada par de pistões jogassem o motor para cima e para baixo, ao mesmo tempo, o que não chega a ser um problema para o conforto e desempenho.

Nos três-cilindros, porém, a defasagem entre os cilindros faz o motor tender a balançar para a frente e para trás. O eixo contra-rotativo ajuda a mitigar esse efeito, mas ainda exige coxins robustos. No 1.0 aspirado da Fiat, houve alivio na massa no volante do motor e na polia dos acessórios, o que faz o contrabalanceamento da movimentação dos pistões do canto do motor. É uma estratégia simples e que funciona no 1.0, mas poderia não funcionar no 1.3 dadas as modificações necessárias para ter maior deslocamento. 

chevrolet-tracker-premier-1.2-2021-23.jpgPor fora o novo motor 1.2 da Chevrolet é praticamente igual ao 1.0Christian Castanho/Quatro Rodas

Na Chevrolet, os motores 1.0 e 1.2, que também têm versões aspirada e turbo, são sempre de três cilindros. Na verdade, chegam a ser idênticos por fora. O que muda é justamente o diâmetro e curso dos pistões, que são aumentados nos motores 1.2, bem como os mancais do virabrequim. A Ford tinha dois motores distintos, 1.0 e 1.5 aspirados, mas ambos com três cilindros.

Inclusive, o três-cilindros 1.5 da Ford foi lançado com eixo contra-rotativo, mas o mesmo foi retirado nos últimos anos após defeitos ligados a ele. Os Chevrolet, porém, não têm esse dispositivo e se apoiam, literalmente, em grandes coxins e em compensações de forças.

Modularidade nas marcas premium

BMW-Twinpower-turbo-engine.jpgOs motores de três, quatro e seis cilindros em linha da BMW compartilham cilindro “subquadrado” de 82 mm de diâmetro e curso de 94,6 mmDivulgação/BMW

Mercedes, Volvo, Land Rover e BMW, por exemplo, seguem a estratégia de ter diferentes motores com o mesmo deslocamento por cilindro: 500 cm³, que seria o ideal para o compromisso com consumo e desempenho.

Desta forma, têm os 1.5 de três cilindros, os 2.0 de quatro cilindros e os seis cilindros em linha com 3 litros de deslocamento. Essa relação também pode existir com os motores V8 4.0 mais recentes. O diâmetro e curso dos pistões não mudam e também é possível encontrar acessórios intercambiáveis entre os motores.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...