Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]É necessário aguardar o turbo parar de girar antes de desligar o motor?

Recommended Posts

hyundai-hb20s-diamond-plus-5.jpgMotor turbo flex garante desempenho empolganteFernando Pires/Quatro Rodas

Gostaria de saber se nos veículos turbo atuais é necessário esperar a lubrificação e a redução da rotação da turbina antes de desligar o motor – Paulo Barboza, Araras (SP)

Nos motores modernos, cujos sistemas de arrefecimento funcionam mesmo após o motor ser desligado, o turbo não exige cuidados especiais. Mas o proprietário precisa ficar atento à manutenção preventiva do veículo, segundo o engenheiro Luís Fernando Dias Pinto, da fabricante BorgWarner ETTS.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Como os turbos utilizam óleo para lubrificar e resfriar, é importante fazer as trocas do óleo e dos filtros de combustível e ar nos prazos recomendados pela montadora: como o turbo recebe óleo do motor, o óleo velho pode obstruir os dutos, não arrefecendo o turbo e causando um desgaste prematuro.

Outras dicas incluem ainda usar sempre o lubrificante especificado pela montadora, nunca completar o nível do óleo e não demandar um alto regime de rotação do motor enquanto ele ainda não estiver na temperatura ideal. O melhor a fazer é não ultrapassar os 2.500 rpm até que ele esquente.

O lado bom é que motores modernos tem gerenciamento térmico tão eficiente que ele próprio é capaz de acelerar o aquecimento do bloco para a temperatura ideal.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...